A receita da Petroleum foi desenvolvida em 2010, quando não existiam Imperial Stouts desse calibre no Brasil. A proposta era fazer algo novo que só chegava até o Brasil em livros de cerveja. Depois de provarem alguns exemplares que o Murilo, um dos sócios, trouxe da Europa na mala, os meninos da DUM montaram a receita que desejavam: algo forte e marcante, para aquecer o inverno curitibano.
Com a receita em mãos, eles foram para as panelas. Como exageraram um pouco na quantidade de malte para o tamanho do equipamento que tinham, foram necessárias 24 horas para fazer a primeira brassagem de Petroleum. Depois de dois meses fermentando e maturando, a cerveja pronta foi apresentada para outros cervejeiros curitibanos provarem. E foi unânime a aprovação.
Cervejaria: Dum
País: Curitiba-PR (Brasil)
ABV(%): 12
IBU: 96
IBU: 96
Estilo: Russian Imperial Stout
Embalagem: Garrafa de 375 ml
É uma cerveja de coloração preto intenso e opaca. Sua espuma de cor marrom escuro apresentou baixa formação e curta duração, com excelente transição de renda no copo.
No aroma, o malte remete a chocolate amargo e café tostado, sendo de forma intensa. O lúpulo é imperceptível. Presença de álcool evidente ao aproximar o copo do nariz, especialmente por se tratar de um cerveja com 12% de ABV, no entanto sem atrapalhar o conjunto. No sabor o chocolate amargo e o café continuam se sobressaindo juntamente com o tostado. Ao degustá-la sente-se uma ótima robustez, além do aquecimento na garganta.
O aftertaste é duradouro e amargo. Com corpo licoroso, bastante encorpada e baixa rescência, combina muito bem com sobremesa de chocolate e sorvete de baunilha. A percepção alcoólica é oportuna para o estilo. Cerveja sensacional!
Saúde!
Luiz Araújo
Saúde!
Luiz Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club