Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Cervejaria Doutor Duranz promove concurso e leva receita vencedora ao Mondial de la Bière Rio

A Cervejaria Doutor  Duranz, de Petrópolis e integrante da Rota Cervejeira RJ, promoveu na última semana, em sua sede, o julgamento do concurso “Sua receita no Mondial de la Bière”, que vai lançar a cerveja vencedora no Mondial de la Bière - Rio 2019 e inscrevê-la no tradicional e competitivo concurso do evento.

Participaram do julgamento seis jurados profissionais do meio cervejeiro, que disseram estar muito satisfeitos com o alto nível das cervejas apresentadas.  Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ e uma das juradas, destacou sua alegria em poder participar do concurso.

“Achei incrível esta iniciativa, principalmente por ser um concurso promovido por uma pequena (de tamanho), mas grande (em propósitos) cervejaria de Petrópolis, e que fomenta a cultura cervejeira, estimulando e apoiando o cervejeiro caseiro a criar uma receita, que será reproduzida dentro de uma fábrica 1.000 litros, o que sabemos ser muito difícil para quem está começando. Quem dera se todos tivessem uma oportunidade como essa”, disse Ana Pampillón, parabenizando a cervejaria Doutor Duranz.

O concurso realizado pela cervejaria Doutor Duranz recebeu mais de 10 amostras de diferentes estilos de cerveja, todas escuras e com algum ingrediente especial que conferisse aroma e sabor diferenciados à cerveja. Teve cerveja com zimbro, capim limão, rapadura, canela, frutas diversas, entre outros, não deixando faltar criatividade e harmonia.

Além do apoio da  Confraria dos Cervejeiros Caseiros de Petrópolis (CCCP) e da ACERVA Petrópolis, que trouxe diversos concorrentes da cidade, o concurso contou também com o apoio da Casa Olec que, além de ser responsável por alguns dos prêmios do concurso, também ajudou na divulgação, impulsionando a participação de cervejeiros de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e da cidade do Rio de Janeiro.

“Para nós, da Doutor Duranz, é uma honra abrir as portas de nossa fábrica para receber cervejeiros caseiros. A cerveja vencedora, além de ser lançada no Mondial de La Bière, será também incorporada ao nosso rol de produtos  e, muito em breve, poderá ser encontrada em todos os pontos de venda que trabalham com as cervejas da Doutor Duranz”, frisou Ricardo Branco, cervejeiro da Doutor Duranz e também  jurado do concurso.

 O GRANDE VENCEDOR
O grande vencedor do concurso promovido pela Doutor Duranz foi o cervejeiro artesanal Leonardo de Moura Lima Oliveira, integrante da CCCP. Ele inscreveu sua receita Black Sour, com maltes torrados e coco queimado, e terá sua cerveja produzida na fábrica da Cervejaria Doutor Duranz, lançada e inscrita no concurso do Mondial de La Bière. Ele também estará todos os dias do evento no stand da cervejaria e recebeu um kit com brindes diversos.

Curiosamente, o segundo e terceiro lugares do concurso promovido pela Doutor Duranz  ficaram com o cervejeiro Marco Antonio Bastos Ferreira, integrante da ACERVA - Petrópolis, que concorreu, respectivamente, com uma Black IPA, com goiaba, e com uma Munich Dunkel, com frutas vermelhas. Ele ganhou ingressos para o Mondial de la Bière e um kit com brindes da cervejaria Doutor Duranz. .

“Estou muito feliz de poder produzir minha receita em escala industrial  e ainda concorrer a um prêmio de grande importância para o mercado cervejeiro. Iniciativas como esta só reforçam o título de Petrópolis com Capital Estadual da Cerveja e trazem incentivo para que os cervejeiros caseiros se profissionalizem cada vez mais”, disse o vencedor do concurso, Leonardo de Moura Lima Oliveira, por telefone, logo após ser informado sobre resultado do concurso.

Fonte: Andreia Constânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club