Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Aprenda a fazer sua própria cerveja artesanal e presenteie seus amigos e família neste fim de ano

Na foto, os sócios da Dünn: Macoud Rademacker Patrocínio e José Nilson de Faria (crédito: Viviane Furst) e na outra, Carlos Henrique Vasconcelos, mestre cervejeiro da Hofbräuhaus Belo Horizonte, Sommelier de Cervejas, pós-graduado em Tecnologia Cervejeira e professor universitário de cervejas e enologia (crédito: Dimitry França). 

A Dünn Cervejaria realiza a última edição do ano de seu curso sobre os segredos da produção e do universo da cerveja artesanal, no dia 08 de dezembro (sábado), das 8h às 20h. A aula será realizada no Auditório Olímpio Marteleto no estacionamento do Mercado Central, localizado no segundo andar. Seu foco é expandir os horizontes e experiências cervejeiras através do aprendizado sobre as técnicas de fabricação de cervejas em casa. E, para melhor aproveitamento, as turmas são reduzidas, com no máximo 20 alunos.

“O curso de produção da Dünn é para iniciar o interessado no universo da produção caseira. Vamos mostrar as principais técnicas e ensinar os alunos a conquistar sua independência cervejeira, a partir do momento que eles se tornem capazes de produzir sua própria cerveja de forma simples, em casa. Vamos discutir técnicas e dar dicas. Demonstrar o processo e apresentar os principais equipamentos necessários para a produção de cervejas em casa”, explica José Nilson de Faria.

A coordenação do curso está sob responsabilidade do renomado Mestre Cervejeiro e professor Carlos Henrique de Faria Vasconcelos. Ele é mestre cervejeiro da Hofbräuhaus Belo Horizonte, Sommelier de Cervejas, pós-graduado em Tecnologia Cervejeira e professor universitário de cervejas e enologia.O material do curso foi preparado com exclusividade. A cerveja produzida no curso é feita com o próprio kit de fabricação, assim o aluno pode conhecer melhor o equipamento e receber dicas para melhor aproveitamento do kit.

Os principais tópicos a serem abordados na aula são: o que é cerveja e como surgiu; tipos de cerveja: Ale x Lager; ingredientes básicos: água, malte, lúpulo, levedura, adjuntos e outros; tipos de equipamentos e técnicas; o que é brasagem; mosturação; mash-out; filtragem/lavagem; OG e FG (densidades do mosto); fervura; resfriamento; whirlpool; limpeza e sanitização; manipulação e cuidados com o fermento; oxigenação/aeração do mosto; temperaturas de fermentação; maturação; clarificação e processo de envase/priming.

A Dünn Cervejaria também é loja e distribuidora de cervejas, equipamentos e insumos e está localizada no Mercado Central. Uma de suas missões é o desenvolvimento e valorização da cerveja artesanal mineira e a produção de cervejas de máxima qualidade. Os sócios da Dünn são os amigos e cervejeiros José Nilson de Faria e Macoud Rademacker Patrocinio. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: dunncervejaria@gmail.com ou pelo telefone: (31) 3274-9600, que também tira dúvidas e oferece informações sobre valores, certificação e quaisquer outras dúvidas.

Curso de Produção de Cervejas Artesanais da Dünn Cervejaria
Data: 08 de dezembro de 2018 - sábado
Hora: 8h às 20h
Local: Mercado Central (2º andar) - Avenida Augusto de Lima, 744/231 - Centro - Belo Horizonte/MG
Inscrições: dunncervejaria@gmail.com ou (31) 3274-9600

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club