Pesquisa da Cervejaria Colorado, desenvolvida pelo Instituto Qualibest, mostra que 90% das pessoas consomem frutas apenas ‘in natura’, enquanto 30% das frutas nem chegam ao ponto de venda por não estarem esteticamente perfeitas.Levantamento faz parte do da campanha “Sabor é Cego” criado pela marca para provocar a população a um novo olhar para esse alimento e combater o desperdício.
Uma pesquisa online realizada pelo Instituto Qualibest, em âmbito nacional, revelou a percepção das pessoas em relação ao consumo de frutas no país. Na região Sul, por exemplo, 66% dos respondentes declaram consumir frutas mais de quatro vezes por semana, mas o primeiro requisito de escolha para compra não é o sabor: é a aparência. 89% dos respondentes optam por frutas esteticamente perfeitas, por acreditarem que isso mostra qualidade e padrão.
Outro importante insight mostrou que a população brasileira tem pouco conhecimento sobre frutas nativas e consomem com mais frequência as tradicionais bananas, maçãs, peras e abacaxis.
A pesquisa ainda mostra que supermercados e hipermercados são o principal local de compras de frutas, e quando há a possibilidade de comprar direto do produtor, o critério qualidade e padrão é mantido.
Exemplos de sabores menos conhecidos são algumas das frutas usadas nas novas cervejas da Colorado, uma das pioneiras em cerveja artesanal no país, que traz uma linha de cervejas frutadas com caju, uvaia, graviola e frutas vermelhas brasileiras (amora-do-mato; cereja-do-rio-grande e grumixama).
Caju: seu cultivo é muito comum no nordeste do Brasil e está entre as frutas nativas mais conhecidas. Sua colheita é realizada de agosto a janeiro. E da mistura de uma White IPA com o caju, a Colorado criou a cerveja Nassau (nome em homenagem a Mauricio de Nassau).
Uvaia: mais frequente no sul do país, é muito cultivada em pomares domésticos. De aparência alaranjada e aveludada, tem sabor suave e é rica em vitamina C, frutifica de setembro a janeiro. É usada na receita da Colorado para uma Session IPA, e é chamada de Eugênia, nome científico da Uvaia.
Graviola: ainda considerada nativa mesoamericana, foi adotada em terras tropicais. Podendo pesar até oito quilos, tem sabor agridoce e toque cítrico. Sua colheita é feita de dezembro a abril. A Cervejaria casou a maciez da Cream Ale com o agridoce da graviola e nasceu a Murica, uma homenagem ao nome científico da Graviola, Annona muricata.
Frutas vermelhas brasileiras: a união da amora-do-mato, cereja-do-rio-grande e grumixama, frutinhas de coloração que varia de vermelho para roxo-escuro, vermelho para negro, são comuns em quintais brasileiros, apesar de muito desconhecida pelos respondentes da pesquisa. Frutificam de outubro a dezembro, sendo a grumixama mais rara e de colheita possível de novembro a dezembro. Foram misturadas pela Colorado para criar a Fruit Beer Rosália, que recebe esse nome pelo consumidor mais assíduo do alimento, o mico-leão-dourado, ou Leontopithecus rosalia.
Desde que surgiu, a marca traz um toque de brasilidade em suas cervejas. Água, malte, lúpulo e levedura ganham diversas releituras, inspiradas na diversidade de ingredientes que o Brasil possui. E é seguindo essa lógica que a Colorado buscou na biodiversidade do país frutas para sua nova linha de cervejas e despertou para a questão das frutas brasileiras, representantes da biodiversidade do país e que são, praticamente, esquecidas e desperdiçadas. Tanto que 30% das frutas nem chegam ao ponto de venda por causa de sua aparência e 92% das pessoas as consomem apenas in natura, não aproveitando outras utilizações como receitas de geleias, sucos, bolos e até cervejas.
A Colorado então decidiu convidar as pessoas para outra visão das frutas, mostrando que todas elas têm potencial e sabor. As feias, as bonitas, as que ninguém conhece. E criou “O Sabor é Cego”, uma grande iniciativa para que mais pessoas entendam a importância das frutas e valorizem a nossa biodiversidade. Vídeos online, posts, ações de rua e até uma plataforma de crowdfunding fazem parte da iniciativa, convidando o consumidor a apoiar, junto com a marca, pequenos produtores e projetos que priorizam frutas.
Conheça mais em www.facebook.com/cervejariacolorado/
Sobre a Cervejaria Colorado
Desde sua fundação, em 1996, a Cervejaria Colorado vem misturando os mais legítimos sabores brasileiros. O malte e o lúpulo rigorosamente selecionados são combinados com ingredientes especiais, escolhidos a dedo, como café, rapadura, mandioca e mel, formando sabores inusitados e mundialmente brasileiros. Junto com tudo isso, adicionamos uma boa dose de ousadia, originalidade, colaboração e tradição da cerveja artesanal. Tudo isso faz dos rótulos da Cervejaria Colorado premiados no mundo inteiro.
A receita do sucesso é não ter receita pronta. É acreditar nos sabores e na identidade brasileira para produzir cervejas interessantes, emocionantes e deliciosas como o Brasil.
Fonte: Koi Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club