Para o especialista, como o garçom é quem realiza os serviços à mesa, ele também atua como um consultor de vendas que lida diretamente com o cliente, representando a fala, a comunicação é 'quem diz sobre o negócio', enquanto os maitres ou líderes, representam os olhos, o olhar que direciona a estratégia do serviço. “Em um restaurante o trabalho do garçom inicia com a organização do salão. É o que chamamos de pré-operação, em que como um check list e muita atenção aos detalhes, confere-se desde a limpeza do local, o alinhamento e montagem das mesas e cadeiras, até os materiais que serão utilizados no atendimento do dia. Essa é a primeira lição para quem quer tornar-se um profissional do ramo, que é entender que o cenário também proporciona atendimento, já que a primeira impressão é a que fica, logo o local compõe o cartão de visitas do negócio”, revela.
Após realizadas as tarefas pré-operacionais, o garçom deve receber as orientações do dia, como eventos específicos, sugestões de pratos, itens faltantes no cardápio, isso junto a um discurso que alinhe a comunicação entre equipe de cozinha e serviço, e outros exemplos, como metas de venda etc. Estando tudo preparado, e hora de abrir as portas.
Requerimentos
Sem dúvida alguma, esse profissional precisa de competências sociais e emocionais, ou seja, que dizem respeito às suas atitudes, comportamentos e compromissos com a equipe junto aos clientes e com o negócio. Carregar bandeja, decorar o cardápio, servir as bebidas, tudo isso é muito fácil de treinar. Difícil mesmo é ensinar as pessoas sobre empatia, gentileza, controle das emoções e a disposição para servir. Essas habilidades, além de necessárias ao garçom, precisam ser continuamente exercitadas primeiramente entre os membros da equipe. Aliás, esta é uma das habilidades mais importantes ao garçom: o trabalho em equipe.
“Em nossa visão, o desempenho superior de uma equipe de garçons requer menos competição e muito mais um clima de colaboração. Trabalho em equipe é fator crucial se o restaurante deseja resultados financeiros significativos, assim como proporcionar uma experiência memorável aos seus clientes”, ressalta Glauco Moreno.
Cursos Profissionalizantes
Em geral, os cursos capacitam profissionais nos temas como atendimento ao cliente, hospitalidade e serviço, técnicas de vendas, comunicação, apresentação pessoal, alguma noção básica em relação à segurança alimentar e técnicas de segurança no trabalho. Também é possível encontrar capacitação em noções de enologia, iniciando o profissional a uma compreensão básica no mundo dos vinhos e até categorias de diferentes serviços em restaurante, como serviço a americana, a francesa, a inglesa direta e indireta, e atuações como em hotel, room-service, em cruzeiros e restaurantes à la carte. Segundo o consultor de treinamento da Galunion, o curso ideal é aquele em que o aluno é colocado como responsável pelo seu desenvolvimento, trabalhando a competência de senso de dono, possibilitando se colocar em situações de 'xeque' com o benefício de treinar, ensaiar e praticar o aprendizado.
São diversos cursos e especializações para os que querem aprimorar seus conhecimentos, como bartenders, cursos de sommelier, gastronomia, liderança e especializações direcionadas ao perfil gerencial, que são específicos a estratégia do negócio. Muitos restaurantes e empresas de alimentação também se comprometem a formar esse profissional, iniciando-o na carreira como cumim. É uma atividade com bastante oportunidade.
Particularidades da profissão
Normalmente, as pessoas embarcam nessa atividade pela via do subemprego, por indicação ou como um freelancer. No entanto, embora seja possível desempenhar as funções do garçom sem experiência, não se trata só de carregar bandeja. “Para se destacar nesse mercado, ser reconhecido e crescer profissionalmente é preciso estudar e se dedicar ao aperfeiçoamento dessa função, como um atleta, músico, ator que pratica e ensaia muito, antes da sua apresentação. Esse é um bom exemplo, porque é comum nas profissões de pessoas que se apresentam ao público treinar, exercitar e praticar técnicas de comunicação, com tarefas e aprendizados que não se esgotam. Ou seja, quer ser um bom garçom, saiba que o estudo e o treino são contínuos nessa profissão. O que não é nada ruim, se pensar que é assim que se dá o crescimento de carreira num restaurante. É comum conhecer um gerente de unidade que iniciou como cumim ou auxiliar de serviços gerais e cresceu profissionalmente ao perceber que a partir da profissão garçom surgem várias oportunidades e muita empregabilidade num setor que dificilmente está em crise”, finaliza Glauco Moreno.
Sobre a GALUNION
Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a Galunion atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).
Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios
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