Píer Mauá recebeu 48 mil visitantes durante os cinco dias de festival
Foram cinco dias de muita cerveja, gastronomia e música da melhor qualidade. A 7ª edição do Mondial de la Bière no Rio de Janeiro mal terminou e o público já está ansioso pelas edições paulista e carioca de 2020. Os armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá foram tomados por 48 mil visitantes ávidos pelas novidades das mais de 130 cervejarias expositoras de diversos cantos do Brasil e do mundo.
No primeiro dia de evento, os visitantes ficaram sabendo os rótulos premiados pelo MBeer Contest Brazil – competição com avaliação baseada nas qualidades intrínsecas da cerveja e sem categorias pré-definidas por estilo. Nesta edição, foram 12 os jurados responsáveis por escolher os 11 premiados, entre os 396 inscritos, número recorde de inscrições na história do festival. A grande vencedora deste ano, que levou a platina, foi a Timeless Porter, uma porter com lactose e caramelo, da cervejaria Wonderland Brewery.
Os outros 10 rótulos premiados com medalhas de ouro foram:
- RIS, uma Russian Imperial Stout da cervejaria Hood;
- Guanabara Wood Aged, uma Imperial Stout da cervejaria Colorado;
- White Sunrise, uma Wheat IPA da cervejaria Beach Brothers;
- I’m Sour Baby, uma Sour Ale da cervejaria Three Monkeys;
- Rock Me Baby, uma Barley Wine da cervejaria Antuérpia;
- Mineira Sour Mirante, uma Catharina Sour da cervejaria The Doctor’s Brewery;
- Acid Trip, uma Catharina Sour da cervejaria St. Patrick’s;
- Red Raspberry Velvet, uma Fruitbeer da cervejaria D’Alaje;
- Overburst, uma Kveik Juicy IPA da cervejaria Thirsty Hawks Farm Brewery;
- Gravioh-la-la, uma Catharina Sour da cervejaria Overhop Brewery.
Criado há 25 anos no Canadá, hoje, o festival é referência em todo o mundo quando o assunto são as artesanais. No Brasil, o Mondial de la Bière é um dos principais eventos responsáveis pela disseminação da cultura cervejeira. O país é o único a contar com duas edições do festival – São Paulo entrou na rota em 2018. Algumas novidades foram apresentadas nesta edição carioca, como o Mondial Craft Village, o concurso Rio com Cerveja, o Circuito Mondial de Bares, a loja Mondial2Go e o portal Cervejar.com.
Uma das inovações foi o espaço Mondial Craft Village, que apresentou outros produtos artesanais escolhidos a dedo pela qualidade de suas criações, como Alemão da Serra, Easy Booze, Gáz Sake, Guaaja Tiquira, Mutatis Gin e Orfeu. Outra novidade foi a parceria entre o Mondial e o portal RIOetc, que se uniram para celebrar a cultura cervejeira e o Rio através do concurso fotográfico Rio com Cerveja, que contou com mais de mil interações no Instagram.
O canal Cervejar.com é um portal de conteúdo e relacionamento para os amantes da cerveja artesanal, e também para os que ainda não conhecem bem o tema. A novidade permite acesso dos consumidores às melhores marcas cervejeiras do mundo, rótulos com orientações de especialistas e muito mais para que este possa fazer suas melhores escolhas. Comportamento, conhecimento cervejeiro, dicas de harmonização, os melhores bares e os eventos mais descolados que acontecem no Brasil e no Mundo. O Cervejar.com chega com a proposta de ser um guia para este universo.
Na Loja Mondial2Go, os visitantes puderam estender sua experiência e levar um pouco do festival para casa. Foram mais de 3.000 itens para o público diminuir a saudade até a próxima edição.
E como não há festa sem música, dois palcos animaram o festival: o Palco Mondial e o Palco Brewhood – pela primeira vez uma cervejaria se apropriou de um dos palcos e levou bandas e DJs para incrementar a programação musical. Bandas já consagradas em edições anteriores do festival como Tchopu, Pepper Spray, Jack Stone e Vênus Café, se misturaram às estreantes Dona Penha, Beach Combers, Overdrive, Samba que Elas Querem e Vic Brow, entre outras, e não deixaram ninguém parado, fizesse chuva ou sol.
Os visitantes contaram ainda com food trucks para a hora da fome: Belga, Belisque Food Truck, Caliente, Ceviche da Fabi, Cogu, Dogaria, Espírito de Porco, Hell’s Burguer, Las Empanadas, Meza Bar, Os Filhos da Mãe, Nuu, Pappa Jack, Pizza Al Taglio, Rebola Queixo, Só Coxinhas, Vulcano, Xpeto.
O estúdio de tatuagem Lady Luck Tattoo, que desde 2017 participa do Mondial de la Bière, eternizou mais de 400 desenhos e piercings nos visitantes desta edição.
Pela primeira vez, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo participou do Mondial de la Bière, para lançar as Rotas Cervejeiras SP, promovendo os cinco polos cervejeiros do estado – São Paulo capital e região, Campinas e região, Ribeirão Preto, Piracicaba e região e Sorocaba – com importante produto turístico. São mais de 200 cervejarias e 116 municípios com fábricas cervejeiras.
Outra novidade foi a presença da FIAT. A marca, inovou, reforçando o respeito com a vida e com a segurança de todos, apoiando e incentivando o uso do transporte público para o festival.
Desde 2017 há a modalidade de ingresso Cervejeiro Solidário – ingressos com desconto e doação de 1kg de alimento não perecível para instituições carentes. A separação e distribuição das doações é uma parceria com o SESC Rio, que distribui os alimentos arrecadados ao projeto Mesa Brasil. Foram 27 toneladas de alimentos arrecadadas nesta edição.
Além da compra online, os ingressos puderam ser encontrados em 10 bares espalhados pela cidade que integraram o Circuito Mondial de Bares, com mais de 100 estabelecimentos de artesanais participando da ação e divulgação do festival.
Outro benefício para visitantes e expositores foi a parceria entre o evento e o Prodigy Santos Dumont, que como hotel oficial ofereceu 15% de desconto na tarifa vigente no ato da reserva.
O Mondial de la Bière apoia a Lei Seca e adverte os visitantes que utilizem transporte público.
Sobre o Mondial de la Bière
O Mondial de la Bière é um festival internacional de cervejas artesanais que reúne fabricantes, distribuidores e importadores de cervejas artesanais e premium. Sucesso idealizado no Canadá há 25 edições, e no Brasil desde 2013, o Mondial de la Bière chega à sua sétima edição no Rio de Janeiro e a segunda em São Paulo. Na edição paulista foram mais de 80 cervejarias e 600 rótulos reunidos durante os quatro dias de evento. Como parte de sua programação, o evento oferece mais de diversas bandas se apresentando no palco, mais de 15 food trucks, além do MBeer Contest Brazil, competição das melhores cervejas expostas, avaliadas por jurados nacionais e internacionais.
Sobre a GL events
A GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon (França) e faturamento de 939 milhões de euros em 2014. A companhia está presente em 53 cidades espalhadas por 24 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. Com quatro mil colaboradores, o grupo já realizou mais de quatro mil eventos.
Fonte: Documennta Comunicação
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