Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Sinnatrah Escola Cervejaria abre inscrições para 2019

Além das turmas que ocorrem ainda em 2018 é possível começar o ano aprendendo a fazer cerveja ou se profissionalizando no assunto 

A Sinnatrah Escola Cervejaria, pioneira e referência no ensino e cultura cervejeira, já está com inscrições abertas para 2019 - em cursos que contemplam desde o cervejeiro iniciante até aqueles que buscam conhecimento aprofundado e profissional. Para quem quer começar o ano aprendendo mais sobre cerveja ou produzir sua própria bebida, é hora de garantir a vaga nos cursos da escola, que contarão com novos módulos ainda a serem divulgado ao longo do ano.

Curso Iniciante de Fabricação de Cervejas ( 08 , 09 e 15 de dezembro/ 12, 19 e 26 de janeiro de 2019):

Mistura teoria e prática para fabricação da bebida durante um dia de aula com cervejeiros experientes. Tudo que você precisa saber para fazer sua própria cerveja em casa: Ingredientes, equipamentos e todo o passo a passo para a produção de 20 litros de cerveja: moagem, mostura, clarificação, fervura, dosagem de lúpulo, resfriamento, dosagem de levedura, envase, noções e controles de fermentação, maturação e carbonatação.

Inclui: Beer Break de almoço, Apostila, Certificado, uma garrafa da cerveja produzida pela turma e um voucher no valor de R$ 35 para compras no brew shop. 

Horário: 10h às 17h

Curso de Extensão Cervejeira (13 de dezembro / 23 de janeiro de 2019):

É um módulo Intermediário para quem já faz a própria cerveja e quer saber mais sobre os ingredientes e aprender novas técnicas. Apresenta conteúdo teórico sobre a bioquímica dos processos e técnicas avançadas de brassagem: ajustes na água cervejeira, rampas de mostura, uso de maltes especiais, moagem, adjuntos, late hoping, first wort hoping, separação do trub, dry hopping, boas práticas de fermentação.

Inclui: material de referência em formato digital e certificado.
Horário: das 20h às 23h (semana) | 10h às 13h (sábado)

Carbonatação de Cerveja Artesanal - Workshop (19 de fevereiro de 2019)

Conceituação e descrição detalhada das metodologias: refermentação na garrafa (bottle conditioning ou priming), spunding, speise, krausening e carbonatação forçada. Aborda detalhes sobre diferentes fontes de açúcar para carbonatação natural e demonstração prática de carbonatação forçada para serviços como chope e envase em garrafas, uso de beer gun e comparação com sistemas de envase por contrapressão.
Horário: 20h às 22h

Degustação e bases de Harmonização (12 de dezembro / 30 de janeiro de 2019):

Saiba como fazer a análise sensorial completa de uma cerveja e conheça mais sobre a história da bebida, tipos e estilos, ingredientes e o processo de fabricação da cerveja. Um panorama para quem busca entender mais sobre a bebida, apreciar por completo os produtos, saber comprar melhor r organizar degustações e confrarias.

Exercício práticos:

Teste cego de cervejas / Exercícios de análise de aroma e sabor/ Degustação e análise sensorial de 5 cervejas/ Teste de harmonização de cervejas com sabores básicos.

Inclui: Degustação guiada de 5 cervejas artesanais nacionais ou importadas, ensaios de harmonização com alimentos básicos, certificado.

Horário: 20h às 23h30.

Curso Avançado de Produção de Cerveja (02 e 03 de fevereiro)

No Curso Avançado de Produção de Cervejas Artesanais, o cervejeiro desenvolve autonomia para desenvolver suas próprias receitas de cerveja, acompanhar a brassagem e a fermentação com riqueza de detalhes e técnicas de um profissional. Ministrado em dois dias inteiros aborda conhecimentos e práticas cervejeiras além da produção de duas cervejas.

AULAS:
– Água cervejeira
– Seleção de lúpulos e técnicas de lupulagem (late hopping, first wort hopping, dry hopping)
– Rampas de mostura e técnicas avançadas: infusões a frio, parti-gyle, decocção
– Uso de maltes especiais e adjuntos
– Leveduras: boas práticas de fermentação, pitch rate, starter, reaproveitamento e propagação
– Métodos de carbonatação
– Inovação: uso de madeira e acidificação (cervejas sours)
– Off Flavours: defeitos sensoriais comuns na cerveja e como evitá-los

EXERCÍCIOS PRÁTICOS:
Uso de softwares cervejeiros e cálculos cervejeiros
Montagem de receitas com aplicação de técnicas apresentadas
Identificação e análise sensorial de off-flavours
Starter e reaproveitamento de leveduras
Brassagem: montagem de receita e produção de uma cerveja pela turma com aplicação do conhecimento adquirido.
Inclui: material de referência em formato digital, certificado, voucher no valor de R$ 40 para compras no brew shop virtual, beer break e degustação da cerveja produzida.
Horário: sábado e domingo das 10h às 18h.

Ano que vem tem mais:

Curso de Produção de Cervejas Ácidas (Sours) - 29 e 30 de março de 2019

Aprenda como fazer uma cerveja sour! O Curso de Produção de Cervejas Ácidas – Sours – ensina técnicas de acidificação rápida e lenta para a produção de cervejas como sour kettle, sour mash, além de culturas puras, fermentação espontânea e uso de madeira. Ministrado em uma noite e um sábado, aborda a atuação de micro-organismos e seu impacto na cerveja, os equipamentos e cuidados necessários para a produção de sours. Inclui a produção de turbid mash e de uma receita de cerveja sour, que será degustada com os alunos posteriormente.
Inclui: todos os materiais utilizados, mosto e embalagem para fermentação espontânea, certificado.
Horário: 20h às 23h (sex) | 10h às 16h (sábado)


Fonte: ÔNIXPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club