Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Aprenda a harmonizar os sabores juninos com as cervejas artesanais


Para muitas pessoas, a melhor parte da época de São João são os quitutes. A culinária junina recebe grande destaque e apreço dos brasileiros, que abusam do milho,  pamonha, canjiquinha, arroz doce, cocada e pé de moleque. E que tal, para aproveitar ainda mais essa época, descobrir a melhor forma de harmonizar essas comidas com uma cerveja bem gostosa? As cervejas artesanais são as melhores para isso! “A grande diferença das cervejas artesanais é a preocupação na riqueza do sabor e na preparação específica que garante a melhor experiência do apreciador”, afirma Eduardo Farias, sócio da cervejaria artesanal pernambucana Debron Bier. “Cada tipo de cerveja é perfeita para determinadas receitas juninas”, completa o também sócio, Thomé Calmon.

Milho cozido, assado/amanteigado - Entre as cervejas de alta fermentação, ou Ale, um dos estilos de maior destaque é o Weizen, a cerveja de trigo. Típica do Sul da Alemanha, ela tem aromas e sabores frutados, que lembram banana, e levemente condimentados, como cravo. A doçura contrastando com os sabores salgados, ácidos e picantes de um milho cozido ou assado bem amanteigado completam a degustação. As especiarias salgadas de São João casam perfeitamente também com a IPA.

Canjica, pamonha e cocada - Os doces também são presença obrigatória nas festas juninas, como canjica, pamonha e cocada, e, para acompanhá-los, a melhor opção é a Stout! Cerveja escura, robusta e alcoólica, de sensação aveludada, a Stout possui aromas e sabores fortes vindos dos maltes torrados, notas de frutas secas e escuras, toffee, chocolate e café.

Bolos e cuscuz - Para não esquecer das comidas mais leves, como o cuscuz e os bolos, a aposta certa são a Pilsen e a Witbier. A Pilsen é uma cerveja de baixa fermentação, dourada e com espuma cremosa, seu aroma remete a cereais e um suave floral de lúpulo, e possui sabor leve e refrescante. Já a Witbier, leva trigo, tem textura saborosa e cremosa. É uma cerveja cuidadosamente condimentada com sementes de coentro, raspas de laranja e limão siciliano que proporciona uma cítrica refrescância.

Fonte: 4Com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club