Trata-se do Feijão Manteiga com Bochecha de Porco Alentejano. Rico em sabor, o prato legitimamente brasileiro tem um toque português, mas com a cara do Brasil. A receita foi sugerida pela chef Rita Campos Simão, do Café Alentejo, em Évora, em Portugal.
Para harmonizar, Fred Benjamin, embaixador dos Vinhos do Alentejo 2018, selecionou três vinhos tintos encorpados e potentes para uma perfeita harmonização com o prato, obtendo assim uma boa experiência gastronômica sem sair de casa.
1 kg de bochechas de porco alentejano
2 cebolas picadas
4 dentes de alho
1 linguiça
4 cenouras
1 couve lombarda
louro
azeite a gosto
sal pimenta e malagueta a gosto
arroz para acompanhar
PREPARAÇÃO
Cozem se os feijões e as bochechas na panela de pressão separadamente. Num tacho coloca-se a cebola e o alho a refogar com o azeite até ficar transparente.
Adicionam se os legumes para cozinharem ( cenoura e couve ), depois as carnes previamente cozidas e desfiadas e, por fim, o feijão.
Deixa-se tudo ferver para todos os aromas se misturarem.
Rectificam-se todos os temperos de modo a ficar o mais gostoso possível.
Dicas do sommelier para harmonizar
Como trata-se de uma rica em sabor e ideal para o inverno, Fred Benjamin, embaixador 2018 dos Vinhos do Alentejo no Brasil, recomenda vinhos tintos encorpados e potentes para uma perfeita harmonização com o prato. Abaixo, as sugestões do especialista:
Sugestão 1
Bom Juiz Reserva Tinto – Carmim – Doc Alentejo da Sub-regiao de Reguengos - O vinho estagia em barricas durante 1 ano e meio é elaborado com as castas Alicante Bouchet, trincadeira e aragonez.
Sugestão 2
Mouchao – Herdade do Mouchao - Doc Alentejo da Sub- Regiao de Portalegre – Elaborado com Alicante Bouchet e Trincadeira estagia em lagares o vinho estagia 24 meses em tonéis de 5,000 litros de carvalho português, macacaúba e mogno.
Sugestão 3
Marques de Borba Reserva – Joao Portugal Ramos – Doc Alentejo da Sub regiao de Borba – Elaborado com as uvas Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional Estágio: 18 meses em meias pipas novas de carvalho francês.
SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.
Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt
Fonte: S/A LLORENTE & CUENCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club