Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Martini na São Paulo Fashion Week

A Martini marcou presença na São Paulo Fashion Week 2017. O lounge da Mercedes-Benz e o backstage do desfile do estilista Amir Slama​​ receberam o charmoso carrinho da Martini para um brinde especial com Martini&Tonic, o drinque do próximo verão, que fez o maior sucesso entre os convidados.

Fonte: LLorente & Cuenca

Workshops gratuitos no Park BeerFest do ParkShoppingCampoGrande

Evento da comunidade cervejeira reúne também música, foodtrucks e as melhores cervejas artesanais cariocas

No mês de setembro, o ParkShoppingCampoGrande realizará o evento com várias marcas de cerveja artesanal produzidas na cidade: é o Park BeerFest 2017, que vai do dia 1 a 3 e de 7 a 10 de setembro, das 15h às 23h. No local haverá workshops sobre cerveja, foodtrucks com culinária artesanal, shows, DJ, mesas de sinuca e pebolim.

O público terá acesso gratuito a palestras com mestres cervejeiros, sommeliers de cerveja e empresários da área sobre ingredientes, estilos, escolas e modelos de negócio. Os visitantes poderão conhecer mais sobre o processo de produção na troca de experiências de quem faz e quem consome, com destaque para as novas marcas Barril BeerTruck, Cerveja Máfia e FassBier.

O Park BeerFest foi idealizado para divulgar e estimular a cadeia produtiva da cerveja artesanal carioca, apresentando em primeira mão as novidades deste segmento a um público apreciador da bebida e partidário do princípio “beba menos, beba melhor”.

Terá show todos os dias às 21h. No dia 01/09 entra Rádio Rock Hitz, já no dia 02/09 a atração fica por conta do Mr. Bigode; no dia 03/09 é a vez do Trucco; em 07/09 o Cabelera; 08/09 Dama de Copas; 09/09 B-SideRockers e o dia 10/09 fecha com Rodrigo Lamore& Banda. Nos intervalos, as pick-ups são comandadas pelo DJ EVA, que viaja entre o rock, pop-rock e eletro, como fundo musical para a experiência gastronômica.

Quem for ao Park BeerFest 2017 terá a oportunidade de subir no palco com microfone e soltar a voz no Karaokê. 

Workshops: todos os dias às 17h. Gratuito

01/09: Guilherme Rebelo, cervejeiro caseiro desde 2013, sócio da Cervejaria Araribóia. Tema: Água, maltes, lúpulo e levedura – 4 insumos e muita história.

02/09: Raphael Miranda, sommelier de cervejas, cervejeiro caseiro há mais de 2 anos e idealizador do @copocheiocarioca. Tema: Introdução à Cerveja Artesanal.

03/09: Raphael Miranda, sommelier de cervejas, cervejeiro caseiro há mais de 2 anos e idealizador do @copocheiocarioca. Tema: O Mundo das Ipas.

07/09: Fabricio Sayão, homebrewer, sommelier e mestre em estilos. Tema: Escola Cervejeira Alemã.

08/09: Fabricio Sayão, homebrewer, sommelier e mestre em estilos. Tema: Escola Cervejeira Belga.

10/09: André Martins, proprietário e responsável pelo marketing digital e de guerrilha da Cervejaria Piedade. Também participa da confraria C4G, de Campo Grande. Tema: Como fazer cerveja artesanal, da panela até a nota fiscal.

SERVIÇO:

Data: de 1 a 3 e 7 a 10 de setembro
Shows: todos os dias às 21h. Gratuito.
01/09 – Rádio Rock Hitz
02/09 - Mr. Bigode
03/09 - Trucco
07/09 - Cabelera
08/09 – Jessie Vic & Dama de Copas
09/09 - B-SideRockers
10/09 - Rodrigo Lamore& Banda

Endereço: Estrada do Monteiro, 1200 – Campo Grande, Rio de Janeiro. Tel.: 2414-7417 - Call Center: 3003-4175.
Entrada grátis

Fonte: RPM Comunicação

Festival Rota da Cerveja em Ipiabas, distrito de Barra do Piraí, Sul do Rio de Janeiro

Festival de cervejas artesanais mais tradicional da região terá mais de 50 rótulos, beer trucks, food trucks e programação musical com cantora inglesa de jazz, bandas de rock e cantor que fez sucesso no The Voice

Nos dias 01 e 02 de setembro será realizado o festival Rota da Cerveja, que vai reunir mais de 50 rótulos de cerveja artesanal dos mais variados estilos, para todos os gostos e bolsos. Além das cervejarias convidadas e beer trucks, o evento conta com a gastronomia criativa dos food trucks e uma programação musical intensa. A entrada é gratuita.

A Rota da Cerveja foi o primeiro festival de cervejas artesanais da região Sul Fluminense, e acontece desde 2014, chegando a sua quinta edição. Assim como em 2016, será realizado no Casarão de Ipiabas, distrito de Barra do Piraí, um dos lugares que recentemente mais recebe eventos de porte na região, como o Rock in Cover, o Festival Internacional de Jazz e Blues e o Tilápia Gourmet.

Ao longo do tempo, com o aumento do público da Rota da Cerveja, foi crescendo também o número de cervejarias e opções gastronômicas do evento. Nesta edição haverá food trucks conhecidos dos eventos cariocas, como o Devorarte, de hambúrgueres artesanais, além de massas, crepes, comida árabe, petiscos e doces.

Entre as cervejarias, novidades como as cariocas Bella Craft Beer e Mordida do Tyson, a Schroder de Petrópolis, além das pratas da casa, as recém inauguradas fabricantes de Ipiabas que levam as marcas Badopi e Three Rocks. Elas se juntam as tradicionais cervejarias Backer, Eisenbahn e Therezopolis, entre outras. Os beer trucks, carros adaptados para servir chope, marcam presença com marcas como Penedon, Roter e Antuérpia.

A Rota da Cerveja também ganhou reconhecimento pela qualidade musical das apresentações. O primeiro dia de evento, sexta-feira, 01 de setembro, tem abertura às 18h e será dedicado ao Soul, a Black Music e ao Jazz. A cantora inglesa Folakemi faz a abertura da programação às 20h, cantando clássicos que só cabem na voz das divas do Jazz e do Soul. 


Em seguida, às 22h30, o cantor Dom Paulinho Lima, que ganhou notoriedade com sua participação no programa The Voice Brasil, acrescenta seu repertório recheado de Suingue e Black Music nacional e internacional. E encerrando a noite, a banda Cassius Clay agita o lugar com muito groove, levando até The Beatles para o lado funk da música.


O sábado, 02 de setembro, será dedicado ao Rock And Roll, com quatro bandas com propostas bem diferentes. Os portões abrem às 15h, e logo em seguida a banda regional Casa 30 leva um pop rock com versões de Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters, Nirvana, Maroon 5, entre outras. Às 20h a banda carioca Silent, que nos anos 90 esteve em evidência com músicas em novelas globais e clipes na MTV, faz sua primeira apresentação na região, em um show com o melhor do Hard Rock AOR, como Bon Jovi, Queen, Whitesnake, Kiss, Queensryche, e muito mais.

Um tributo aos ingleses do Deep Purple, uma das maiores do Hard Rock e Classic Rock de todos os tempos, fica a cargo da banda Perfect Purple, às 22h30. E o encerramento será feito pela banda The Black Bullets, que completa 10 anos e ganhou reconhecimento pelos tributos a Pink Floyd e Led Zeppelin, sendo premiada em diversos festivais de música.

Serviço
Data: 01 e 02 de setembro de 2017
Horário: Sexta a partir das 18h, e sábado a partir das 15h.
Local: Casarão de Ipiabas
Endereço: Rua Vereador José Alves Pegas s/n – Ipiabas / Barra do Piraí
Entrada: Gratuita
Classificação: 18 anos - menores acompanhados dos pais

Programação

Dia 01/09 - SEXTA - Abertura 18h
Soul, Jazz, Black Music, Groove
20h – Folakemi
22h30 – Dom Paulinho Lima (The Voice)
01h – Cassius Clay

Dia 02/09 - SÁBADO - Abertura 15h
Rock n´Roll
17h30 – Casa 30
20h – Silent
22h30 – Tributo Deep Purple, com a banda Perfect Purple
01h – The Black Bullets

Fonte: BeeLyper

Antes do Almoço - Degustação nº 1024


Uma cerveja perfeita para beber de dia, com seus 4,5% de álcool. Antes do Almoço é uma American Blonde Ale, com um toque de aveia e trigo, dry hopping intenso com os lúpulos americanos Mosaic e El Dorado. O rótulo é uma homenagem a Recife, que inspirou o nome da cerveja.

Cervejaria: 2Cabeças
Origem: Rio de Janeiro-RJ (Brasil)
ABV(%): 4,5
IBU: 18
Estilo: American Blonde Ale
Embalagem: Garrafa de 500 ml

É uma cerveja de coloração amarela, com corpo nublado. Apresentou boa coroa de espuma, de cor branca, média persistência formando um excelente belgian lace no copo.

No aroma o malte remete a presença de cereais e mel. O lúpulo é floral, cítrico, com boa intensidade, apresentando notas que remetem a limão, abacaxi e frutas tropicais. O sabor acompanha o aroma, com moderado amargor e leve dulçor. 

O aftertaste é médio e levemente amargo. Corpo leve, textura macia e rescência média. Cerveja com alto drinkability! Boa, refrescante e cumpre o que promete. Para antes, durante e depois do almoço!

Salute!
Luiz Araújo

Wieninger Impulsator - Degustação nº 1023


Inventada por monges da Baviera no ano 1629, a Doppelbock é uma versão mais forte da Maibock, uma cerveja já fabricada em Munique desde o ano de 1614. A intenção dos monges era driblar as regras rígidas do período de jejum pelo qual passavam, que tradicionalmente começava no dia 2 de abril. Cerveja não era considerada “comida” e, portanto, os monges não quebravam as regras.
Até hoje, o termo “pão liquido” é usado para esse “rei” das cervejas. Maltes escuros nobres, uma pequena parte de malte caramelizado e um processo de fabricação suave resultam nessa cerveja com mais de 18% de mosto original.

Cervejaria: Wieninger
Origem: Alemanha
ABV(%): 7,5
Estilo: Doppelbock
Embalagem: Garrafa de 500 ml

Cerveja de coloração castanho escuro, com tons rubi contra a luz, com espuma castanho escuro de boa formação, persistente e com excelente transição de renda no copo.

No nariz, intenso aroma de caramelo, toffe, leve chocolate e tostado. Senti ainda notas lembrando frutas escuras e frutas secas. O sabor acompanha o aroma, com dulçor moderado, além de leve amargor. A cerveja tem sabor adocicado sem ser enjoativo. Presença de álcool perceptível ao aproximar o copo do nariz, porém valoriza o conjunto.

Cerveja com corpo médio-alto, carbonatação médio-baixa e textura aveludada. Aftertaste duradouro e levemente amargo. Cerveja com média drinkabilidade. Muito boa!

Prosit!
Luiz Araújo

Moon Hops Crescente - Degustação nº 1022


O Projeto Moon Hops, parceria da Gauden Bier com o Clube do Malte, inspirado nas quatro fases da lua, apresenta quatro cervejas produzidas com o mesmo lúpulo, o Equinox, e mesma lupulagem, mas com cores, aromas e sabores diferentes.

Cervejaria: Gauden Bier
País: Curitiba-PR (Brasil)
ABV(%): 5,5
IBU: 33
Estilo: Amber Lager
Embalagem: Garrafa de 355 ml

É uma cerveja de coloração âmbar claro, com corpo turvo. Sua espuma de cor marfim apresentou ótima coroa de espuma, cremosa, com boa duração, com excelente transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a caramelo e o lúpulo está presente e com média intensidade, sendo herbal e cítrico, com notas de lima e limão. No sabor, leve dulçor do malte e amargor moderado. 

O retrogosto é médio, amargo e seco. Corpo leve e rescência mediana. Cerveja com alto drinkability e bem refrescante!

Saúde!
Luiz Araújo

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Lançamento do chope MORANGA


Atenção galera! Vem aí o lançamento do chope MORANGA para comemorar 1 ano de parceria entre as Cervejarias Satélite e Cigana. É uma cerveja do estilo Pumpkin Ale em que foi utilizado como base o estilo Red Ale e adicionado abóbora moranga assada no forno a lenha, além de alguns condimentos como cravo e canela para realçar o sabor. Mas não esperem uma cerveja doce. Ela tem 6% de álcool e 20 IBU, sendo bem equilibrada e com alto drinkability. Estará disponível a partir do dia 04/09 em chope e em breve em garrafas.

Em breve a lista dos locais nas páginas das cervejarias!

Para maiores informações acesse:
http://www.cervejariasatelite.com.br/
https://www.facebook.com/cervejariasatelite/

Park Beer Fest no ParkShoppingCampoGrande


No mês de setembro, o ParkShoppingCampoGrande realizará o evento mais legal do ano, com várias marcas de cerveja artesanal produzidas na cidade: é o Park Beer Fest 2017, que acontece nos dias 1,2,3 e 7,8,9,10 de setembro, de 15h às 23h. No local haverá workshops sobre cerveja, food trucks com culinária artesanal, shows, DJ, mesas de sinuca e pebolim.

O Park Beer Fest foi idealizado para divulgar e estimular a cadeia produtiva da cerveja artesanal carioca, apresentando em primeira mão as novidades deste segmento a um público apreciador da bebida e partidário do princípio “beba menos, beba melhor”. Os visitantes poderão conhecer mais sobre o processo de produção e até fazer uma cerveja em casa nos workshops promovidos pelo evento. Haverá degustação e venda das novas marcas Barril Beer Truck, Cerveja Máfia e FassBier. Para acompanhar, delícias da culinária de rua do Rio, como o hambúrguer da Blend, o sanduíche de costela da Vulcano e os imperdíveis churros assados da Churro Loco.

Terá show todos os dias às 21h. No dia 01/09 entra Rádio Rock Hitz, já no dia 02/09 a atração fica por conta do Mr. Bigode; no dia 03/09 é a vez do Trucco; em 07/09 a Jessie Vic & Dama de Copas; 08/09 Cabelera; 09/09 B-Side Rockers e o dia 10/09 fecha com Rodrigo Lamore & Banda. Nos intervalos, as pick-ups são comandadas pelo DJ EVA, que viaja entre o rock, pop-rock e eletro, como fundo musical para a experiência gastronômica.

Quem for ao Park Beer Fest 2017 terá a oportunidade de subir no palco com microfone e soltar a voz no Karaokê e dedicar uma canção.

Link das bandas:


SERVIÇO:
Data: de 1,2,3 e 7,8,9,10 de setembro
Shows: todos os dias, às 15h. Gratuito.
01/09 – Rádio Rock Hitz
02/09 - Mr. Bigode
03/09 - Trucco
07/09 – Jessie Vic & Dama de Copas
08/09 – Cabelera
09/09 - B-Side Rockers
10/09 - Rodrigo Lamore & Banda

Workshop: todos os dias, às 17h. Gratuito
Endereço: Estrada do Monteiro, 1200 – Campo Grande, Rio de Janeiro. Tel.: 2414-7417 - Call Center: 3003-4175.
Entrada grátis

Fonte: RPM Comunicação

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Dia do Bacon é celebrado com novidades e promoções no Rio


Para comer Bacon não precisamos de data específica nem de desculpa, mas dessa vez a comemoração pede muitas fatias do ingrediente. Setembro já começa animado para os bacon lovers, é que a delícia tem um dia de comemoração mundial e, este ano, cai no dia 2. Festejado no primeiro sábado anterior ao Labour Day - dia do trabalho americano -, o Dia Internacional do Bacon, é o motivo perfeito para deixar a dieta de lado e aproveitar os novos pratos e promoções dos estabelecimentos da cidade.

No sábado e domingo (2 e 3 de setembro) o Casarão 1903, em Botafogo, oferece um chope de 300ml da Old School Pilsen para quem pedir o Ruby, um prato que entrou a pouco tempo no cardápio e é perfeito para os amantes do bacon. O Ruby é um buscapé de patinho moído recheado de queijo cheddar envolto por tiras de bacon, acompanhado por farofa de panko (R$ 26,90). 

Já o Metrópole, no Humaitá, preparou um hambúrguer que será servido somente no Dia Internacional do Bacon e que leva o ingrediente em quase todas as etapas: pão de bacon, duas carnes de 120g feita com blend que leva bacon, bacon crocante, geleia de bacon, aioli de bacon, queijo cheddar, alface, tomate e cebola roxa. Perfeito para harmonizar com alguns dos chopes plugados nas 16 torneiras da casa.

O Pub Escondido CA, templo cervejeiro em Copacabana e conhecido por seus hambúrgueres exclusivos e muito saborosos, traz o enroladinho de queijo topolino com bacon, angus prime, queijo da casa, alface americana e tomate no pão de cebola roxa (R$45), servido até o dia 10 de setembro.

No centro, a Hamburgueria S/A participa da comemoração na segunda-feira, dia 4 de setembro. Nesta data, quem comprar os burgueres da casa vai poder incluir o bacon no hambúrguer de graça. Após escolher entre Hambúrguer (R$18,90) e Cheeseburguer (R$19,70), ou a versão dupla dos sanduíches – que levam dois discos de carne (R$ 27,80 e R$ 28,70 respectivamente), é só pedir para incluir o topping gratuitamente.

Na Praça da Bandeira, a dica é comemorar a data na casa cervejeira Hop Lab. O chef Pedro Wolff criou o Bacon Burger, uma deliciosa overdose do ingrediente, composta por blend feito com bacon, geleia de bacon e cobertura crocante com bacon, além de queijo derretido na IPA, que será servido somente no sábado. Nas torneiras, os 30 chopes plugados completam a degustação do Bacon Day. 

No clima boêmio da Lapa, o Boteco Carioquinha surpreende os clientes com o Bacon a Cavalo (R$29,90), um saboroso blend de toscana, peito bovino e 50% de bacon, queijo cheddar, fatias de bacon crocante e ovo frito no pão preto, servido somente no sábado. Para acompanhar, as cervejas artesanais ou os chopes da casa são ótimas opções.

A Birreria Escondido CA, na movimentada rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, preparou uma pizza especialmente para comemorar o dia. Com molho de tomate San Marzano, muçarela, presunto, finas fatias de bacon, champignon temperado regado ao azeite especial e cebola salteada com orégano, a delícia será servida em dois tamanhos: 25 centímetros (R$39,90) e 30 centímetros (R$51,90), até o domingo (3).

Serviço
Casarão 1903
Rua Marquês de Olinda, nº 94 – Botafogo | Tel: 2551-9749
Comemoração: Dia 2 e 3 de setembro, sábado, de 17h30 as 02h

Pub Escondido, CA.
Rua Aires Saldanha 98- Copacabana | Tel: 2522-9800
Comemoração: Dia 2 de setembro, sábado, a partir das 18h

Metrópole
Rua Capitão Salomão, nº 57 – Humaitá | Tel: 2537-5062
Comemoração: Dia 2 de setembro, sábado, de 17h30 as 02h

Hamburgueria S/A
Rua Miguel Couto, nº42 – Centro | Tel: 3174-1595
Comemoração: Dia 4 de setembro, segunda, de 11h às 19h

Hop Lab
Rua Barão de Iguatemi, 292 – Praça da Bandeira | Tel: 3217-1146
Comemoração: Dia 2 de setembro, sábado, de 17h as 02h

Birreria Escondido, CA
Rua Voluntários da Pátria, nº 53 – Botafogo | Tel: 3489-9989
Comemoração: Até de setembro, de terça a domingo, a partir das 18h

Boteco Carioquinha
Avenida Gomes Freire, nº 822 – Lapa | Tel: 2252-3025
Comemoração: Dia 2 de setembro, sábado, a partir das 11h

Fonte: Tratto Comunicação

Novas cervejarias e opções gastronômicas são novidades do Gastro Beer Rio

Evento, 9 e 10 de setembro, na Quinta da Boa Vista, reunirá 85 expositores, entre foodtrucks, jogos cervejeiros, artistas de rua e oficinas

A próxima edição do Gastro Beer Rio, dias 9 e 10 de setembro, na Quinta da Boa Vista, contará com a estreia de novos rótulos cervejeiros, entre reconhecidos nacionalmente como a Tupiniquim e novatos. O evento terá como novidade também a participação de três cervejas da Botto Bier, marca do mestre cervejeiro Leonardo Botto, um dos nomes mais conhecidos no universo das cervejas especiais no Brasil. Já no espaço Novas Cervas, reservado a cervejarias com até um ano de vida, o público poderá conhecer a Brewpoint, a QuattroAmici e a Kumpel. Um dos maiores eventos cervejeiros do estado do Rio, o Gastro Beer Rio conta com um total de 85 expositores, sendo 35 cervejarias com cerca de 100 rótulos e 50 foodtrucks e bikes. O evento oferece ainda atrações como os jogos das olimpíadas cervejeiras, apresentações dos artistas de rua, oficinas e atividades infantis. Com entrada gratuita, o Gastro Beer Rio acontece das 12h às 21h e ocupa a Alameda das Sapucaias, na entrada principal do parque. O evento conta com o apoio da Gráfica Veiga Soares, da Prefeitura do Rio e da Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico.

- A proposta é manter um ambiente propício para a troca de experiências cervejeiras, oferecendo novas opções para o público que vão desde grandes marcas até cervejas que ainda estão chegando no mercado. Renovamos também o mix de foodtrucks para que o público prove novos sabores - afirmam Ana Paula Gomes e Adriana Jordan, diretoras da AAposta, empresa organizadora do evento.

ATRAÇÕES

Tupiniquim estreia em evento de rua no Rio

Além de marcas já veteranas no evento como W*Kattz, Noi, Dead Dog, Hocus Pocus e Over Hop e Mistura Clássica, o público poderá provar novidades. Entre elas estão cinco rótulos da Tupiniquim, premiada cervejaria de Porto Alegre que pela primeira vez participará de um evento aberto no Rio. O Gastro Beer também será espaço para lançamentos como a Northeast IPA da Capa Preta. Já a Paulistânia apresentará seus lançamentos da linha craft: Caminho das Índias: uma Session IPA com açafrão da Índia; Pátio do Colégio: Belgian Tripel, com cardamomo e a Ipiranga, uma Strong Wood Red Lager maturada com amburana. A Mistura Clássica terá a Porreta!,uma IPA preparada com cacau.

O truck Brew Bus levará a DogBeer, primeira cerveja canina do Brasil, um petisco líquido com base de malte, não alcoólica nem gaseificada, nos sabores frango e carne. Contabilizando a participação de 18 novas cervejarias desde seu lançamento, o espaço Novas Cervas apresentará ao público três novas marcas.

Tour cervejeiro, jogos, concurso de chope e brindes

Uma das atrações mais concorridas da última edição, a Olimpíada Cervejeira estará de volta distribuindo brindes como canecas, chopes, camisas, bonés das cervejarias Dead Dog, Confraria Paulistânia, Araribóia e Rock Bird. Será realizado também, uma vez por dia, um concurso de chope a metro no espaço da Botto Bier. As inscrições para os jogos cervejeiros, com vagas limitadas e por ordem de chegada, são feitas no espaço de jogos, na Alameda próxima ao Museu Nacional. Outra atração do evento, o Tour Cervejeiro será, mais uma vez, conduzido pela consultora de cervejas especiais, Jéssica Gomes. A especialista leva grupos de interessados em se aprofundar mais no assunto para conhecer os estilos cervejeiros nos estandes do evento, com direito a degustações. As inscrições são gratuitas e feitas, por ordem de chegada, no estande a MJ Custom.

Ator Marcello Antony apresenta seus hambúrgueres jamaicanos

Se entre as cervejarias há uma série de novidades, em relação às opções gastronômicas não é diferente. Estreante no evento, a Yámã Burger Vibration, marcado ator Marcello Antony com sua mulher, a chef Carol Antony, apresentará, pela primeira vez em um evento de rua, seus hambúrgueres inspirados na cultura rastafári e na Jamaica. Já a Yolo levará seu cachorro-quente artesanal feito com pão artesanal exclusivo e três opções de salsichas (bovina, cordeiro e vegana). Comer como se estivesse em Berlin é a proposta da Berliner Haus com a sua comida alemã. Uma coxinha de 1kg, com 400g de massa, 500g de frango e 200g de catupiry, é uma das atrações do truck Dona Coxinha, especializado no salgadinho. Para quem não come carne, há opções vegetarianas como o hambúrguer de salmão do Mate do Vovô. Nos cardápios há também pratos nordestinos, mexicanos pizzas. Para a sobremesa, brigadeiros, doces portugueses, churros recheado, sorvete e os big cookies da Marias Fouet.

Crianças também têm diversão garantida

Se para os pais o lazer é garantido, as crianças também não ficam atrás. Além do Museu Nacional e do Zoológico, atrações fixas da Quinta da Bia Vista, a empresa Alegria Alegria oferecerá uma série de atividades para crianças de até 6 anos como tapete com brinquedos de madeira, jogos de encaixe , baú com fantasias, cestas com livros e fantoches, massinha, desenho com giz de cera e lápis de cor. O valor é R$ 20 por criança. Já as oficinas de pintura e fantoche custam R$ 20, enquanto a de customização de bolsa R$ 25.

Artistas de rua ocupam o parque

Palhaços, malabaristas, estátuas vivas, músicos e bandas autorais que tocam pelas ruas do Rio aproveitam os dias do evento para fazer suas apresentações na área pública e divulgar seus trabalhos. Há atrações por todo o evento em diversos horários. 

EXPOSITORES: 

CERVEJARIA

Arariboia, Backer, Bella CraftBeer, Bierteria, Botto Bier, Brewbusz, Brewpoint, Capa Preta, Carangos Beer, Cervejaria Kumpel, Cervejaria Labirinto, Cervejaria Máfia, Cervejaria Noi, Cervejaria Primata, Cevadas/HocusPocus, Chopp Ride, Confraria Paulistânia, Contrabando/ OldSchool, DeadDog, Dos Hermanos, Dream, Gaspar Family Brew, Hop Lab, Invicta, Mahalo, Mistura Clássica, Mohave, Mr. Tugas, Quattro Amici, Rock Bird, Therezópolis (Saidera), Thirsty Hawks, Tupiniquim, Type2/Over Hop, W-kattz,

GASTRONOMIA

Alemão da Serra, Annunciata, Bacalhau e Cia, Barraca da Chiquita, Basilic Pizza, BC Bistrô, Beans, Belga, Berliner Haus, Blanc Gastronomia, Bolo da Graça, Bondinho Carioca, Brigadeiro Chef, Brownie Bistrô, Café Caramelo, Café Couto, Caliente Food Truck, Churros Los Fabulosos, Defumados Friburgo, Doce Amore, Dona Coxinha, Ducas Homemade, El Gato, Empório de São Roque, Espírito de Porco, Hell'sBurguer, Ice Show, Jacques Burguer, Lá Palè, Mandala, Marias Fouet, Mate do Vovô, Palha da Tina, Pipopok Gourmet, Poseidon, Sheriff Burger, Suco Raízes, The Titans, Tô Frito, Victorian Top Secrets, Vulcano, Yámã Burger Vibration,Yolo

OFICINA
Alegria Alegria e MJ Custom

12ª Edição do Gastro Beer Rio
Data: 9 e 10 de setembro 2017
Horário: das 12h às 21h
Entrada franca
Local: Quinta da Boa Vista - Alameda das Sapucaias.

Transporte: O evento promove a campanha: "VÁ DE TRANSPORTE PÚBLICO". Há ainda estacionamento privado na Quinta da Boa Vista (com taxa).
Linhas de ônibus: 209, 277, 298, 310, 311, 312, 313, 371, 472, 473, 474, 476, 462, 460,461, 463, 600C, 610B, 665, 721D
Metrô e Trem: É preciso descer na estação de São Cristóvão.


Fonte: AAposta

Boreas e Guava: conheça os novos rótulos da cervejaria Dogma



DOGMA LANÇA UMA IPA COLABORATIVA COM GOIABA E OUTRA COM CRYO HOPS 

A cervejaria Dogma mesmo com a inauguração do seu Tasting Room na capital paulista conseguiu tempo para lançar duas novidades que chegam essa semana nos pontos de venda em todo país: A Guava, um rótulo colaborativo com a cervejaria carioca Hocus Pocus, que leva goiaba em sua receita e a Dogma Boreas, produzida com Cryo Hops.

As duas novidades chegam essa semana nos pontos de venda em todo país.

DOGMA BOREAS
Boreas é uma IPA com Cryo Hops! Uma IPA que traz toda a intensidade dos lúpulos Citra, Simcoe e Mosaic concentrados pelo processo de criogenia.

Nome da cerveja: Dogma Boreas 
Estilo: IPA
ABV: 6,9%
IBU: 70
Formato: Lata 473ml e Chope

DOGMA/HOCUS POCUS GUAVA
Goiaba, Citra, El Dorado e Mosaic são as marcas dessa colaborativa entre Hocus Pocus e Dogma!Guava: Uma IPA frutada, equilibrada e suculenta para mostrar que a união sempre produz resultados incríveis!

Nome da cerveja: Dogma/Hocus Pocus Guava 
Estilo: IPA com Goiaba
ABV: 7%
IBU: 60
Formato: Lata 473ml e Chope

SOBRE A DOGMA
É com uma grande união que as grandes ideias e conquistas surgem. Com essa filosofia nasceu a cervejaria Dogma. Uma junção de três cervejarias ciganas de São Paulo, a Serra de Três Pontas, aNoturna e a Prima Satt.

Bruno Moreno (Serra de Três Pontas), Luciano Silva (Noturna) e Leonardo Satt (Prima Satt), se conheceram nas produções caseiras e se tornaram grandes amigos. Criaram juntos um grupo unindo as três cervejarias para facilitar a distribuição de suas cervejas e com isso um grande fortalecimento foi criado entre eles. 

Depois de diversos lançamentos, resolveram em junho de 2015 criar uma nova marca, mais forte e mais criativa. Três mentes trabalhando pela qualidade de cervejas incríveis. 

RÓTULOS LANÇADOS PELA DOGMA
Panopticon Times: Belgian Saison | 5,6% ABV
Modern Dogma: Imperial Mocha Porter | 9% ABV
Orfeu Negro: Russian Imperial Stout | 12% ABV
The Wallace: Wee Heavy | 8% ABV
Cafuza: Imperial India Black Ale | 8,5% ABV
Hop Lover: Imperial India Pale Alte | 8,5% ABV
Touro Sentado: American India Pale Ale | 6,5% ABV
Rizoma: Double India Pale Ale | 8,3% ABV
Rizoma II: Double India Pale Ale | 8,3% ABV
Citra Lover: Imperial India Pale Alte | 8,5% ABV
Mosaic Lover: Imperial India Pale Alte | 8,5% ABV
Azzaca Lover: Imperial India Pale Ale | 8,5% ABV
Equinox Lover: Double India Pale Ale | 8,5% ABV
Estigma: American India Pale Ale | 7% ABV
Branca de Brett: Sour Ale com Brettanomyces | 5,5% ABV
EAP: Russian Imperial Stout | 10% ABV
Sourmind: Berliner Ryesse| 4,4% ABV
Éden: American Wheat| 5,1% ABV

Entre outros!

MAIS INFORMAÇÕES

CERVEJARIA DOGMA
Facebook: /cervejariadogma
Instagram: /cervejariadogma

Fonte: Beer Press

Festival Sumeriano 2 Anos De Sumério


Em Setembro o Sumério Cervejas Especiais completa 2 anos, e para comemorar essa data mais que especial vai rolar uma grande festa, com direito a muita cerveja a preço mais que especial, Gastronomia e o bom e velho Rock. É isso ai Galera preparem-se, pois vai ser demais!!! Em breve lista com a cervejas que vão jorrar nas torneiras do Sumério. 

https://www.facebook.com/events/205536566646568

Extreme Ruta 40 - Degustação nº 1021


Extreme Ruta 40 é uma cerveja do tipo East Coast American IPA, idealizada durante a última expedição "Challenge Ruta 40", utilizando Quinoa e especiaria da culinária Andina, oferecendo muita ousadia e criatividade com a personalidade Extreme Brewery. Além disso, o nome Ruta 40 foi inspirador para criar mais um diferencial nesta cerveja, a lupulagem contínua por 40 minutos, resultando em uma cerveja com identidade única, que supreende pela complexidade de aromas. Extreme Ruta 40 é uma homenagem à "Ruta Nacional 40", uma rodovia Argentina, que percorre o páis até a divisa com a Bolívia, tornando-se a mais extensa rodovia do país. Com belezas naturais de, literalmente, tirar o fôlego é prossivel apreciar belas paisagens em altitudes entre o nível do mar e 4895 msnm, passando por rios, cordilheiras, desertos e mais de 20 parques nacionais


Cervejaria: Extreme Brewery
Origem: Diadema-SP (Brasil)
ABV(%): 5,5
Estilo: American India Pale Ale (IPA)
Embalagem: Garrafa de 300 ml

É uma cerveja de coloração âmbar médio, com corpo com leve turbidez a frio. Sua espuma de cor bege apresentou média formação e persistência idem, além de justo belgian lace no copo. 

No aroma médio, o malte remete a cereais e caramelo. O lúpulo está presente de forma média e é herbal, cítrico, resinoso, com notas de maracujá e laranja. O sabor acompanha o aroma, com leve dulçor e amargor moderado.

O retrogosto é médio, amargo e seco. Corpo leve, textura macia e carbonatação média. Cerveja com alto drinkability. Boa cerva e bem refrescante!

Cheers!
Luiz Araújo

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Setembro começa com Founders Weekend no Soul Botequim

Boteco do Brooklin traz nos dias 01 e 02 de setembro cinco estilos on tap da cervejaria mais respeitada e saborosa

Já imaginou cinco rótulos maturados da Founders, os mais procurados, em um lugar só? No Soul Botequim tem! Os boteco firma parceria com a marca e apresenta os produtos de uma das cervejarias mais respeitadas do mercado. Juntos promoverão o Founders Weekend, nos dias 01 e 02 de setembro, trazendo cinco dos melhores rótulos da produtora norte-americana, todos envelhecidos em barril. São cervejas raras e dificilmente vistas assim: juntas de uma vez!

A cervejaria Founders é de Grand Rapids e foi criada por Dave Engbers e Mike Stevens. Pensando em criar cervejas incrivelmente saborosas e diferentes, fora do padrão comercial, a Founders começou a crescer e não parou mais. Nos últimos cinco anos, foi nome constante na lista das melhores cervejarias do mundo, com vários de seus rótulos entre os 100 melhores pelo conceituado site Rate Beer.

Para quem está na expectativa e não quer perder nenhum gole, além do consumo no local o Soul Botequim oferece, ainda, Growlers e Crowlers - recipientes que mantém o sabor e o frescor da cerveja - para levar as delícias para casa.

Lista das cervejas que estarão on tap no Soul Botequim:

Founders Lizard of Koz: Esta cerveja foi feita pelo mestre cervejeiro Jeremy Kosmicki, para o aniversário da sua pequena irmã: Liz. Por isso, ele usou os ingredientes preferidos dela nessa Imperial Stout com 10,5% ABV, envelhecida em barris de Bourbon. Leva mirtilos frescos de Michigan, chocolate e baunilha. Os aromas e sabores apresentam caráter mais adocicado.


Founders KBS: Famosa nos Estados Unidos, tem uma semana inteira dedicada apenas a ela: KBS Week, que é celebrada todos os anos em alguns poucos bares, devido ao lote limitado da cerveja. A Founders KBS é uma Imperial Stout produzida com grandes quantidades de chocolate e café, que depois é envelhecida por 1 ano em barris de Bourbon. A cerveja vem com 12.4% ABV e 70 IBUs.

Founders Frootwood: A Frootwood é uma fruit beer, que faz parte da FOUNDERS BARREL AGED Series, que passam por maturação em barris de carvalho por onde antes repousou Bourbon, a Founders Frootwood foi feita para comemorar o aniversário de 20 anos da cervejaria. O resultado é uma cerveja de textura aveludada, coloração rubi e incríveis 8% de teor alcoólico. Teor esse que pode ser percebido nos aromas e sabores, deixando a cerveja com notas mais quentes, com tons de baunilha, cereja e Bourbon.

Founders Backwoods: Essa Scotch Ale é nota 100 e está entre as 50 melhores do estilo no site norte-americano Rate Beer. Espere fortes e acolhedores aromas de scotch single malt, Bourbon, defumado, caramelo e maltes torrados. Tudo isso junto com notas terrosas e frutas escuras. Ela tem 11,2% de teor alcóolico.

Founders Curmudgeon: Uma homenagem a velhos pescadores, dos portos marítimos que apreciam sua bebida em antigos pubs. Carrega no rótulo a figura de um clássico Curmudgeon. Essa old ale envelhecida em carvalho leva adição de melaço de cana, e com potentes 9,8%ABV apresenta notas de malte tostado, madeira ,vinho do porto, melaço e lúpulo herbáceo.Uma cerveja encorpada que impressiona com 50 ibus sem deixar de apresentar perfeita harmonia entre dulçor e amargor. Intensa e equilibrada.

SOBRE O SOUL BOTEQUIM
No bairro do Brooklin, Zona Sul de São Paulo, o reduto, o Soul Botequim nasceu. Imprimindo estilo inovador ao tradicional boteco brasileiro, o local traz 15 torneiras de chopes, conectadas, estrategicamente, à parede da câmara fria - uma das maiores da cidade.Estimulando o Beba Local, a casa tem engatados muitos estilos de cervejas de São Paulo e algumas convidadas de outra localidade - todas rotativas -, servidas em temperaturas adequadas aos seus estilos, com o melhor do universo da cerveja artesanal. Os clientes podem desfrutar do chope no local ou levá-lo para casa em growlers ou em crowlers de um litro, que são vendidos e envasados na hora com as opções que estiverem disponíveis nas torneiras.

SOBRE A FOUNDERS BREWING

Cervejaria norte-americana de Grand Rapids (MI), criada por Dave Engbers e Mike Stevens. O início da cervejaria foi bem turbulento, com produções medianas e de pouco impacto, decretando quase a sua falência. Foi então que resolveram mudar sua postura, criar cervejas incríveis e não mais pensar em cervejas com apelo apenas comercial. 

Foi com essa filosofia que a Founders começou a crescer e não parou mais. Nos últimos cinco anos foi nome constante na lista das melhores cervejarias do mundo e com vários rótulos entre as 100 melhores, pelo conceituado site Rate Beer.

Fonte: ÔNIXPress

Esquenta para Oktoberfest: cinco pratos para degustar na Vila Germânica

Marreco recheado vem acompanhado de ingredientes típicos como chucrute, repolho roxo e purê de maçã. Faltando menos de 40 dias para a festa mais alemã das Américas, a Bier Vila, em Blumenau (SC), se prepara para receber centenas de turistas com um cardápio exclusivo com ingredientes típicos. Imagem: Angelo Virgilio

Em outubro, os olhos dos turistas se voltam para Blumenau (SC). A cidade é casa da festa mais alemãs das Américas que, neste ano, acontece de 4 a 22 de outubro. Faltando menos de 40 dias para mais uma Oktoberfest, a Bier Vila, casa especializada em cerveja artesanal e culinária europeia, localizada na Vila Germânica, se prepara para receber centenas de visitantes no período da festa. No cardápio? As mais diversas iguarias típicas da região para agradar todo tipo de paladar.

Segundo Ulysses Kreutzfeld, sócio da Bier Vila, degustar estes pratos faz parte da imersão à cultura germânica que a Oktoberfest propõe. “O turismo gastronômico é um ponto forte da festa e os visitantes são abertos a experimentar novas receitas, com iguarias típicas”, comenta. A casa funciona durante os 19 dias de evento em formato especial. Até as 17h os turistas podem sentar nas mesas, provar os 30 chopes que o local oferece e ainda saborear pratos típicos. Após este horário, a Bier Vila se transforma para atender o público da noite da Oktoberfest, oferecendo um cardápio mais rápido e prático.

E pra quem não quer perder nenhum detalhe da festa, aqui vai a dica: visite a Vila Germânica durante o dia, aproveite o clima descontraído e deguste pratos típicos. Confira algumas opções que a Bier Vila oferece:

Hackepeter
Receita típica dos imigrantes alemães, o preparo se tornou uma das principais apostas e uma tradição da Bier Vila. Consumido como patê, leva uma grande quantidade de temperos e especiarias e é feito com carne crua. O prato tem sabor único.

Risoto de pato
Pra quem quer conhecer um pouco dos sabores da culinária alemã, mas em um preparo mais tradicional, este prato é uma boa pedida. Ele traz lascas de peito de pato, cebola e alho triturado, queijo parmesão e nata fresca, tudo isso combinado com o arroz arbóreo. Para deixar a receita ainda mais especial, um segredo: a cerveja belgian blond ale é que traz a cremosidade para este risoto. 

Schlachtplatte 
Os principais ingredientes da culinária alemã estão nesta receita e essa combinação é mais do que certeira. Com salsicha branca e vermelha, joelho e bisteca de porco acompanhados por chucrute, repolho roxo e purê de batata, o Schlachtplatte é um daqueles pratos que vale a pena experimentar. 

Marreco recheado
Talvez este seja o prato mais tradicional das festas alemãs e um dos que mais agradam o público. Na Bier Vila, o sabor da coxa, sobrecoxa e recheio do marreco se completa com os acompanhamentos especiais que compõem o prato: repolho roxo, purês de batata e maçã e chucrute.

Eisbein
O nome é estranho e até mesmo os ingredientes não são comuns. Mas esta iguaria típica é uma daquelas que todo turista deve experimentar para que sua experiência na Oktoberfest seja completa. O prato consiste em tradicional joelho de porco, que é cozido com diversas especiarias, acompanhado de purê de batata e chucrute.

Sobre a Bier Vila
Uma das pioneiras na exclusividade de venda de cervejas artesanais no país, a Bier Vila fica em Blumenau (SC) e comemora seis anos em 2017. Além de centenas de rótulos na carta de bebidas e estrutura para servir concomitantemente até 30 chopes diferentes, a casa serve também dezenas de opções gastronômicas inspiradas em países europeus.

A Bier Vila funciona 365 dias por ano, das 10h às 23h. Mais informações em www.biervila.com.br.

Fonte: Melz Assessoria

Ambar serve double chope de domingo


Bar especializado em cervejas artesanais localizado em Pinheiros, o Ambar serve double chope todos os domingos do meio dia até às 18h.

O rótulo destacado para chegar em dobro à mesa será sempre uma surpresa, com sistema de 15 torneiras rotativas, o cliente poderá a cada domingo se surpreender com uma novidade.

Para o almoço, o especial do dia é a galinhada da casa. Mas outras opções fixas do cardápio também podem ser pedidas como o dadinho de tapioca, tábua de frios, bruschetas, cachorro-quente, hambúrgueres, entrecotê com fritas.

Serviço: 
Ambar
Endereço: Rua Cunha Gago, 129 - Tel.: (11) 3031-1274
Horário: Segunda: 12:00 - 16:00;Terças e quartas: 12:00 - 00:00;
Quintas, sextas e sábados: 12:00 - 01:00; Domingos: 12:00 - 18:00 

Fonte: Deni Bloch Comunicação

Wieninger Teisendorfer Hell - Degustação nº 1020


Tradição, sustentabilidade e um processo de fabricação lento e cuidadoso caracterizam a cervejaria privada M.C. Wieninger desde 1666. Para conservar estes valores, criamos a “Teisendorfer Hell”. É um produto da Reserva Natural “Berchtesgadener Land”, localizada nos Alpes da Bavária. A água pura das fontes particulares da Wieninger e a sua própria levedura de cerveja são a base dessa Lager. A “Teisendorfer Hell” oferece um sabor particularmente suave e equilibrado, resultado de uma filtragem cuidadosa e de seis semanas de maturação.

Cervejaria: Wieninger 
Origem: Alemanha
ABV(%): 5
Estilo: Munich Helles
Embalagem: Garrafa de 500 ml

É uma cerveja de coloração amarela, com corpo límpido. Sua espuma cremosa de cor branca apresentou boa formação e média persistência, com uma boa transição de renda no copo e ausência de partículas. 

No aroma, presença de malte de forma média remetendo a cereais, mel e pão. O lúpulo também está presente leve e floral. O sabor acompanha o aroma com presença média de malte. O lúpulo confere leve amargor. 

O retrogosto é fugaz e levemente amargo. Corpo leve e rescência mediana. Cerveja com ótimo drinkability. Uma cerveja altamente refrescante. Boa para beber em maiores quantidades.

Ein prosit!
Luiz Araújo

Yard Bird Pale Ale - Degustação nº 1019


A Yardbird é produzida com lúpulos ingleses, alemães e americanos, além de passar pelo processo de dry-hopping com as variedades superaromáticas Cascade e First Gold. É uma cerveja inspirada nas ousadas pale ales americanas.

Cervejaria: Greene King
Origem: Inglaterra
ABV(%): 4
Estilo: American Pale Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração âmbar médio e corpo límpido. Sua espuma de cor marfim apresentou boa formação e persistência, além de excelente transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete a biscoito e caramelo. O lúpulo forneceu um caráter herbal, cítrico, com média intensidade, com notas de laranja, limão e maracujá. O sabor acompanha o aroma, com leve dulçor e amargor moderado. 

O final é duradouro, amargo e seco. A cerveja tem corpo leve, média carbonatação e alto drinkability! Bem refrescante e fácil de beber. Boa cerveja!

Cheers!
Luiz Araújo

Berggren Strong Ale - Degustação nº 1018


Essa é uma cerveja inspirada no estilo English Barley Wine, com teor alcoólico mais forte, para quem deseja um sabor mais acentuado. Vencedora da medalha de ouro do festival cervejeiro de Blumenau, SC em 2015.

Cervejaria: Berggren
Origem: Nova Odessa-SP (Brasil)
ABV(%): 9,3
IBU: 60
Estilo: Barley Wine
Embalagem: Garrafa de 500 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro, com tons rubi e turva. Sua espuma de cor bege apresentou ótima formação e persistência idem, com uma excelente transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete a caramelo e tostado. Notas de frutas escuras, além de madeira, vinho e baunilha complementam o conjunto tornando o aroma bastante complexo. Álcool perceptível, mas não atrapalha. No sabor, dulçor se sobressai ao amargor.

O aftertaste é duradouro, ido do adocicado a um leve amargor. Corpo médio, carbonatação médio-baixa. Cerveja com baixo drinkability. Boa cerveja!

Saúde!
Luiz Araújo

Tennent's Super - Degustação nº 1017


Uma cerveja que tem como diferencial ser uma lager com elevada graduação alcoólica. A marca Tennent's é tão famosa na Escócia que sua fábrica, a Wellpark Brewery, já faz parte da paisagem de Glasgow.

Cervejaria: Tennent Caledonian Breweries
Origem: Escócia
ABV(%): 9
Estilo: Strong Lager
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração dourado intenso, com corpo límpido. Sua espuma de cor branca, apresentou boa formação, média persistência e excelente belgian lace no copo. 

No aroma, o malte remete a mel e cereais. O lúpulo está presente de forma leve e floral. Álcool muito bem inserido. No sabor médio dulçor, leve amargor.

O retrogosto é médio, levemente amargo e seco. Corpo leve, textura macia e rescência mediana. Mesmo com de 9% de ABV a cerveja tem um bom drinkability. Boa cerveja!

Salute!
Luiz Araújo

Arena Gastronômica abre espaço para atualização profissional e demonstrações de chefs renomados

Durante a Equipotel 2017, espaço contará com apresentações de chefs, debates e workshops

Segundo dados da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), somente no estado de São Paulo funcionam aproximadamente 200 mil bares, restaurantes e similares, tornando este setor o maior gerador de empregos na capital paulista: estimam-se 780 mil pessoas empregadas. Em um mercado com alta rotatividade, manter-se profissionalmente atualizado torna-se um diferencial e é neste ponto que a Arena Gastronômica, da Equipotel 2017, busca proporcionar aos seus visitantes.

Entre os dias 11 a 14 de setembro durante uma das principais feiras de hospitalidade e serviços alimentares da América Latina, no São Paulo Expo, chefes de cozinha se reúnem para oferecer uma programação recheada de apresentações, debates, workshops e degustações para todos os gostos. A Arena Gastronômica será aberta e gratuita ao público e pretende, acima de tudo, oferecer conteúdo dinâmico, troca de experiências e atualização profissional.

A Arena contará com duas grades de atrações: o Show Cooking, que contará com demonstrações de renomados chefs (para esta grade não será necessário fazer inscrição, basta chegar e assistir). E a grade de Workshops, que consiste em aulas intimistas, onde o público poderá tirar suas dúvidas e obter contato direto com os chefs. Para esta segunda grade de programação é necessário colocar nome na lista do evento, antes do início de cada aula.

Uma das presenças confirmadas no Show Cooking é Cidinha Santiago, que atua há 27 anos em canais de TV, como: GNT, Band, Record e atualmente na RedeTV, sendo assistente do apresentador Edu Guedes. Cidinha irá apresentar receitas e debater sobre a Culinária sem glutén e sem lactose ou alimentos funcionais. "Enxergo positivamente essa onda em busca por uma alimentação mais saudável, e com isso, pretendo passar um pouco da minha experiência da roça, de plantar, colher e comer o alimento natural", comenta a profissional que pretende também realizar algumas receitas práticas para o dia a dia.

Você pode conferir a programação completa abaixo ou pelo link: http://www.equipotel.com.br/Experiencias/Conteudo/Arena-Gastronomica/

Arena Gastronômica – EQUIPOTEL 2017

Show Cooking

Segunda-feira (11/09) 
15h às 16h: Reaproveitamento em Cozinha Italiana - Lino Iuliani, Diretor de Marketing da FIC Brasile
16h15 às 17h15: Cozinha Ítalo-Capixaba Fusion - Juarez Campos, Chef FIC Brasile
17h30 às 18h30: Cozinha Pugliese - Giuliano Le Donne, Chef FIC Brasile
18h45 às 19h45: Cozinha Siciliana - Nico Ferdico, Chef FIC Brasile

Terça-feira (12/09)
15 às 16h: Cozinha Mediterrânea Francesa e essa fusão - Alain Uzan, Diretor de Cursos FIC Brasile
17h30 às 18h30: Técnicas de Confeitaria Profissional - Luiz Farias, Diretor da Bunge América Latina
18h45 às 19h45: Técnicas de Panificação Antigas - Marco Cerutti, Chef Padeiro do Papa Francisco

Quarta-feira (13/09)
15h às 16h: Culinária sem glutén e sem lactose ou alimentos funcionais – Cidinha Santiago, RedeTV
16h15 às 17h15: Porchetta do Ravioli – Roberto Ravioli, Vice-Presidente FIC Brasile
17h30 às 18h30: Cozinha Casalinga com variações e adaptações – Bruno Stippe, Presidente FIC Brasile
18h45 às 19h45: Cordeiro e outras dicas de ovinos – Carlos Soares, Secretário Geral FIC Brasile

Quinta-feira (14/09)
15h às 16h: Reconhecimento "Daniel Bork" membro honorário FIC Brasile – Daniel Bork, Apresentador do Programa Dia a Dia (Band) 
16h15 às 17h15: Especial de Massas para longa durabilidade e artesanais – Ailton Pavani, Diretor Financeiro FIC Brasile e proprietário do pastifício Mondiale
18h45 às 19h45: Vinhos Brasileiros – Ubiratan Miranda, Sommelier

Workshops

Segunda-feira (11/09)
13h45 às 14h45: Tudo sobre Pizza – Mario Tacconi, Maestro Pizzaiolo
15h às 16h: Mixologia e Coquetelaria: Tendências – Rodrigo Sepuvelda, Mixologista
16h15 às 17h15: Cozinha Siciliana – Nico Ferdico, Chef FIC Brasile
17h30 às 18h30: Doces clássicos e suas técnicas – Angelo Perrella, Diretor Conselheiro FIC Brasile
18h45 às 19h45: Esculturas Diversas – Charlie Carving, Chef FIC Brasile Escultor
20h às 21h: Técnicas, modernidade e reaproveitamento – Diego Koppe, Chef FIC Brasile e Chef da Embaixada dos EUA

Terça-feira (12/09)
13h45 às 14h45: Churrasco Tex Mex e defumação à moda americana – Cadu Galucci, Campeão do Pit Master Brasil
15h às 16h: Tudo sobre Pizza – Mario Tecconi, Maestro Pizzaiolo
16h15 às 17h15: Técnicas de Bacalhau – Alessandro Nicola, Chef FIC Brasile e Gerente Regional Bunge
17h30 às 18h30: Técnicas, modernidade e reaproveitamento – Diego Koppe, Chef FIC Brasile e Chef da Embaixada dos EUA
18h45 às 19h45: Cozinha Pugliese – Giuliano Le Donne, Chef Brasile
20h às 21h: Técnicas de Panificação Antigas – Marco Cerutti, Chef FIC Brasile e Chef Padeiro do Papa Francisco

Quarta-feira (13/09)
13h45 às 14h45: Técnicas, modernidade e reaproveitamento – Diego Koppe, Chef FIC Brasile e Chef da Embaixada dos EUA
17h30 às 18h30: Tudo sobre Pizza – Mario Tecconi, Maestro Pizzaiolo
20h às 21h: Cura e Defumação com técnicas italianas – Sandro Giovannone, Chef FIC Brasile

Quinta-feira (14/09)
13h45 às 14h45: Esculturas Diversas – Charlie Carving, Chef FIC Brasile Escultor
16h15 às 17h15: Harmonização com vinhos e cervejas – Álvaro César, Sommelier e beer sommelier
18h45 às 19h45: Tudo sobre Pizza – Mario Tecconi, Maestro Pizzaiolo
20h às 21h: Técnicas, modernidade e reaproveitamento – Diego Koppe, Chef FIC Brasile e Chef da Embaixada dos EUA

SERVIÇO
EQUIPOTEL - 55ª EDIÇÃO
Data: 11 a 14 de setembro de 2017
Horário: Segunda a Quinta-feira das 13h às 21h
Local: São Paulo Expo, São Paulo - SP
Informações: www.equipotel.com.br

Fonte: A4&Holofote Comunicação

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Providência SucurIPA - Degustação nº 1016


Providência Sucuripa é uma leitura das India Pale Ale como de fato era produzidas na Inglaterra. Com a chegada da escola novo mundo, e a produção de cerveja americana, as India Pale Ale se popularizaram, porém o estilo americano diferente do inglês apresenta uma cerveja com potência de amargor e aromas cítricos. Seu nome é uma brincadeira com a cobra Sucuri.

Cervejaria: Providência
Origem: Cascavel-PR (Brasil)
ABV(%): 6,8
IBU: 58
Estilo: English India Pale Ale 
Embalagem: Garrafa de 500 ml

É uma cerveja de coloração cobre e corpo com leve turbidez a frio. Sua espuma cremosa de cor bege apresentou ótima formação e retenção, além de excelente belgian lace no copo. 

No aroma, o malte remete a caramelo e leve tostado. O lúpulo está presente de forma intensa, sendo herbal e terroso. No sabor o malte continua remetendo a caramelo, que conferem um dulçor a cerveja, porém bem equilibrado com o amargor do lúpulo. 

O retrogosto é duradouro e amargo. Corpo leve e rescência mediana. Cerveja com alto drinkability. Muito boa!

Saúde!
Luiz Araújo 

Schornstein Imperial Stout - Degustação nº 1015


A Schornstein Imperial Stout foi produzida com seis diferentes maltes e dois tipos de lúpulo especialmente selecionados para dar características muito distintas ao aroma e paladar dos apreciadores. Uma cerveja forte e de personalidade, essa é a melhor definição para a Schornstein Imperial Stout.

Cervejaria: Schornstein
Origem: Pomerode-SC (Brasil)
ABV(%): 8
Estilo: Imperial Stout 
Embalagem: Garrafa de 500 ml

É uma cerveja de coloração preta e opaca. Sua espuma de cor café apresentou ótima formação e persistência, com uma excelente transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a chocolate amargo, tostado, café e torra. Álcool bem inserido. O sabor acompanha o aroma, com leve dulçor e amargor da tosta do malte, moderado. 

O retrogosto é duradouro e amargo. Encorpada, com boa textura e carbonatação médio-baixa. Tem baixo drinkability. Muito boa! 

Cheers!
Luiz Araújo

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Clandestina craft beer inicia produção de olho no mercado gaúcho de cervejas

Microcervejaria de Novo Hamburgo inaugura sua unidade produtiva em agosto.

O mercado gaúcho de cervejas artesanais ganha uma nova e diferenciada opção. A Clandestina Craft Beer, microcervejaria com sede em Novo Hamburgo (RS) inaugurou neste mês sua nova unidade produtiva. Com seis rótulos fixos de diferentes tipos de cerveja, os empresários Rafael Morello, Diego Marcel de Souza e Rafael Lima chegam ao mercado buscando ser uma referência em cerveja artesanal.

Depois de estudar o mercado norte-americano de cervejas, os empresários optaram por seguir o modelo de negócio que deu certo para as pequenas cervejarias de lá. O foco desses fabricantes é ser antes de mais nada uma referência regional. Só depois de consolidar regionalmente sua atuação é que as cervejarias artesanais passam a ampliar sua capacidade de distribuição para crescer no estado e depois nacionalmente.

A empresa vem sendo estruturada nos últimos anos. O grupo vem produzindo cervejas desde 2008 e recentemente padronizou suas receitas. De formações distintas – Morello é engenheiro de computação, Souza é engenheiro eletrônico, e Lima é físico – os três empresários estruturaram uma unidade que pode chegar a 5 mil litros produzidos por mês e que deve receber algumas cervejarias parceiras, as chamadas “ciganas”.

A casa ainda conta com rótulos saborosos, como a Crema, uma cerveja Cream Ale, estilo pertencente à escola americana. Equilibrada entre o leve dulçor do malte e a recrescência de lúpulos nobres, tem um delicado aroma de frutas verdes.

Extra Secret Britsh, uma Strong Bitter de coloração avermelhada e sabor marcante. Da Bélgica veio a inspiração para a Good Night, uma Saison que apresenta os sabores e aromas clássicos de uma autêntica Farmhouse Ale Belga. A escola clássica alemã está representada na Clandestinator, uma Doppelbock de coloração marrom escura.

A Hop Boom é um exemplo. No estilo India Pale Ale, ela combina o melhor das escolas americana e inglesa. Outro rótulo com sabor marcante diferenciado, a Spice Mango fecha a lista com seu estilo American Pale Ale que lhe confere intenso aroma e sabor de lúpulo que remete a frutas tropicais.

Fonte: Revista da Cerveja
http://revistadacerveja.com.br/clandestina-craft-beer-inicia-producao-de-olho-no-mercado-gaucho-de-cervejas/