Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Beer Break organiza excursão cervejeira para Petrópolis

Gustavo Renha inova na área cervejeira com Beer Break

O boom no mercado cervejeiro veio para agregar. Cada vez mais bares, cervejarias e rótulos são lançados na área, e com as viagens não poderia ser diferente. É por isso que a Beer Break, nova empresa do sommelier Gustavo Renha, oferece excursões guiadas para os amantes das cervejas especiais.

A próxima saída já tem data para acontecer e roteiro para ninguém colocar defeito; no próximo dia 15, às 7h, em Niterói, e às 8h30 em Botafogo, parte o ônibus rumo à três cervejarias de Petrópolis com almoço harmonizado incluso. Na experiência comandada por Renha é possível conhecer um pouco mais sobre a produção, com tour guiado pelos cervejeiros e pelo sommelier, entender as estruturas de diferentes fábricas e trocar ideia com pessoas que amam cerveja, além de contar com sorteios de brindes, bate-papo cervejeiro, kit de boas-vindas e algumas surpresas pelo caminho.

O roteiro começa na nova cervejaria Brewpoint, a partir daí o grupo vai conhecer mais sobre a história da cerveja no Brasil e no Mundo no Museu da Bohemia, já no restaurante da Bohemia, o almoço harmonizado (entrada, prato principal e sobremesa) com cervejas será servido. A quarta parada será na nanocervejaria da Bohemia, onde são feitos os testes dos novos produtos. O último local visitado será o Buda Beer, um brewpub sensacional que também fica na cidade de Petrópolis. O ônibus retorna no mesmo dia, à noite, para o local de saída e o investimento é de R$ 390,00 por pessoa, que pode ser dividido em até três vezes.

Serviço
Beer Break faz excursão cervejeira para Petrópolis
Data: 15 de julho de 2017 (sábado)
Saída: Icaraí, Niterói – 7h00 / Botafogo, Rio de Janeiro 8h30 
Chegada: por volta das 22h00
Valor: R$ 390,00 em até 3x
Telefone: 2704-0390 | 981709071

Beer Sommelier empreende e inaugura centro de ensino dedicado à sua paixão

Não é de hoje que o Beer Sommelier Gustavo Renha é conhecido na cena cervejeira no Rio. O carioca, que começou sua história na área como garçom, desenvolveu sua solida carreira como sommelier de cervejas especiais há cerca de oito anos, quando o assunto ainda não era tão difundido. Naquela época estudou por conta própria, como um visionário, para agradar os clientes do bar que trabalhava e possuía cerca de 30 rótulos. Nos anos que se passaram fez cursos sobre o tema, até então escassos, se formou sommelier e se especializou como consultor.

Renha, que já se divide em várias funções, como produtor de eventos, consultor, apresentador programa de rádio, curador, coordenador de curso e jurado. Viu longe mais uma vez e percebeu que esse era o futuro. Por isso, organizou todas essas frentes e abriu sua empresa Beer Break, que acima de tudo cria “soluções cervejeiras”.

A empresa oferece cursos, treinamentos de brigada, palestras, consultoria para bares e restaurantes, degustações, produção de eventos, excursões temáticas e soluciona outros problemas do mundo das cervejas. O lema de Renha é “se eu não conseguir resolver vou achar alguém que resolva para o meu cliente”.

Até o final do ano, o Beer Break já possui uma agenda de cursos personalizados sobre os fundamentos da cerveja com uma degustação guiada de 12 rótulos, eles acontecem às segundas-feiras, pelo menos uma vez ao mês, com oito horas de duração, apostila e certificado. As duas próximas datas são 12 de junho e 17 de julho. O curso possui alguns diferencias de mercado como o número reduzido de pessoas - no máximo seis -, o valor baixo comparado a outros cursos e o dia da semana que é ministrado, perfeito para os que trabalham em bares e costumam folgar às segundas. 

As excursões, sempre guiadas, nacionais e internacionais também são constantes. Nos últimos anos, Renha visitou diversos países com o intuito de formular rotas cervejeiras para todos os gotos, entre eles: Bélgica, Alemanha, Suiça, França, EUA, Argentina, Chile, Uruguai, Holanda, Irlanda, Dinamarca e Espanha. Já nas nacionais, normalmente, são visitadas duas fábricas com tour guiado pelo cervejeiro da fábrica e degustação. É o caso da excursão para Petrópolis, no dia 15 de julho.

Sobre Gustavo Renha

Gustavo Renha se formou em Sommelier de Cervejas na Associação Brasileira de Sommeliers – SP e fez Especialização em Estilos de Cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil – SP, em 2012. Em 2013, se formou em Administração dos Negócios da Cerveja pela FGV-SP e em 2015 em Planejamento e Administração de Bares pelo Senac – SP. No ano de 2016 conclui os cursos de Especialização de Harmonizações de Cerveja pelo Instituto da Cerveja – SP e Gestão de Empreendimentos Gastronomicos pelo Senac – SP.

Foi idealizador do programa Rock n´Beer, na Rádio Cidade 102.9, único programa de cerveja do mundo de rádio que funcionava cinco dias com ótima de audiência no dial carioca, além de locutor no programa Cervejantes, primeiro programa na televisão brasileira sobre cervejas caseiras, que foi ao ar em 10 episódios no canal + Globosat.

Faz consultoria para o AM/PM, em todo o Brasil, com processo de reorganização de todo o projeto BeerCave (projeto em vigor pelos próximos 5 anos). Produz festivais de cervejas sempre com temáticas e planejamentos diferenciados, com o foco na real cultura cervejeira, trazendo recordes de públicos para o evento.

Idealizou os treinamentos de brigadas de bar, pioneiros no Rio, tendo o Cine Botequim, a importadora Buena Beer e o Armazém São Jorge como principais protagonistas. Fez parte do júri de campeonatos cervejeiros nacionais e internacionais, dividindo mesa com grandes nomes da história da cerveja no mundo.

Serviço
Beer Break
Avenida Ernani do Amaral Peixoto, nº460 - sala 402, Centro – Niterói
Telefone: 2704-0390 | 981709071

Fonte: Tratto Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club