Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Göttlich Divina! - Degustação nº 31


Esta cerveja é elaborada com matéria-prima das regiões de maior tradição no Mundo (Alemanha e República Tcheca). Uma Cerveja que inova com o seu especial processo de Dry Hopping. No método tradicional de adição de lúpulo, no qual ele é adicionado na fase de fervura e onde a liberação das substâncias depende do tempo em que o ele ficará fervendo, muitas características são amenizadas ou até perdidas por conta das borbulhas ferventes. No Dry Hopping o lúpulo é adicionado à mistura após a fervura, sem ou quase sem borbulhas, para evitar que os aromas sejam volatilizados. Cerveja nacional produzida em Joinville-Santa Catarina.

Cervejaria: Opa Bier (“Cerveja do Vovô”, em alemão)
ABV(%): 5,8
Estilo: Specialty Beer
Embalagem: Garrafa de 600 ml

É uma cerveja de trigo, porém com uma peculiaridade, leva guaraná natural em sua receita. Apresenta coloração amarela e turva. Sua espuma de cor branca apresentou formação densa com média duração, com uma boa transição de renda no copo e presença de partículas flutuantes. 

O aroma é frutado intenso remetendo a banana, cravo, guaraná e tuti-fruti. O lúpulo está presente bem leve. Álcool bem fraco ao aproximar o copo do nariz. O sabor é frutado e quase não se percebe a presença do guaraná. Este sim responsável pelo retrogosto fulgaz e levemente amargo. Corpo bem leve e nenhuma sensação de adstringência, conferem bom drinkability a esta cerveja. A percepção alcoólica é oportuna.

Em tempo, o nome Göttlich significa Divino em alemão.

Prost!
Araújo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club