Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Quatro coisas que você nem imagina sobre um bar especializado em cerveja artesanal



A variedade de copos - são mais de 60! - e a estrutura para armazenamento de barris são algumas das especificidades que diferenciam estes estabelecimentos. O sócio da Bier Vila, Ulysses Kreutzfeld, aponta ainda outras questões como a gestão da carta e a presença de sommeliers na equipe

Com a onda da cerveja artesanal, se tornou comum encontrar os rótulos especiais dos botequins aos restaurantes. Mas essa mudança no consumo da bebida provoca alterações ainda mais profundas na estrutura das casas que são, de fato, especializadas. É o caso da Bier Vila, em Blumenau (SC), que completa sete anos em 2018 e foi uma das pioneiras no Brasil na exclusividade de rótulos artesanais. Além de contar todos os dias com 30 opções de chopes diferentes engatados, o local traz um cardápio que ressalta ingredientes e pratos típicos da região, o que faz dele uma opção para os turistas.

Ulysses Kreutzfeld, sommelier e sócio da Bier Vila, afirma que para investir neste ramo, é preciso pensar não só nas demandas que ele exige, mas também em diferenciais para atrair o público. “Trabalhar com cerveja artesanal requer conhecimento e pesquisa. Além disso é preciso oferecer mais do que apenas a bebida e, sim, uma experiência única para o visitante”, diz. 

Ele separou quatro curiosidades que passam despercebidas pelo público, mas que fazem toda a diferença para um espaço especializado em cerveja artesanal:

- Estrutura: segundo Ulysses, este é um dos pontos primordiais. Investir em um local adequado tanto para receber, quanto para armazenar os produtos é imprescindível. “Na Bier Vila temos duas câmaras frias: uma para recebimento e outra diretamente conectada às torneiras, servindo o cliente. Assim conseguimos evitar a oscilação de temperatura e garantir a qualidade da bebida”, diz. Como a casa atende blumenauenses e também turistas, a rotatividade dos chopes é grande. “É importante pensar nessa logística para que o chope possa descansar antes de ser servido”, comenta. 

- Opções para todos os públicos: investir em boas cervejas é essencial. Mas isso está longe de significar restringir o consumo. "No início da Bier Vila, era comum que os consumidores buscassem por marcas comerciais e, ao perceber que não encontrariam, irem embora. Aos poucos aprendemos que é preciso ter opções artesanais que sejam uma porta de entrada para este público", comenta Ulysses. Hoje, a casa conta com mais de 300 rótulos que vão dos regionais aos importados e que atendem desde quem está descobrindo este universo até os cervejeiros mais exigentes. 

- Copos: são mais de 60 tipos diferentes na Bier Vila. Contabilizando que são pelo menos 10 de cada um, isso resulta em mais de 600 recipientes diferentes. “O copo é responsável por ressaltar os aromas e sabores. Por isso, para que a experiência seja completa, ele é fundamental”, afirma.

- Profissionais capacitados: uma equipe especializada vai saber não só vender melhor o produto quanto proporcionar uma vivência exclusiva para o cliente. “Na casa contamos com cinco sommeliers, que são responsáveis não só por apresentar para o consumidor as opções de cervejas artesanais que temos, mas também indicar as harmonizações possíveis com os pratos do cardápio. Das 11h às 23h, horário de atendimento da casa, sempre há um sommelier à disposição", afirma.

Para Ulysses, o mais importante é acompanhar este universo. “Este mercado está crescendo e novas cervejarias e rótulos surgindo. É preciso estar atento as novidades e também procurar trazer novas experiências para o público”, encerra.

A Bier Vila fica localizada no Empório Vila Germânica, na Rua Alberto Stein, 199, bairro Velha.

Sobre a Bier Vila
Uma das pioneiras na exclusividade de venda de cervejas artesanais no país, a Bier Vila fica em Blumenau (SC) e comemora sete anos em 2018. Além de centenas de rótulos na carta de cervejas e estrutura para servir concomitantemente até 30 chopes diferentes, a casa serve também dezenas de opções gastronômicas inspiradas em países europeus.

A Bier Vila funciona 365 dias por ano, das 10h às 23h. Mais informações em www.biervila.com.br.

Fonte: Melz Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club