Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 20 de julho de 2014

Burgman Stout - Degustação nº 38


Cerveja nacional, fabricada pela cervejaria Burgman de Sorocaba. Esta cerveja ganhou a medalha de Bronze no Festival Brasileiro da Cerveja de 2014.

Cervejaria: Burgman
País: Brasil
ABV(%): 7
Estilo: Sweet Stout
Embalagem: Garrafa de 600 ml

É uma cerveja de coloração preto intenso e opaca. Sua espuma de cor marrom apresentou formação densa, cremosa e de curta duração, com uma justa transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a tostado com toques de chocolate, caramelo e café, sendo de forma média. Percebe-se o lúpulo com toque frutado. Presença de álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte tostado se sobressai juntamente com um leve dulçor. Ao degustá-la sente-se uma boa robustez e o médio amargor. 

O aftertaste é médio e amargo. Com corpo médio e rescência idem, combina com variados pratos, desde uma feijoada, até queijos nobres, como o Pecorino. Também é ótima com sobremesas e doces, em especial os feitos à base de chocolate.. Adstringência inexistente. A percepção alcoólica é oportuna. 

Zdorov!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club