Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Festival JazzTempo Itália promove Experiência Gastronômica da região da Púglia no JazzNosFundos

Evento promovido pelo JazzNosFundos oferece fim de semana de imersão à cultura musical e gastronômica da região sul da Itália. Ragu diagnelo, Massa Orecchiette e PannaCotta. Fotos: Bruno Lima

Entre os dias 21 e 22 de setembro o JazzNosFundos promove a primeira edição do Festival JazzTempo Itália, evento com foco na música e gastronomia da região da Púglia. A experiência gastronômica acontece entre 12h e 15h e, às 21h, começam os shows de renomados nomes do jazz italiano. O evento é realizado em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e Puglia Jazz Sounds.

Em parceria com o Grand Cru, importadora e distribuidora de vinhos, e com Pasquale, cantina paulistana, o festival oferece Degustação com menu que varia entre vinhos da San Marzano, com pratos e comidas típicas que incluem a famosa Burrata, Orecchiette e PannaCotta com calda de frutas vermelhas e Amarena – a cereja da região.

Os vinhos apresentados na carta são o Espumante Terra Serena Gran Cuvee Extra Dry, Vinho San Marzano Tramari Rose di Primitivo IGP Salento 2018, Vinho Corte Giara Valpolicella DOC 2017, Vinho San Marzano Falo Primitivo Di Manduria 2017.

No menu, as opções de entrada são: Sopressata (receita de família do restaurante La Pasquale), Pimenta Curada, Burrata, o queijo típico da pugliaCaccio Cavalo e Linguiça Curada. Entre os pratos principais o público pode escolher entre a massa Orecchiette servida em duas etapas, com Pomodoro e Stracciatella ou com molho de ragu diagnelo (ragu de cordeiro). Para fechar o menu de três passos, a sobremesa Panna Cotta com calda de frutas vermelhas e Amarena.

Haverá ainda sorteio de quatro garrafas de vinho da linha especial da Grand Cru para os participantes da degustação.

Entre os dias 20 e 22/set o JazzNosFundos, localizado na zona oeste de São Paulo, recebe o festival. Na sexta-feira (20), o clarinetista Gabriele Mirabassi e apresenta pela primeira vez no Brasil com seu Trio formado ainda pelo violinista Nando Di Modugno e pelo baixista de jazz elétrico e acústico, Pierluigi Balducci com o show Amori Sospesi. Juntos eles apresentam músicas que unem o estilo principal do evento ao folclore com o clássico. Também no dia 20, sobe ao palco o baterista e compositor de Nápoles, Francesco Ciniglio, que integra o quinteto do genial Wynton Marsalis. Ciniglio começou a estudar bateria com seis anos, ainda na Itália, e é considerado um dos grandes nomes do jazz da nova geração.

Nos dias 21 e 22 de setembro, o festival parte para o estilo mais contemporâneo e dançante com a presença de Nicola Conte e sua banda Spiritual Galaxy e de Gaetano Partipilo, que apresenta seu trabalho mais recente, o projeto The Boom Collective. Lançado pela Aund Records, o álbum tem diversas referências, como indie rock, eletrônico com base no jazz. Com ele, os músicos Angela Esmeralda (voz), GaetanoPartipilo (sax, electronics, teclado), MirkoSignorile (piano), Marco Bardoscia (baixo) e Dario Congedo (bateria).

Experiência Gastronômica da região da Puglia no Festival JazzTempo Itália
Local: JazzNosFundos (Rua Cardeal Arcoverde, 742 – Pinheiros, São Paulo)
Data: dias 21 e 22 de setembro
Horário: 12h às 15h
Valor: R$ 199 (antecipado) e R$ 229 (porta)

www.jazznosfundos.net
@jazznosfundos

Fonte: Bossa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club