Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Confira dicas para acertar na compra de queijos

Frederico Antonio Teixeira, da rede Oxe!É de Minas (BA) & Juliana Cavalcante, da empresa Lá do Interior (SP)

Com incontáveis variações de tipos, formatos, cores, aromas e sabores, os queijos estão presentes na mesa do brasileiro do café da manhã ao jantar, passando pelas festas e recepções caseiras e profissionais. Porém, nem sempre o nosso orçamento acompanha nosso paladar cada vez mais exigente e a busca por iguarias diferentes, certo? Por isso, é preciso contar com a ajuda dos profissionais da área, os queijistas, para acertar na compra e ter a maior satisfação possível por cada centavo investido.

Quem nunca passou pela frustração de comprar um queijo diferente, com embalagem bonita e cheio de ingredientes exóticos, mas, ao degustar, sentir que não valeu a pena? É certo que, com a ajuda de um queijista, você não passaria por essa situação. Isso porque os queijistas são como os baristas para o café e os sommeliers para vinhos e cervejas.

Segundo o presidente da ComerQueijo (Associação de Queijistas do Brasil), Falco Bonfadini, tem sido um desafio manter a iguaria na mesa do brasileiro em tempos de alta de preços de laticínios. “Por isso, investimos na capacitação de profissionais preparados para receber os queijos produzidos, cuidar deles com o mesmo carinho que o produtor e saber transmitir toda a riqueza cultural que vem com eles", explica.

Confira abaixo dicas da ComerQueijo para acertar na compra:


Procure casas especializadas que tenham um queijista presente;

Avalie a ocasião em que vai consumir o queijo. Para lanches e cafés, costuma-se adquirir queijos mais frescos e leves, como frescais ou boursins (aqueles pastosos ou semi cremosos, condimentados com ervas finas). Ou ainda os de sabores menos acentuados, como meia cura e de massa filada. Para brunchs e entradas, pode-se optar por queijos mais curados, como parmesão ou Alagoa, ou mesmo os com sabores mais pungentes, como gorgonzola ou de cabra;

Identifique seus tipos de leites preferidos: de vaca, búfala, cabra ou ovelha? Mas é importante não se fechar e tentar sempre provar outras opções;

Compre queijos em quantidade que será consumida rapidamente, evitando que fique muito tempo já cortado ou estocado em casa;

Procure por queijos de produtores com procedência confiável, com certificações de qualidade e todos os registros sanitários especificados na embalagem.

 

Formação de queijistas

Neste final de semana (24 e 25), a ComerQueijo promove o primeiro Curso de Formação de Queijistas do país. Ele acontecerá dentro do Festival do Queijo Artesanal de Minas, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte e é voltado para profissionais, amadores e, claro, para os entusiastas dos sabores, aromas e da cultura do queijo!

Saiba mais sobre os especialistas queijistas na página da ComerQueijo.

 

Fonte: Izabela Ventura


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club