Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CULINÁRIA: RECEITA PARA COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DA CERVEJA

Frango Assado com Cerveja Preta e Purê de Batata Doce



Ingredientes:2 coxas com sobrecoxa de frango;
700 ml cerveja preta;
50 ml vinagre de vinho tinto;
1 colher de sopa de colorau;
4 dentes de alho;
alguns raminhos de alecrim;
1 colher sopa cheia de farinha de trigo;
450 g batata doce;
50 g manteiga;
100 ml creme de leite;
algumas cebolinhas;
Sal e pimenta do reino;

Modo de preparo:
Tempere o frango com sal e pimenta, colorau e coloque em um pote junto com alguns dentes de alho, alguns ramos de alecrim e metade da cerveja. Deixe na geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte, retire o frango da marinada (guarde ela) seque com papel toalha e coloque em uma assadeira com o lado da pele para cima. Derrame um pouco da marinada no fundo da assadeira e leve ao forno alto, por cerca de 40 minutos.

Se o fundo da assadeira secar, derrame mais um pouco da marinada. Para saber se o frango está pronto, espete a ponta de uma faca na junta entre a coxa e a sobrecoxa. Se o líquido que escorrer ainda estiver rosado, deixe mais tempo no forno.

Enquanto o frango assa, descasque as batatas doces, corte em cubos e cozinhe. Quando estiverem macias, escorra e amasse. Adicione um pouco de creme de leite e manteiga e misture até que a manteiga derreta. Tempere com sal e pimenta e cheiro verde picado.

Retire o frango do forno, deixe as coxas descansarem sobre uma tábua enquanto se faz o molho. Coloque a assadeira sobre a boca do fogão, e deixe que fique quase seca e salpique com um pouco de farinha de trigo. Raspe o fundo da assadeira e adicione o restante da cerveja. Deixe ferver até engrossar, passe por uma peneira e sirva acompanhando o frango.

Fonte: http://gshow.globo.com/receitas/receitasgshow/frango-assado-com-cerveja-preta-e-pure-de-batata-doce-53da7b874d38857747000051

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club