Crise econômica provocou alteração na perfil do consumidor, que hoje dá preferência a cervejas com menor custo
Assim como muitos outros segmentos, o mercado das cervejas artesanais também sofreu o impacto da crise econômica que assola o país desde 2014.
De acordo com dados do portal Valor Econômico, a categoria, que costumava apresentar taxas anuais de crescimento ao redor dos 30% e 40%, viu sua expansão desacelerar a um ritmo de 10% em 2017. O perfil de consumo também sofreu alteração.
“A instabilidade política trouxe instabilidade também no consumo, que mudou de patamar. Os consumidores têm preferido cervejas artesanais mais baratas e o consumo não cresceu como esperávamos. Cervejas abaixo de 20 reais o litro são as mais procuradas. As cervejas acima desse valor demoram mais para sair”, analisa Marcelo Saraiva, presidente da aceleradora de microcervejarias Bier Hub.
O professor do Instituto da Cerveja e da Associação Brasileira de Sommeliers, Eduardo Passarelli, também acredita que a busca por cervejas mais baratas é o principal fatores responsável pela freio no crescimento do setor. “Até o ano passado, alguns rótulos que custavam de 50 a 100 reais o litro vendiam bem; hoje, têm saída muito baixa”, observa ele, sócio do bar Jiló do Periquito na cidade de São Paulo.
Fonte: Giro Business Digital
http://girobusiness.com.br/3826-2/
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