Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Fetzer investe em práticas em prol do meio ambiente e é pioneira em sustentabilidade no segmento vitivinícola

Marca compõe o portfólio da Concha y Toro e desenvolve ações com foco na reutilização de água, reaproveitamento de resíduos, redução de emissões e uso de energias renováveis 

Localizada em Mendocino, Califórnia, Estados Unidos, a Fetzer, que compõe o portfólio da vinícola Concha y Toro, é reconhecida por produzir vinhos de forma sustentável. Foi a primeira do segmento a obter a certificação Zero Waste, que reconhece empresas que lidam com resíduos de forma responsável desde a produção até a reutilização, e o domínio Green, que atesta o comprometimento das empresas com o meio ambiente. Em 2015, a vinícola também conquistou a certificação B-Corp, tornando-se parte de uma rede de mais de 1.400 empresas e organizações altamente comprometidas com o bem-estar social e ambiental. 

"Essas corporações de mais de 130 segmentos da indústria e 42 países se uniram com um único objetivo: redefinir o que é sucesso nos negócios", afirma Lucas Ribeiro, Brand manager da Fetzer Brasil. "A discussão não gira mais em torno de ser o melhor do mundo e sim ser o melhor para o mundo".

Essas distinções são fruto dos investimentos contínuos da Fetzer em ações que visam minimizar os impactos ambientais, com foco na redução do consumo de água, utilização de energias renováveis e redução das emissões de gases efeito estufa. Para ter uma ideia da dimensão dessas iniciativas, em 2016, a Fetzer implantou um sistema de tratamento que utiliza microorganismos para remover os contaminantes da água utilizada no vinhedo. Esse processo regenerativo requer frações da energia utilizada no processo tradicional, e a vinícola californiana foi a primeira dos Estados Unidos a processar 100% da sua água por meio dessa tecnologia, reaproveitando mais de 15 milhões de galões anualmente.

"A disponibilidade de água na Califórnia e no mundo é uma preocupação constante devido às mudanças climáticas", afirma Ribeiro. "A missão da vinícola é restaurar ecossistemas e comunidades, enquanto produz vinhos de alta qualidade, promovendo a saúde e bem-estar dos colaboradores, clientes e demais stakeholders".

Energia limpa e redução das emissões

O uso de energias renováveis também é prioridade na vinícola. Em 2016, quase 100% da energia utilizada no vinhedo foram provenientes de fontes renováveis e, o restante foi compensado com a utilização de Recs (Renewable Energy Credits), que basicamente, é a compra de energia limpa. "Projetos de eficiência energética reduzem os custos operacionais a longo prazo e permitem investimentos em novas tecnologias e práticas inovadoras", avalia Ribeiro.

A Fetzer também monitora e divulga proativamente suas emissões de gases de efeito estufa para o Climate Registry desde 2005. Em 2016, a vinícola deu um grande passo rumo a sustentabilidade e reafirmou o seu compromisso com o meio ambiente ao tornar-se CarbonNeutral pela Natural Capital Partner.

"Isso significa compensar as emissões remanescentes e rever os processos em cada etapa da vinificação", diz o Brand manager. "A Fetzer cultiva suas uvas organicamente e utiliza práticas regenerativas, como pastoreio de ovelhas, uso de cultura de cobertura e fertilizantes naturais".

Desperdício zero

Além de reutilizar a água e investir em projetos de eficiência energética, a Fetzer tornou-se, em 2014, a primeira empresa de vinho do mundo a receber a certificação Zero Waste do U.S Business Council. Em 2016, a companhia atingiu a marca de reaproveitamento de resíduos de 99,2%, por meio de uma série de práticas que incluem: 
Compostagem das cascas e sementes das uvas e reaproveitamento nos vinhedos;
Coleta e compostagem de resíduos orgânicos;
Utilização, coleta e compostagem de produtos biodegradáveis como copos, pratos e outros utensílios;
Coleta seletiva de papel, papelão, plástico, garrafas e latas;
Reciclagem de materiais durante o processo produtivo.

As ações de sustentabilidade da Fetzer impactam diretamente na qualidade e sabor dos seus produtos. A filosofia da empresa é que o que é bom para a terra, é bom para a uva e uvas boas fazem os melhores vinhos. A região onde a vinícola está localizada é uma das áreas mais atraentes para a prática da vinicultura e, atualmente, a marca californiana é uma das mais vendidas no mercado americano, possuindo um alto potencial de crescimento em outros mercados, incluindo o Brasil.

Sobre a VCT

Fundada em 2008, a VCT, filial e distribuidora da Vinícola Concha y Toro no Brasil, tem em seu portfólio os produtos das vinícolas Concha y Toro (Chile), Trivento (Argentina) e Fetzer (USA).

Sobre a Fetzer

Fetzer é uma das dez marcas mais vendidas no mercado americano e líder no segmento de práticas sustentáveis; um compromisso que marca a sua trajetória de 48 anos. Fundada em 1968, por Barney Fetzer na província californiana Mendocino, umas das principais regiões vitivinícolas americanas, cresceu sob o mote "O que é bom para terra, é bom para uva e uvas boas fazem os melhores vinhos". Com localização perfeita para o cultivo de uvas, a história da vinha preserva o legado de Barney Fetzer, com safras excepcionais. Foi a primeira vinícola a obter o certificado Zero Waste e o domínio "Green". Uma empresa tradicional e mundialmente reconhecida por ser pioneira em sustentabilidade. A qualidade de seus consistentes lançamentos de personalidade singular ultrapassa fronteiras e conquista apreciadores em todo o mundo. Entre 2010 e 2011, a Concha y Toro incorporou a atividade produtiva e comercial da Fetzer Vineyards, bem como as instalações principais em Hopland, Califórnia, nos Estados Unidos.

Sobre a Concha y Toro

A Concha y Toro (CyT), fundada em 1883, foi a primeira vinícola a abrir ações na Bolsa de Nova Iorque, em 1994. Dois anos depois, criou a Vinícola Trivento Bodegas y Viñedos na Argentina e, em 2008, iniciou sua operação no Brasil com a criação da VCT Brasil. Após aquisição da vinícola californiana Fetzer Vineyards, em 2011, posicionou-se entre as cinco maiores produtoras e exportadoras mundiais de vinho. Seus produtos são comercializados em mais de 140 países e, no Brasil, é líder do segmento de vinhos importados.

A vinícola possui 10.700 hectares de vinhedos próprios, uma área plantada que lhe permite garantir alta qualidade na produção e cultivo de variedades vitiviníferas (as uvas que são mais apropriadas para fazer vinhos finos). A companhia vem conquistando vários títulos no decorrer de sua trajetória, a exemplo de "Marca de Vinhos Mais Poderosa do Mundo" (2014-2015 Intangible Business); "International Best Drinks Company of the Year" (Drinks Business Awards 2015); por 16 vezes foi eleita a "Vinícola do Ano" (Wine & Spirits).

Por três vezes consecutivas foi indicada como a "Marca de Vinho mais admirada do mundo" (Drinks International, 2011 –2012 –2013) e apontada pelo Diário Financeiro e pela PwC como a empresa mais admirada do Chile; além de possuir uma história de mais de 130 anos de sucesso, reconhecida pelas publicações de maior prestígio mundial. Dentre suas principais marcas estão: Casillero del Diablo, Reservado, Trio, Marques de Casa Concha e Don Melchor.

Sobre a Fetzer

Fetzer é uma das dez marcas mais vendidas no mercado americano e líder no segmento de práticas sustentáveis; um compromisso que marca a sua trajetória de 48 anos. Fundada em 1968, por Barney Fetzer na província californiana Mendocino, umas das principais regiões vitivinícolas americanas, cresceu sob o mote "Rebels".Com localização perfeita para o cultivo de uvas, a história da vinha preserva o legado de Barney Fetzer, com safras excepcionais. Foi a primeira vinícola a obter o certificado Zero Waste e o domínio "Green". Uma empresa tradicional e mundialmente reconhecida por ser pioneira em sustentabilidade A qualidade de seus consistentes lançamentos de personalidade singular ultrapassa fronteiras e conquista apreciadores em todo o mundo. Entre 2010 e 2011, a Concha y Toro incorporou a atividade produtiva e comercial da Fetzer Vineyards, bem como as instalações principais em Hopland, Califórnia, nos Estados Unidos. 

Sobre a VCT Brasil

A VCT Brasil, filial e distribuidora da Vinícola Concha y Toro no Brasil, tem no seu portfólio todos os produtos das vinícolas Concha y Toro (Chile), Trivento (Argentina) e Fetzer (USA).

Fonte: Grupo CDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club