Apesar da crise, primeiro semestre registrou os melhores dados dos últimos quatro anos
O mercado do vinho no Brasil teve um comportamento positivo, apesar do cenário de crise do país. A venda de vinhos espumantes, a grande estrela do mercado nacional, passou de 18,1 milhões de litros, em 2011, para 22,5 milhões de litros, com um crescimento de 24%, no ano passado. Os números são alvo de debates no Seminário Vinho & Mercado 2017, realizado na terça-feira, dia 22, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Baco Multimídia.
Segundo Valdiney Ferreira, diretor-executivo da Vinisa Projetos, coordenador do Seminário e do programa de Formação Executiva Wine Business da FGV, a tendência do mercado brasileiro de espumantes é o aumento da participação dos nacionais, que hoje detêm uma fatia de 85% desse mercado, com um volume de 19 milhões de litros comercializados em 2016. Segundo Ferreira, o espumante nacional está com uma qualidade boa. “É um vinho alegre e leve, que capturou o espírito do Brasil”, explicou.
A tendência positiva se confirma nos dados da Ideal Consultoria relativos ao primeiro semestre de 2017, apresentados no evento por Marcelo Copello, sócio-diretor do Grupo BACO Multimídia. O especialista em vinhos e mercado informou que a importação de vinhos cresceu 38% em volume e 27% em valor no período. As exportações de espumantes também tiveram bom desempenho, com um aumento de 37% em volume e 24% no valor, totalizando 1,14 milhão de litros e U$ 2,74 milhões. “Os dados de 2017 são positivos. Tivemos o melhor semestre em importações dos últimos quatro anos”, observou.
O evento, que levou especialistas, players do setor e amantes do vinho ao Centro Cultural da FGV, no Rio, teve também em sua abertura a participação de Paulo Lemos, diretor do FGV IDE; Paulo Sergio de Souza Coelho, superintendente do IDE FGV Management-Rio; e Sergio Queiroz, sócio-diretor do Grupo Baco.
O seminário contou com mesas sobre mercado de bebidas no Brasil e no mundo, cenário atual da importação, construção e posicionamento de marcas, criação de cooperativas de produtores como modelo de expansão, implantação de e-commerce para esse mercado, além de apresentações de vinicultores e responsáveis por institutos e associações do vinho do Brasil e de outros países.
Nomes de destaque da indústria do vinho, como Diego Bertolini, gerente de promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), e Phillipe Mével, diretor de enologia da Chandon Brasil – LVMH, também participaram.
O Seminário Vinho & Mercado 2017 integra a quinta edição do Rio Wine and Food Festival. Até o dia 27, uma série de atividades, que vão desde atrações de enogastronomia à feira de negócios, aproximará o grande público de bebidas nacionais e de diferentes partes do mundo.
Serviço:
Informações:http://www.riowineandfoodfestival.com.br
Fonte: Insight Comunicação
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