Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Young's Stout Double Chocolate - Degustação nº 85


Cerveja inglesa do estilo Sweet Stout com adição de chocolate, premiada em diversas ocasiões.

Entre os especialistas, ela é unanimidade. Com uma alta fermentação, é a primeira cerveja com chocolate em sua composição, produzida no mundo. Feita com barras do tradicional chocolate Cadbury, adicionado junto ao lúpulo durante a fase de cozimento.

Cervejaria: Wells & Youngs
País: Inglaterra
ABV(%): 5,2
Estilo: Sweet Stout
Embalagem: Garrafa de 600 ml

Foi a última servida no evento e por isso serviu de sobremesa devido o seu caráter e a harmonização preparada para a mesma.

É uma cerveja de coloração preto intenso e opaca. Sua espuma de cor marrom apresentou formação fina, cremosa e de curta duração, com uma boa transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete obviamente a chocolate, além da presença de café e tostado. Destaque claro para o chocolate. Pequena presença de lúpulo. Presença de álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. O sabor acompanha o aroma descrito anteriormente, porém com destaque para o café e seu amargor. Ao degustá-la sente-se uma leve robustez.

Em um segundo momento a cerveja foi harmonizada com chocolate meio amargo. A experiência foi perfeita, pois deu uma nova sensação de textura e sabor pronunciado da cerveja.

O aftertaste foi médio e amargo. Com corpo de leve a médio e rescência pequena, combina com outras sobremesas além do chocolate, como sorvete de creme e brownie por exemplo. A percepção alcoólica é oportuna. Não tem como não gostar desta cerveja! Vale a pena ter sempre umas em casa para servir de sobremesa em ocasiões especiais.

Cheers!
Araújo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club