Inventada por monges da Baviera no ano 1629, a Doppelbock é uma versão mais forte da Maibock, uma cerveja já fabricada em Munique desde o ano de 1614. A intenção dos monges era driblar as regras rígidas do período de jejum pelo qual passavam, que tradicionalmente começava no dia 2 de abril. Cerveja não era considerada “comida” e, portanto, os monges não quebravam as regras.
Até hoje, o termo “pão liquido” é usado para esse “rei” das cervejas. Maltes escuros nobres, uma pequena parte de malte caramelizado e um processo de fabricação suave resultam nessa cerveja com mais de 18% de mosto original.
Cervejaria: Wieninger
Origem: Alemanha
ABV(%): 7,5
Estilo: Doppelbock
Embalagem: Garrafa de 500 ml
Cerveja de coloração castanho escuro, com tons rubi contra a luz, com espuma castanho escuro de boa formação, persistente e com excelente transição de renda no copo.
No nariz, intenso aroma de caramelo, toffe, leve chocolate e tostado. Senti ainda notas lembrando frutas escuras e frutas secas. O sabor acompanha o aroma, com dulçor moderado, além de leve amargor. A cerveja tem sabor adocicado sem ser enjoativo. Presença de álcool perceptível ao aproximar o copo do nariz, porém valoriza o conjunto.
Cerveja com corpo médio-alto, carbonatação médio-baixa e textura aveludada. Aftertaste duradouro e levemente amargo. Cerveja com média drinkabilidade. Muito boa!
Prosit!
Luiz Araújo
Prosit!
Luiz Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club