Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Vinicius Demian cria coquetel com impacto social


Campeão da etapa brasileira do World Class, competição que define o bartender mais completo do mundo, o paulista Vinicius Demian já se prepara para o desafio internacional, que se inicia nesta segunda-feira, em Sidney, na Austrália. Como parte da primeira etapa da competição, o profissional do Santana Bar criou, ainda antes de embarcar, um coquetel com a proposta de gerar impacto na comunidade.

Circle, coquetel criado por Vinícius, é composto pela mistura de Ketel One Vodka com um cordial de laranja criado a partir dos insumos da fruta, exceto pelo suco. Este último é engarrafado e entregue para a campanha “Gente é pra Brilhar”, que distribui diariamente marmitas para pessoas em vulnerabilidade social. 

A criação nasceu de um desafio proposto por Ketel One como primeiro drink da etapa internacional do World Class. Seguindo seu propósito de estimular a criação de coquetéis e experiências que deixam o mundo melhor, a vodca holandesa desafiou os participantes ao redor do mundo a desenvolverem receitas em cujo processo a comunidade local fosse impactada de uma maneira que realmente fizesse a diferença. 

“A ideia foi agregar a um projeto que já é muito bom, que funciona muito bem como o “Gente é Pra Brilhar’” diz Vinicius ao comentar sobre como buscou atender aos requisitos desta fase da competição. “O conceito do coquetel é escalável, ou seja, pode ser ampliado para que outros bares também possam contribuir”, completa.
 
Para se classificar para a disputa internacional, o bartender precisou vencer outros 256 profissionais do Brasil, vindos de 19 estados. No primeiro desafio da final nacional, os 12 selecionados também tiveram que preparar um drink de acordo com os princípios de Ketel One Vodka utilizando elementos reutilizáveis. Depois, já no dia da grande final ao vivo, eles apresentaram dois coquetéis autorais utilizando Johnnie Walker e Tanqueray NºTen. No desafio com que sagrou Vinicius como campeão, os 4 bartenders selecionados foram avaliados numa prova de velocidade, na qual tiveram de criar 6 drinks em 6 minutos utilizando destilados do portfólio Reserve da Diageo.
 
Na Austrália, Vinicius competirá ao lado de representantes de outros 49 países. Todos selecionados a partir de etapas locais de classificação. A disputa se inicia neste dia 12 e dura até a quinta-feira, dia 15, quando será anunciado o grande vencedor.
 

O World Class Competition
Organizado todos os anos pela Diageo, líder global no segmento de bebidas premium, o World Class Competition é reconhecido como o maior e mais respeitado torneio de coquetelaria do mundo. A competição é uma das iniciativas que a companhia realiza para fomentar a cultura de drinques, desenvolver os profissionais da categoria e, assim, levar todo segmento a um novo patamar.
 
“O World Class Competition é um concurso para ir além dos melhores coquetéis. Ele é pensado para valorizar o bartender, seus conhecimentos e técnicas. É reconhecer e desenvolver esta profissão”, diz Manoela Mendes, diretora do portfólio Reserve da Diageo. “Queremos que o bartender tenha tanto prestígio quanto um chef de cozinha”, completa.
 
Com este mesmo objetivo, a companhia também criou a Diageo Bar Academy, que fornece diversos módulos de treinamentos para bartenders em mais de 40 países, e o projeto Learning For Life, programa de capacitação profissional na carreira de bartender voltado a adultos em situação de vulnerabilidade social e desempregados que já formou mais de 22 mil pessoas. Dentre elas, a campeã do World Class Brasil 2021, Bianca Lima.

Fonte: Index Conectada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club