Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 1 de agosto de 2023

3ª Copa Cerveja Brasil anuncia as melhores cervejas da região Sudeste


A Abracerva divulgou na noite desta sexta-feira (28), na Cervejaria Fratelli Reggiani, em Vitória (ES), as cervejas premiadas na edição Sudeste da 3ª Copa Cerveja Brasil. Cervejarias dos quatro estados da região inscreveram 457 amostras dentre as quais 111 receberam medalhas conforme avaliação de 27 jurados nacionais e internacionais. Foram 45 medalhas de ouro, 28 medalhas de prata e 38 de bronze.

A cerveja Friburgator Doppelbock, da Cervejaria Pontal, de Nova Friburgo (RJ), ficou com o primeiro prêmio Best of Show, em segundo os jurados escolheram a Divina Rio Doce, uma South German Kristal Weizen, da cervejaria Divina Beer, de Colatina (ES) e em terceiro na premiação Best of Show ficou a Kalango Premium Lager, uma Bohemian Pilsener, da Cervejaria Kalango.

Receberam menção honrosa a Schwarzbier da Cervejaria Brotas Beer, de Brotas (SP) e a Damma, uma Barrel Aged Beer da Cervejaria Aurora, de Venda Nova do Imigrante (ES).

Os prêmios para melhores cervejarias, concedidos para as mais premiadas dentro de suas categorias, ficaram com Cervejaria Campinas (Campinas - SP), como melhor cervejaria; Cervejaria Três Torres, de João Neiva (ES), na categoria microcervejaria, para fábricas com volume anual de até 600 mil litros; Cervejaria Três Santas, de Santa Teresa (ES) na categoria Melhor Brewpub e Cervejaria Juan Caloto, de São Paulo capital, como melhor Cigana.

O estilo com mais inscrições entre os 119 representados dentre as amostras foi a American-Style India Pale Ale, com 28 entradas. Dentre os cinco estilos brasileiros previstos no regulamento, houve nove inscrições de Catharina Sour e mais nove de Brazilian Hop Beer, onde o fundamental é a utilização de lúpulo brasileiro sobre um estilo base livre que destaque o lúpulo nacional com equilíbrio.

O Estado com mais inscrições foi São Paulo, com 183 amostras enviadas, seguido pelo estado-sede, Espírito Santo, com 170 cervejas. Ao todo, 102 cervejarias enviaram amostras para serem colocadas à prova pelo corpo de jurados. A lista dos ganhadores pode ser consultada em https://bit.ly/3CCB-Sudeste.

“A 3ª Copa Cerveja Brasil mostrou a força do associativismo. As cervejarias artesanais do Brasil podem dizer com orgulho que possuem seu próprio concurso, gerido e organizado por sua associação”, comemora o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino. “Não apenas a Abracerva, mas todo o setor, unido por meio de outras entidades, patrocinadores e apoiadores, tem tornado possível a realização do Conexão Cerveja Brasil, que está apenas começando”, completa.

O Conexão Cerveja Brasil é um road show cervejeiro que será realizado nas cinco regiões do Brasil, agregando entidades, empresários, profissionais, representantes do poder público e consumidores de cerveja artesanal. O projeto é composto por edições regionais do Congresso Cerveja Brasil, da 3ª Copa Cerveja Brasil e festas de premiação abertas ao público.


Próximas etapas

Após a etapa Sudeste, o Conexão Cerveja Brasil passará por Salvador, na edição Nordeste, dos dias 17 e 18 de agosto; Brasília, em setembro, para a edição Centro-Oeste; Belém, edição Norte, em outubro e Curitiba, na edição Sul, em novembro.

Uma edição de fechamento da Copa Cerveja Brasil também será realizada em São Paulo, reunindo todas as ganhadoras de medalha nas etapas regionais. As premiações na Copa Cerveja Brasil também serão um dos critérios para que as cervejas artesanais possam fazer parte do mix de produtos das lojas da rede echope, uma das patrocinadoras do projeto.

Os medalhistas de ouro na final recebem inscrições gratuitas para o World Beer Cup 2024, um dos mais concorridos e prestigiados concurso do Mundo, nos Estados Unidos.

O Conexão Cerveja Brasil é uma iniciativa da Abracerva e conta com o patrocínio da eChope, Abralatas e Cooperativa Agrária e apoio da Febracerva e Sindicerv. A edição sudeste do evento conta ainda com o apoio institucional da AICerva e do Sindibebidas-ES.


ABRACERVA

A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br.


Links para inscrições e regulamentos para as próximas etapas da 3ª Copa Cerveja Brasil:

Centro-Oeste: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-regiao-centro-oeste

Norte: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-regiao-norte Sul: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-2023-regiao-sul


Agenda do Conexão Cerveja Brasil 2023:

Nordeste - Salvador (BA): 17 a 18 de agosto

Centro-Oeste – Brasília (DF): 13 a 17 de setembro

Norte – Belém (PA): 18 a 22 de outubro

Sul - Curitiba (PR): 14 a 19 de novembro

Final em São Paulo: 5 a 10 de dezembro


Fonte: OPA Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club