A ideia é abordar os pontos em comum entre a culinária italiana e a de Minas Gerais. Segundo Petenzi, a troca de influências faz com que a comida seja cada vez mais relevante culturalmente em todo o mundo.
“A gastronomia nos conecta com tradições e pessoas de diferentes lugares. Para mim, vai ser um enorme prazer dividir esse momento com o Kiko, de quem gosto bastante, pessoal e profissionalmente. Temos alguns valores em comum, além da paixão por nosso ofício. Mesmo que pareçam culturas distantes, Itália e Minas têm pontos de interseção. Daí, o tema escolhido. Canjiquinha, porchetta e assado de porco têm versões parecidas tanto em Minas quanto na Itália”, explica Petenzi, que é natural da região da Lombardia.
O Rio Gastronomia é um dos destaques do calendário da cidade, promovendo um saboroso ambiente de encontros em torno de grandes paixões do nosso público: comida, música e entretenimento. O evento também busca fortalecer a cadeia produtiva de um dos principais segmentos da economia no Rio e estimular o turismo gastronômico.
O Rio Gastronomia 2023 será realizado no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, em agosto, de 10 a 13 e de 17 a 20.
Mais informações: @riogastronomia | Linktree
Sobre Michele Petenzi:
O italiano Michele Petenzi, natural da região da Lombardia, é PhD em Química pela Universidade de Pavia, mas, na gastronomia, é um autodidata. Sua paixão pelas panelas e por ingredientes frescos e naturais o levou a migrar dos laboratórios para a culinária. Iniciou sua trajetória na cozinha trabalhando como personal chef, oferecendo um sofisticado serviço de menu degustação diretamente nas casas dos clientes, dividindo-se assim entre Itália e França. Após experiências em restaurantes, estagiou no Mirazur (França), restaurante 3 estrelas Michelin e eleito Melhor do Mundo pelo The World's Best Restaurant 2019.
Em 2015, veio passar o carnaval no Rio de Janeiro e decidiu fincar raízes na cidade. No início, foi chef do restaurante Il Borgo del Conte, em Botafogo, além de ter atuado como chef consultor do conceituado Satyricon, em Ipanema, e do L'Ulivo Cucina e Vini, em Copacabana. Depois, assumiu a chefia da cozinha do Quadrifoglio, na Barra da Tijuca. No ano de 2020, participou da segunda temporada do reality Top Chef, da Record.
Sobre Alloro Al Miramar:
Sofisticado restaurante de culinária italiana é um dos destaques do cinco estrelas Miramar Hotel by Windsor, situado na praia mais famosa do Brasil, Copacabana. Desde o ano passado, a cozinha está sob o comando do jovem e experiente chef italiano, Michele Petenzi, que elaborou um cardápio com receitas autorais, sem perder de vista as bases clássicas da cozinha italiana, além de apresentações modernas e preparos criativos, que conquistam o cliente à primeira garfada.
Em 2022, pelo segundo ano consecutivo, o Alloro fez parte do “Best Discovery”, lista que funciona como uma extensão do The World's 50 Best Restaurants - que anualmente elege os melhores restaurantes ao redor do mundo. Além disso, recebeu o Prêmio Travellers’ Choice Awards 2021, organizado pelo renomado site Tripadvisor.
Sobre a Rede Windsor Hoteis
Há 36 anos como referência no setor de turismo, a Rede Windsor possui 17 hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, tem 15 unidades no Rio de Janeiro – entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro –, além de duas unidades em Brasília.
A rede carioca conta ainda com o Centro de Convenções & Hotéis Windsor, o maior centro integrado de hotéis e eventos da capital fluminense, onde estão o Windsor Barra, Windsor Oceanico e o Windsor Tower, além do Centro de Convenções. O espaço tem 23 mil metros quadrados, 90 salões multiúsos, a maior plenária comporta até 2.500 pessoas, com capacidade de atender a um público flutuante de até sete mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em prestação de serviços de hospedagem, gastronomia e eventos, figura em premiações nacionais e internacionais.
Além disso, a Rede Windsor pretende investir em novas frentes que reforçam a sua solidez no mercado, assim como o cuidado com os hóspedes e com o aspecto social. Com esse posicionamento, a empresa reforça alguns dos seus principais valores, como excelência, sustentabilidade e solidariedade. E com o objetivo de atrair mais hóspedes e por acreditar em novas modalidades de comercialização, buscando sempre uma personalização no atendimento, a área de vendas da Rede Windsor adotou uma flexibilização nas tarifas das dos seus hotéis, disponibilizando valores das diárias com e sem café da manhã incluído.
Fonte: RPM COM
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