Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Cevada Pura lança cerveja em Portugal

Maturada durante 10 meses em barris de Vinho do Porto, a Nanquim tem teor alcoólico de 12,05% (Foto: Divulgação)

Nanquim, uma Imperial Stout, foi produzida em conjunto com a cervejaria portuguesa LETRA


A Cevada Pura, microcervejaria de Piracicaba (SP), lança nesta quinta-feira, 18, uma cerveja em Portugal, a Nanquim. É uma Imperial Stout colaborativa, produzida em parceria com a cervejaria portuguesa LETRA durante o 35º EBC (European Brewery Convention), em maio de 2015, na cidade do Porto.

A nova cerveja traz ingredientes característicos tradicionais dos dois países. A bebida foi fermentada com levedura de cachaça com posterior adição de sementes de cacau da Bahia, e maturada durante 10 meses em barris de Vinho do Porto, com um estágio preliminar em barris de Aguardente Vínica, destilado de uvas português também conhecido como Bagaceira. O teor alcoólico é alto: 12,05%.

Conforme os criadores, o nome Nanquim é uma alusão ao pigmento preto produzido por polvos e lulas usado para produzir a tinta que teve origem na China, onde era utilizada em manuscritos. O nome também faz uma alusão à cervejaria Portuguesa, que costuma nomear suas cervejas com as letras do alfabeto.

Com edição limitada, o rótulo será comercializado apenas na Europa neste primeiro momento, com a produção de apenas 500 litros. Uma segunda versão está prevista para ser produzida no Brasil ainda neste ano, com maturação em barris de cachaça, com o objetivo de repetir o conceito de trazer características dos dois países para a bebida.

Fonte: Revista Beer Art

Um comentário:

  1. Sendode Abrantes onde posso adquiri esta cerveja online?
    Mail: ldiogo@sapo.pt

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club