Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 27 de junho de 2017

My Growler completa 1 ano com novo posicionamento

A partir de julho, a empresa passa a fornecer soluções completas para pontos de venda de chope a granel

A My Growler, empresa que inaugurou oficialmente suas operações em 28 de junho de 2016 (veja aqui o vídeo institucional), atua em âmbito nacional para popularizar uma prática de consumo comum na Europa e na América do Norte: a venda de chope a granel. Para isso, inicialmente, trouxe ao Brasil o modelo americano de growler. Às vésperas de completar seu primeiro aniversário, a marca apresenta um novo posicionamento – soluções completas para venda de chope a granel - ao incluir em seu catálogo equipamentos cervejeiros que vão de torneiras, passando por torres para chope e balcões refrigerados até envasadoras da companhia russa Pegas, dentre outros componentes para a instalação completa de uma unidade de serviço de chope.

Outra novidade da My Growler para o segundo semestre é a ampliação na variedade de growlers que a empresa comercializa. Além do growler padrão americano de 1,89l e 0,95l, serão vendidos ainda modelos em inox com tampa flip-top, minikegs em inox, growlers térmicos e, a grande novidade, um exclusivo modelo de growler de vidro com capacidade para 2 litros e tampa flip-top.


A participação na XIV Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja (Brasil Brau 2017) marca o novo momento da companhia. A feira acontece de 26 a 28 de julho no São Paulo Expo, na capital paulista. Os participantes da feira poderão conhecer em primeira mão as novidades da My Growler para o mercado cervejeiro. “A Brasil Brau é o maior e mais importante evento de negócios do mercado cervejeiro no país. Para a My Growler, participar da feira como expositor é ter a oportunidade de consolidar-se como ator de relevância nesse cenário, apresentar seus produtos e gerar negócios”, destaca o CEO da empresa, Rodrigo Fernandes.

A atuação da empresa se sustenta sobre dois pilares: sustentabilidade e apoio a pequenos negócios. A garrafa de vidro retornável responde por 58% do volume de vasilhames utilizados no envase de cervejas e sua reutilização demanda grande quantidade de água para higienização, além de exigir um processo logístico de retorno, sem mencionar outros resíduos com tampas, latas, rótulos e embalagens de plástico e papel que nem sempre recebem a destinação correta ou são reciclados. Para Fernandes, a sustentabilidade é uma marca da companhia. “Com a popularização do uso do growler para o consumo de cerveja, já deixamos de jogar no meio ambiente milhares de garrafas e latas”. O growler diminui a quantidade de elos na cadeia da cerveja e reduz significativamente a geração de resíduos. O consumo de cervejas no Brasil é responsável por toneladas de lixo todos os anos.

O segundo pilar é o apoio a pequenos negócios. Distribuição e envase, juntamente com a alta tributação, são alguns dos desafios enfrentados pelas microcervejarias. Por precisarem ser transportadas refrigeradas, a distribuição das cervejas artesanais eleva ainda mais o custo do produto. O envase, normalmente em garrafas de vidro descartáveis, é outro fator que agrega preço. A tendência é, portanto, que as microcervejarias atuem em mercados regionais, sendo cada vez mais comum que o consumidor busque diretamente na fábrica as suas receitas favoritas. É neste contexto de aproximação entre produtores e consumidores de cervejas que o growler se populariza no Brasil.

Novo relacionamento

Mais que comercializar growlers e equipamentos, o objetivo da My Growler é promover e fortalecer a cultura “growleira no Brasil”. Uma das iniciativas da empresa para alcançar esse objetivo é investir na formação de uma rede nacional de pontos de venda e recarga de growlers, assim como na educação de consumidores sobre esse novo jeito de fornecer e consumir cerveja. Os estabelecimentos que adquirem growlers da My Growler e vendem chope à granel são automaticamente credenciados à Rede My Growler, a maior rede nacional a reunir esse tipo de estabelecimento. Atualmente, são mais de 150 pontos em 15 estados e no Distrito Federal. Os pontos credenciados à rede podem ser localizados em um mapa integrado ao Google Maps no site institucional da companhia.

Para aproximar ainda mais fornecedores e consumidores de cervejas artesanais em growlers, em março deste ano, a My Growler lançou um aplicativo para smartphones e tablets. Entre as funcionalidades do aplicativo estão a criação de perfil, pesquisa e localização de pontos de recarga, cadastro de growlers, registro de consumo e dicas de harmonização. Baixe aqui o aplicativo para iOS.



Como tudo começou

A My Growler nasceu de experiências internacionais de seu idealizador, o empresário de comércio exterior Rodrigo Fernandes, fundador da Starvision Import & Export, há 11 anos no mercado promovendo negócios entre o Brasil e a China. “Estamos orgulhosos do trabalho desenvolvido neste primeiro ano, período em que conseguimos fazer da My Growler uma referência em seu segmento”, comemora Fernandes. O sucesso, de acordo com o CEO, é resultado da coragem da empresa em apostar em uma nova forma de relacionamento entre fornecedores e consumidores de cervejas. “O nosso olhar está sempre focado em beneficiar as duas pontas da cadeia: em primeiro lugar porque aumenta a receita on tap dos pontos de venda de chope a granel e, em segundo lugar, porque reduz custos para o consumidor final, que paga apenas pelo líquido”, explica Fernandes.

Coleções exclusivas

A My Growler também desenvolve e comercializa acessórios para growlers e o consumo de cervejas no atacado e diretamente ao consumidor final em sua loja virtual. Outro diferencial da marca é a criação de growlers com ilustrações exclusivas. Ao todo, são três coleções lançadas até o momento: Pensadores da Cerveja, Rock’n’Growler e Cervejeiros. A quarta coleção, chamada Twenty Seven’s Club, é de autoria do ilustrador venezuelano Manuel “Sombi” Guevara e será composta por growlers, taças e camisetas. Com lançamento previsto para o Dia Mundial do Rock (13 de julho), a coleção é uma homenagem aos músicos Amy Winehouse, Janis Joplin, Jim Morrison, Jimi Hendrix e Kurt Cobain, todos mortos aos 27 anos de idade.

Para saber mais sobre a My Growler, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club