Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 8 de junho de 2019

Stone Delicious IPA - Degustação nº 1160


Uma IPA, onde o destaque fica para os lúpulos El Dorado e Lemondrop. Essa é a primeira cerveja "gluten reduced" da cervejaria (método usado e aprovado pelos órgãos reguladores americanos), que retira o glúten dos cereais (cevada e trigo) para uma concentração mínima que nem dá para ser contabilizada. Chega a menos de 20 partes / milhão, que nas restrições internacionais já é considerada uma cerveja "gluten free", mas nos Estados Unidos, ainda não. Pode conter glúten nas garrafas, então, para os 100% sensíveis, não é recomendado.

Cervejaria: Stone Brewing Co.
Origem: EUA
ABV(%): 7,7
IBU: 80
Estilo: American India Pale Ale (IPA)
Embalagem: Garrafa de 355 ml

É uma cerveja de coloração alaranjada, com corpo nublado. Sua espuma cremosa de cor branca, apresentou média formação e persistência, além de bom belgian lace no copo. 

No aroma, o malte remete a caramelo. O lúpulo está presente de forma intensa e tem notas herbais, de pinho, cítrico, remetendo a limão e laranja lima. O sabor acompanha o aroma, com dulçor médio e amargor intenso.

O retrogosto é duradouro, amargo e seco. Corpo leve, textura macia e carbonatação média. Cerveja com bom drinkability. Muito boa!

Cheers!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club