Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Como fazer o bacalhau mais venerado em Portugal para o almoço de Páscoa

Cozido à Lagareiro, prato é tradição no país europeu

A tradição de comer o bacalhau na Páscoa se mantém forte até hoje nos países de língua portuguesa. Ele era considerado uma comida "fria" e seu consumo era incentivado nos dias de jejum. Com isso, passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo europeu e há muitos anos também faz parte da nossa tradição pascal.

Entre os mais diversos modos de preparo, o bacalhau à lagareiro é um dos pratos mais venerados em Portugal. Mas por que à lagareiro?

Antigamente o bacalhau era salgado e preparado nos fornos de lagares (local onde se produz o azeite), consumido apenas com alho cru ou assado. Com a chegada dos navios portugueses chegaram as batatas, o que resultou numa união perfeita.

Ana Luiza Schiabel, da Pier Trattoria, tem em seu cardápio o Bacalhau à Lagareiro, um dos pratos mais pedidos no restaurante nesta época do ano, e explica: "para ser considerado um bacalhau à lagareiro, o prato deve ter como ingrediente predominante as batatas assadas, cozidas, coradas e depois amassadas com a cebola, o alho, e claro, tudo a "nadar" no azeite".

A Pier Trattoria recebe reservas para Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa. A casa vai participar da 22ª edição do Restaurant Week com um cardápio exclusivo e surpreendente.

Bacalhau à Lagareiro

Ingredientes
1 quilo de bacalhau dessalgado em postas (cada posta com média de 250 gramas)
12 batatas médias
2 cebolas
2 tomates
20 gramas de alho laminado
80 gramas de pimentão vermelho frito
40 gramas de azeitonas pretas
Azeite extra virgem
Salsa a gosto

Modo de preparo

Coloque as postas de bacalhau em uma chapa ou frigideira, deixando cada lado grelhar por dois ou três minutos antes de virar. Reserve. Cozinhe as batatas com casca por no máximo 10 minutos, escorra e leve ao forno para assar. Frite o alho laminado no azeite extra virgem com salsa a gosto. Frite o pimentão vermelho. Asse as cebolas e asse o tomate. Coloque as postas de bacalhau em uma travessa e regue com o alho laminado frito no azeite e salsa. Acrescente as batatas ao murro (dar um "murro" em cada uma delas para amassar levemente) e decore com o pimentão, o tomate, a cebola e a azeitona.

Tempo de preparo: 40 minutos – Serve: 4 pessoas

Pier Trattoria
Endereço: Rua Caconde, 177, Jardins
Atendimento: Segunda a domingo, das 12h às 16h, de 19h até o último cliente.
Formas de Pagamento: Cc: Todos, Cd: Todos
Telefone: 11.3887-8788
Delivery: Todos os dias.

Fonte: Máxima Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club