Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Empresas de alimentos e bebidas fluminenses expõem suas marcas na Super Rio Expofood

Estande do Movimento Sou Rio do Rio, de valorização do produto do Rio de Janeiro, leva fornecedores para o principal evento de varejo do setor

Inaugurada há dois anos no município de Petrópolis, a cervejaria Brew Point já conquistou duas medalhas de bronze com os rótulos Pilsen e Dunkel na Copa Américas de Cervejas, ocorrida no Chile em 2017. Agora, a marca quer expandir seus limites para além da Serra e chegar com força na capital fluminense.

“Quem é visto, é lembrado”, aponta o representante comercial da Brew Point, Márcio Chaves, durante a exposição da cervejaria no estande do Movimento Sou do Rio, na Super Rio Expofood, que prossegue até amanhã no Riocentro, Zona Oeste da cidade do Rio. A cervejaria é uma das 24 marcas de alimentos e bebidas de todas as regiões do estado do Rio presentes no local.

O Movimento Sou do Rio foi criado no ano passado para melhorar o ambiente de negócios entre as empresas fluminenses, a partir da valorização e do incentivo ao consumo de produtos produzidos no estado. “A participação do Sou do Rio na segunda maior feira da América Latina para a indústria do setor de alimentos e bebidas é uma grande visibilidade para as marcas fluminenses. Mostra que estamos no caminho certo, gerando negócios e oportunidades para os empresários”, destaca o vice-presidente do Sistema FIRJAN, Sérgio Duarte, um dos fundadores do Movimento.

O empresário lembra que, além da Federação, o Movimento tem o apoio institucional, entre outras entidades, da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), realizadora da feira, e do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (Sind-Rio). “Agora pretendemos promover encontros de negócios entre as redes de supermercados e fornecedores no interior do estado”, revela Duarte.

Ao lado da Brew Point está a Buda Beer, outra cervejaria de Petrópolis. A gerente de Marketing Helena D’Ottenfels conta que a marca também é nova e que o foco da empresa é conquistar novos clientes, como bares, restaurantes e supermercados fora do município serrano. “Hoje produzimos 10 mil litros, mas até o fim do ano estaremos produzindo 6 vezes mais. O crescimento visa atingir os novos mercados, principalmente na cidade do Rio”, diz Helena.

Já do Sul Fluminense estão presentes no estande a Cooperativa Agropecuária Barra Mansa e a Laticínio Ibitira, de Barra do Piraí. Gerente comercial da cooperativa, Hortência Filgueiras, afirma que a oportunidade de participar de uma feira do porte da Rio Expofood é fundamental para a divulgação dos produtos. “Ainda há muitas pessoas que não associam as marcas aos produtos do Rio de Janeiro. Essa oportunidade faz muita diferença”, assegura Hortência.

Roberto Badro, da Fábrica Kafta, de pães sírios, também elogiou a iniciativa do Sou do Rio de aproximar os pequenos e médios fornecedores aos grandes varejistas de alimentos e bebidas. “É uma chance de contato com os grandes mercados e, assim, fazer novos negócios”, destaca o empresário.

Proprietária da Panificação Melpão, Patrícia Fernandes conta que também espera conquistar novos clientes, além do circuito serrano fluminense. Segundo ela, a estratégia da empresa é chegar diretamente ao consumidor final. “Trabalhamos com distribuidores, que vendem para as redes atacadistas. Agora queremos também estar diretamente nos lares dos nossos consumidores, via padarias e mercados”, explica.

Tradicional marca exportadora e com diversos prêmios internacionais, a Cachaça da Quinta, do município de Carmo, também prestigia o estande do Sou do Rio. Kátia do Espírito Santo, terceira geração da família produtora da aguardente, diz que o apoio institucional das entidades como FIRJAN e Sebrae e, até mesmo, do governo do estado, é fundamental para os pequenos e médios produtores de bebidas.

“Ninguém faz nada sozinho. A soma é importante para o fortalecimento das marcas e fundamental para as empresas de pequeno e médio porte”, diz Kátia, ressaltando a participação de empresas de todo o estado no estande.

Participam ainda do estande Sou do Rio as empresas: Pastifício Petrópolis, Helgas's brot - moseltal, Delícias de Areal, Celles Cordeiro Alimentos, Congelados da Sônia, Irmãos Porto e Cia, Mar de Sol Pescados, Frutolla, Laticínios Grupiara, Quinta, Grupo Mil, Carioca de Minas, Laqua, Sorveteria Sol a Sol, Bigu Indústria Alimentícia, Guaracamp, Fazenda Soledade e Chinezinho.

Fornecedores de materiais de plástico reúnem-se no estande do Simperj

Vice-presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj), o empresário Marcelo Oazen destaca que a Super Rio ExpoFood é a principal feira para as indústrias do setor de plástico, já que a matéria-prima do segmento atende aos demais segmentos comerciais e industriais: restaurantes, supermercados, atacadistas, hospitais. “É a melhor feira para a nossa indústria. Afinal, o plástico está em todas as coisas que as pessoas usam no dia a dia, como os utensílios domésticos”, afirma o proprietário da Plastlab.

Além do Simperj, que reuniu nove empresas em seu estande, também estão presentes na feira o Rio+Pão (Sindicato da Indústria de Panificação do município do Rio) e o Simapan (Sindicato das Indústrias de Massas e Panificação da Baixada Fluminense).

Fonte: Firjan

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Ninkasi Beer Club