Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 31 de julho de 2018

Wine to You traz ao Brasil o francês Tarani, o Malbec original


Com um belo frescor, muita elegância e na boca muita fruta, os Taranis são vinhos adaptados ao clima brasileiro. Sua cor é de um vermelho profundo e escuro, daí ser também chamado de vinho negro.

Presente em mais de 18 países, o Tarani é um vinho Malbec produzido pela Vinícola francesa Vinovalie e distribuído no Brasil, com exclusividade pela Wine to You. Diferente dos Malbec presentes no Brasil, que normalmente são de origem argentina, o Tarani é a versão original da cepa Malbec, francesa. Atualmente, a distribuidora trabalha com dois rótulos da marca: o Tarani Reserve Cahors Malbec 2012 e o Tarani IGP Comté Tolosan Malbec 2016.

O primeiro rótulo, o reserve de 2012, é um vinho frutado, de cor vermelha escura com tons roxos. No nariz é complexo, com aromas intensos de frutas vermelhas maduras, nuances orientais de amêndoas tostadas, madeira discreta, especiarias e notas leves de baunilha. No paladar é concentrado e com notas de pimenta do reino, com final persistente. Um vinho apto ao envelhecimento podendo ser guardado de 8 a 10 anos. O Tarani Réserve é o vinho ideal para ser degustado em momentos especiais ou num encontro a dois. Perfeito com carnes vermelhas grelhadas ou com molho é presença obrigatória em churrascos.

Já Tarani 100% Malbec IGP Comté Toulousan 2016, é um vinho de cor escura, com tons de roxo. No nariz, frutas pretas, mirtilo e amora preta com um toque leve de baunilha. Na boca é carnudo, com taninos suaves e um final doce. Sedutor e frutado. Este vinho é melhor apreciado na sua juventude e pode ser guardado 5 anos. É parceiro ideal de queijos tipo gouda, emmenthal, carnes brancas e vermelhas. Com massas e pizzas fará grande sucesso. É o que os franceses chamam de "vin de copains" (vinho de amigos), aquele é escolhido para compartilhar um papo entre colegas.

A origem do Malbec é francesa. Lá, conforme a região, pode ser chamado de Cot no Languedoc, ou Auxerrois em Cahors, e Malbec em Bordeaux. No entanto, a cada dia mais se adota o nome de Malbec, por causa da fama adquirida no novo mundo. Comparando com as argentinas, as Malbecs francesas são uvas menores. Os aromas típicos da Malbec francesa são amora, ameixas (abrunho), especiarias e, quando mais velho, trufas negras.

Os Taranis são vinhos bastante frutados, nos quais o terroir fala mais alto. São vinhos adaptados ao clima brasileiro. Sua cor é de um vermelho profundo e escuro, daí ser também chamado de vinho negro. Sua maior acidez lhe confere elegância, tornando-os menos pesados e cansativos, quando comparado aos Argentinos e Chilenos. Esse maior frescor, é algo muito positivo, pois permite que os vinhos sejam mais adaptados ao clima brasileiro e lhe conferem, além de maior longevidade, um perfeito equilíbrio. Atualmente, o Tarani está presente nos 5 continentes, com destaque para: Alemanha, Austrália, Bélgica, China, Dinamarca, Estados Unidos, Japão, Índia, Israel, Hong Kong, México, Maldivas, Nova Caledônia, Holanda, Reino Unido, Suíça e Brasil.

Origem do nome - A palavra Tarani tem duas origens, a primeira de "Taranis" um deus do céu, trovão, relâmpago e chuva como o Júpiter romano. A segunda de "Tar", um grande oleiro gaulês Tarn, que morou perto perto de Gaillac, uma cidade do sul da França. Nascido no século I d.C, sua produção de cerâmicas finas e ânforas (jarras de armazenamento, muito usadas para guardar vinho) permitiu que ele se tornasse rico e famoso. Ele estabeleceu seu pequeno negócio perto de Gaillac, onde muitas de suas ânforas foram descobertas por arqueólogos com a inscrição "Tarani". Tarn também é o nome de um rio e de um departamento francês do Sudoeste.

SOBRE OS VINHOS

TARANI RESERVE CAHORS MALBEC
Vinícola: Vinovalie
País: França
Região: Sudoeste
Denominação: Cahors
Tipo: Tinto
Variedade: 100% Malbec
Álcool: 12%
Harmonização: Pratos de molho, carne vermelha e queijos.

TARANI CAHORS MALBEC
Vinícola:Vinovalie
País: França
Região: Sudoeste
Denominação: IGP Comté Tolosan
Tipo: Tinto Variedade: 100%
Malbec Álcool: 12%
Harmonização: Carnes grelhadas e queijos

SOBRE A VINÍCOLA VINOVALIE:

A Vinovalie reúne quatro cooperativas de vinhos, produtores de diferentes terroirs e denominações do sudoeste da França, que se uniram em 2004 em cooperativas. São elas: Vignerons de Rabastens, Cave de Técou (Tarn), Cave de Fronton (Haute-Garonne), Côtes d'Olt (Lot) e Domaines e Châteaux, as quais fizeram das diversidades das suas denominações Gaillac, Fronton e Cahors a sua força!

O nome Vinovalie vem das junções de Vin (vinho) + Ovalie (Rúgbi), um esporte que tem como valor fundamental o coletivo. Onde todos os biotipos têm condições de atuar.

São 470 vinhateiros e 3800ha de vinhedos.

SOBRE A WINE TO YOU

A W2U nasceu em 2014, apresentando um serviço de compra de bons vinhos, com informações sobre sua origem, tipo de uva, notas de degustação e harmonização. Atualmente, são oferecidos cerca de 100 rótulos de vinhos, entre brancos, tintos, espumantes e roses, originários da Espanha, Itália, França, Hungria e Chile. A empresa também visa apresentar novidades e tendências para o mercado brasileiro, para tanto, possui uma área exclusiva que traz informações, curiosidades, novidades e surpresas do mundo do vinho aos clientes, aproximando-os e familiarizando-os com o universo da bebida.

Onde encontrar:
Telefone: (11) 3122-9500 | (11)94353-5739
www.winetoyou.com.br|@winetoyoubrasil|contato@winetoyou.com.br
www.rosepiscine.com.br |@rosepiscinebrasil |euquero@rosepiscine.com.br

Fonte: Agência JoinUs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club