Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Cervejas envelhecidas em madeira é tendência no mercado brasileiro


O Clube do Malte (www.clubedomalte.com.br), um dos maiores players do mercado craft beer do Brasil, oferece em sua loja online diferentes opções de cervejas envelhecidas em barril de madeira, também conhecidas como Wood and Barrel Aged. A técnica está sendo adotada por diversas cervejarias nacionais e já é tendência no mercado brasileiro.

Elas podem ter diferentes bases, ou seja, não existe um único estilo de cerveja que possa ser produzido dessa forma. Costumam ser complexas, de sabor intenso e trazem interessantes aspectos da madeira para o nosso paladar. Entre as mais comuns estão as Porters, Stouts, Barleywines, Saisons e Sours.

O grande diferencial das Wood and Barrel Aged é justamente o fato de elas passarem o tempo de maturação em contato com a madeira com o objetivo de extrair características desse material. As Barrel Aged Beers são feitas através da moda antiga, dentro de um barril. Já as Wood Aged Beers recebem a adição de lascas da madeira no tanque de maturação.

O mais interessante é que o cervejeiro pode surpreender os amantes da bebida utilizando diferentes tipos, como carvalho, amburana, ou ainda utilizar barris que já receberam outras bebidas, como uísque, vinho e rum.

O Clube do malte dá algumas dicas de Rótulos Wood and Barrel Aged Beers:

Amburana Lager – Way Beer – Quem disse que cervejas de baixa fermentação não combinam com maturação em madeira? A Amburana Lager, da Way, provou que essa união dá muito certo. O resultado foi uma lager encorpada e com notas amadeiradas de amburana no aroma e paladar.

Saison au Vin – Tupiniquim – A Tupiniquim vem criando ótimos rótulos na sua série "Barrel Aged". A Saison Au Vin foi envelhecida em barris de vinho do Porto e é uma cerveja condimentada, com notas de vinho, frutas e acidez na medida certa.

4 Blés – Bodebrown – A cervejaria curitibana Bodebrown também é famosa por realizar experiências com madeira. A 4 Blés é uma Dark Strong Ale produzida com 4 tipos de trigo diferentes e possui damascos, tâmaras e chips de carvalho em sua composição. Corre para garantir a sua porque só existem 1.654 garrafas numeradas.

KBS – Founders – Essa Imperial Stout é um clássico da Founders e uma das poucas a conquistar nota 100 no Ratebeer. Ela é envelhecida durante um ano em barril de Bourbon, tem adição de baunilha e café, tudo isso dentro de 12,4% de teor alcoólico.

Sobre Clube do Malte (www.clubedomalte.com.br)

Fundada pelo empresário Douglas Salvador, o Clube do Malte é um dos maiores players do mercado craft beer do Brasil. Com 8 mil assinantes ativos em sua base e mais de mil rótulos em seu portfólio, o Clube do Malte acaba de lançar uma nova configuração do seu programa de assinaturas: o SMART. O novo serviço é uma maneira prática e econômica dos assinantes receberem produtos de conveniência (como cosméticos, itens de higiene, perfumaria, snacks etc), no conforto de suas casas, aproveitando o frete do seu Beer Pack.

Fonte: Visar Planejamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club