Cervejarias Landel, ThreeMonkeys e Verace serão as parceiras da Baden Baden na produção de três estilos produzidas a partir do lúpulo 100% brasileiro.
Pela primeira vez em 20 anos de história, a Baden Baden, empresa do grupo Heineken, participa de uma collab com outras cervejarias. A Landel (São Paulo), ThreeMonkeys (Rio de Janeiro) e a Verace (Minas Gerais) foram as convidadas. Cada uma delas produzirá um estilo distinto, em edição limitada, para ser apresentado na edição paulista do Mondial de la Biere, em maio.
Todas as cervejas serão produzidas na fábrica do ICB - Instituto da Cerveja Brasil - a partir do lúpulo plantado e colhido em Campos do Jordão. A produção será, a princípio, de mil litros de cada receita, vendidos apenas como chope.
As receitas ficam por conta das cervejarias parceiras. A Verace será responsável pela produção da Dark Lager, cerveja escura, de baixa fermentação, boa carbonatação e muito refrescante. A Sour Coffee, com café em sua composição, ficará a cargo da Landel e a Pilsen com fermentação tipo Ale será elaborada pela Three Monkeys, que focará no paladar tradicional, com bastante sabor de malte e lúpulo.
O objetivo do projeto é a produção de três cervejas colaborativas e com o uso do lúpulo brasileiro chamado Mantiqueira, plantado em uma fazenda no município de São Bento de Sapucaí, interior de São Paulo. Túlio Silva, mestre cervejeiro da empresa mineira, ressalta a importância desse convite para a Verace: "Significa muito, principalmente por se tratar da primeira vez em 20 anos de história que a Baden Baden chama outra cervejaria para produção de uma colaborativa. Apenas três cervejarias foram convidadas e nos orgulhamos muito de sermos a representando de Minas Gerais. Demonstra que o todo o nosso esforço para produzir cervejas de alta qualidade esta sendo reconhecido. O convite veio direto, através da área de Marketing da Heineken, proprietária da Baden Baden, e viabilizado através do ICB (Instituto de Cerveja do Brasil)", comemora Túlio.
Foram produzidos mil litros e a Verace irá ficar com 250 litros e a Baden Baden com 750 litros. A apresentação das cervejas para o público ocorrerá no Mondial de La Biere de São Paulo, entre 30 de maio 02 de junho de 2019. Posteriormente a Verace deve apresentar o produto em eventos a serem divulgados.
A cerveja colaborativa produzida pela Verace é uma Lager escura, originária de Praga, República Checa, e mais comum no Leste Europeu. O caráter principal é o equilíbrio entre a base mais maltada, devido o uso de maltes mais modificados, Vienna com maltes caramelo a tostados, e lúpulos nobres, no caso o Mantiqueira e Lublin. Muito agradável ao paladar, com elevado drinkability, predominam sabores complexos e equilibrados de chocolate, caramelo, nozes e café, muito bem combinados com os aromas dos lúpulos. Amargor também ajuda a balancear o residual mais doce dos maltes.Características da cerveja: ABV: 4,5%, IBU: 25. Copo ideal: Lager. Temperatura ideal de consumo: 2 a 3 graus centígrados. Coloração: Ambar.
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil:
A HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias, em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC), e uma xaroparia, em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Kaiser, Bavaria, Amstel, Kirin Ichiban, Schin, No Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn e Glacial. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína e Viva Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.
Sobre a Cervejaria Verace:
A Verace já nasceu conquistando muitas medalhas e prêmios em grandes concursos nacionais e internacionais com suas cervejas. Lançou diversos rótulos e ainda recebeu novos sócios, com a entrada do Grupo PGS. “Posso resumir que o primeiro ano da Verace foi de muito aprendizado e conhecimento sobre o mercado cervejeiro. O segundo ano definitivamente foi marcado pela consolidação da marca, pois é uma marca hoje conhecida principalmente por sua alta qualidade e já nos preparamos para o terceiro. Este, com certeza, será o ano mais importante de todos, pois queremos ampliar nosso mercado consumidor, além do conhecido nicho cervejeiro, para que todos conheçam e tenham acesso às nossas cervejas e possam encontrá-las facilmente. Este é o nosso grande desafio”, declara Marcelo Paixão, um dos novos sócios da cervejaria.
A Verace é uma cervejaria que chama atenção pelos números que apresenta, mesmo sendo tão jovem. A cervejaria iniciou sua trajetória com uma capacidade de produção de 30 mil litros por mês, em agosto de 2016. A primeira ampliação se deu em janeiro de 2017, com uma nova capacidade de produção de 40 mil litros/mês e, em outubro de 2017, foi para 55 mil litros/mês. É um crescimento importante para uma cervejaria tão nova, em um mercado em amplo crescimento. A expectativa é que, para os próximos dois anos, a produção chegue a 110 mil litros/mês, além da conquista de novos mercados consumidores.
Fonte: Primeiro Plano Comunicação
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