Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Czechvár (Budweiser Budvar) - Degustação nº 77


Apesar do nome esta cerveja não pertence a Anheuser-Busc InBev, que produz a Budweiser americana. Existe na verdade, uma disputa de longa data que parece não ter fim pelo direito de uso do nome em questão.

A Budweiser Budvar (em tcheco Budějovický Budvar) é uma cerveja tcheca fabricada desde 1265. Esta cerveja, que também responde pelo nome de Budweiser Czechvár, participa desde 1896 dasociedad mercantil Budějovický Budvár na cidade de České Budějovice (Budweis, em alemão), na República Checa. Por este motivo a cerveja reivindica o nome, por ser originária da cidade de Budweis.

Já a cerveja americana foi fundada em 1876 por imigrantes alemães e decidiu usar o nome Budweiser inspirada numa receita de cerveja de um lugar chamado Budweis, em uma região distante do Império Húngaro. Atualmente é a cerveja mais vendida do mundo.

Assim, a cervejaria americana registrou a marca em todas as Américas e a cerveja Tcheca, na Europa. Por este motivo, encontramos no Brasil a Budweiser Budvar com o nome de Czechvár. Enquanto que na Europa a cerveja americana é vendida como Bud.

A guerra promete continuar por muitos anos.

Cervejaria: Budweiser Budvar Ceske Budejovice
Origem: República Theca
ABV(%): 5
Estilo: Bohemian Pilsener
Embalagem: Garrafa de 500 ml

É uma cerveja de coloração dourada, com corpo claro. Sua espuma de cor branca apresentou formação média, com formação de grandes bolhas e de curta duração, sem transição de renda no copo e ausência de partículas.

No aroma médio o malte remete a pão, biscoito e cereais e o lúpulo é leve e herbáceo, Presença de álcool leve ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte está presente de forma média e acompanha o aroma. O lúpulo aparece com menor intensidade remetendo a gramíneo. Há um bom um equilíbrio entre o dulçor e amargor.

O retrogosto é levemente amargo, rápido e seco. Cerveja bem refrescante, com corpo bem leve e rescência mediana conferindo ótimo drinkability. Possui ainda nível de adstringência zero, o que a deixa com a textura sedosa. A percepção alcoólica é oportuna. Uma ótima cerveja para o dia a dia e churrasco com os amigos!

Na zdravi!
Araújo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club