Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CERVEJA NO COPO OU NO GARGALO?


Onde a bebida é melhor, no copo ou na garrafa?


O recipiente influi no sabor da bebida. Saiba como e por que.

Beber cerveja direto na garrafa ou em uma latinha pode prejudicar a degustação da bebida. Isso acontece porque essas embalagens impedem que a pessoa sinta o aroma da cerveja, e o olfato está diretamente ligado ao paladar, já que ele é responsável por identificar sabores específicos.

Por isso, o copo é o utensílio mais recomendado para consumir qualquer tipo de bebida. Mas ainda assim é preciso estar atento ao material com o qual ele é feito. O plástico, por exemplo, possui alguns componentes que passam para o líquido. Essas micropartículas, chamadas "polímeros", se desprendem das paredes do copo e se misturam com a bebida, "contaminando" o sabor. Já a latinha de alumínio, apesar de ter a vantagem de gelar mais rápido, possui substâncias voláteis que se agitam mais quando a temperatura se eleva. Elas fazem com que o gás escape mais rapidamente.

O material ideal para o copo é o vidro, que é impermeável e demora para interagir quimicamente com a bebida. Por ser menos poroso que o alumínio e que o plástico, ele também é mais eficientes na hora de reter o gás.

E você bebe no copo ou no gargalo?

FONTE: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/onde-a-bebida-e-melhor-no-copo-ou-na-garrafa/?cHash=6a799c2a357d3a2e687616256af94b0e

2 comentários:

  1. Uma contribuição para o post, que super interessante:
    - Lave muito bem o copo antes de servir a cerveja. Restos de saponáceos ou gordura restante no copo podem “matar” a espuma e liquidar o seu prazer de beber.
    - Bolhas muito grandes e não duradouras na espuma e bolhas que se prendem ao longo do copo, na parte do líquido, são sinais de copo mal lavado.
    - Prefira servir a cerveja com o copo levemente molhado, o que favorece a criação da espuma.
    - Se alguém lhe oferecer, para fazer "firula", um copo gelado, recuse. O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida a ponto de alterar-lhe o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.
    - Recuse a cerveja (mesmo as Pilsen!) quando a temperatura estiver abaixo de 2ºC, o que amortecerá as suas papilas gustativas e você não sentirá o gosto da cerveja.
    - LEMBRE-SE: Cerveja “estupidamente gelada” é apenas para quem não conhece de cerveja, para aqueles que querem apenas um líquido refrescante ou então para disfarçar o gosto de uma cerveja ruim.
    Ricardo - RAM

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club