Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Lucifer - Degustação nº 1061


Quando a cervejaria Liefmans faliu, a cerveja Lucifer caiu nas mãos da cervejaria Duvel Moortgat. Inicialmente a Lucifer foi lançada pela ex-cervejaria Riva como uma Blond Strong Ale no início dos anos 80. Como a cervejaria Moortgat concentrou-se nas fruitbeers da Liefmans, a Lúcifer estava destinada a desaparecer. Então, a Duvel Moortgat e a Het Anker entraram em um acordo para que a última pudesse produzir e vender a Lúcifer.

Cervejaria: Het Anker
Origem: Bélgica
ABV(%): 8
Estilo: Belgian Golden Strong Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração dourada, com corpo turvo. Sua espuma de cor de branca, cremosa e densa apresentou ótima formação e persistência, apresentando excelente transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a cereal e mel. Presença de ésteres frutados, frutas amarelas, além de especiarias. O lúpulo é leve e floral. Com os 8 % ABV, o álcool é perceptível, mas não atrapalha o conjunto. O sabor acompanha o aroma, com dulçor moderado, leve amargor, além de provocar médio aquecimento na garganta.

O aftertaste é duradouro com leve adocicado. O corpo médio-baixo e carbonatação mediana. Médio a baixo drinkability. Muito boa!

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club