Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 19 de julho de 2014

Franziskaner Hefe-Weissbier - Degustação nº 33


A Franziskaner Weissbier é uma das cervejas de trigo mais conhecidas do mundo, com mais de 600 anos. As cervejas de trigo têm uma longa história: os babilônios já apreciavam esse tipo de cerveja, que é obtida através de alta fermentação, a maneira mais antiga de se fazer cerveja.

Cervejaria: Spaten-Franziskaner-Bräu (Pertence ao Grupo Anheuser-Inbev)
ABV(%): 5
Estilo: German Weizen
Embalagem: Garrafa de 500 ml

Dentre todas as cervejas de trigo que experimentei até o momento, a Franziskaner está entre as melhores. Trata-se de uma cerveja de coloração dourada e turva. Apresentou uma espuma de cor branca, cremosa, grande e persistente, com uma boa transição de renda no copo e presença de muitas partículas em suspensão. 

No aroma intenso e frutado percebe-se a presença de cravo, banana e mel. A presença do lúpulo é quase imperceptível, apresentando talvez um toque floral. Álcool bem fraco ao aproximar o copo do nariz. Sabor frutado, com toque de banana, frutas brancas e cravo. O lúpulo continua levíssimo e suave. 

O retrogosto é médio e frutado, com gostinho de cravo e levíssimo amargor. Corpo médio e rescência idem, conferem bom drinkability a esta cerveja, que possui leve adstringência. A percepção alcoólica é oportuna. Cerveja refrescante e boa para ter sempre em casa.

Prost!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club