Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Stout day – 2 de novembro, comemore o dia da cerveja Stout


O Stout day é comemorado internacionalmente sempre na primeira quinta-feira do mês de novembro. Considerada um dos estilos mais representativo de cerveja, em sua composição existem sabores que remete ao café e cacau, o Stout é um dos estilos mais consumidos no planeta. A bebida apresenta uma coloração escura e opaca, sendo algumas vezes amarga, seca, ou até mesmo doce.

“O grande amargor da Stout é derivado dos maltes tostados utilizados para a produção, e esse é também o motivo pelo qual a sua coloração é sempre preta e opaca”, afirma o sócio da cervejaria Debron Bier, Eduardo Farias. “As cervejas seguem, no geral, uma linha de aroma bem achocolatado, cafeinado, com sabor de malte torrado. Possuem alto teor alcoólico variando na média entre 9 a 12%”, completa.

A bebida ainda apresenta um corpo geralmente cremoso, e sua espuma é volumosa, apresentando coloração clara até o marrom. No caso do fabricado pela Debron Bier, o estilo ainda apresenta rapadura em sua composição. “Sempre buscamos referendar nossa cultura. No caso da Stout, incluímos na receita, além de amêndoas de cacau, a rapadura, que é um produto bem regional”, comenta Farias. 

Imperial Stout - O estilo também é conhecido como Russian Imperial Stout. A cerveja é forte, escura, e foi fabricada no século XVIII pela cervejaria de Thrale em Londres, para exportação para a corte de Catarina II da Rússia. Em meados de 1781 ela ficou conhecida como Barclay Perkins Imperial Brown Stout. Em seguida, quando foi comprada pela cervejaria Courage, a bebida foi rebatizada como Courage Imperial Russian Stout (RIS).

Fonte: 4Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club