Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Cervejeiros artesanais respondem ao anúncio da Budweiser

Na Pensilvânia (EUA), a Brewers of Pennsylvania falou que o comercial mostra a ignorância de quem não consegue conquistar o mercado


"Eu gostaria de agradecer a Anheuser-Busch por trazer ainda mais atenção às cervejas artesanais", afirmou o diretor executivo da Brewers of Pennsylvania, Dan LaBert (Foto: Divulgação)

O anúncio da Budweiser no Super Bowl foi visto como um golpe para as cervejarias artesanais. Na Pensilvânia, que vive um boom de cerveja artesanal, o comercial foi classificado como amargo. Em entrevista ao abc27.com, Dan LaBert, diretor executivo da Brewers of Pennsylvania, falou que o vídeo mostra a ignorância de quem não consegue conquistar o mercado.

“Eu gostaria de agradecer à Anheuser-Busch por trazer ainda mais atenção às cervejas artesanais", declara o dirigente.

Segundo a Brewers of Pennsylvania, o estado norte-americano está classificado entre os cinco melhores do país para a produção de cerveja artesanal. Gerou um impacto de U$ 2 bilhões na economia do estado ao longo dos últimos. Além disso a produção de cerveja é responsável por cerca de 100 mil postos de trabalho no estado.

Peça gráfica divulgada na página do facebook da Bamberg (Foto: Divulgação)

No Brasil, a Cervejaria Bamberg, de Votorantim/SP, usou uma peça gráfica para responder à provocação:

“We DO NOT brew hard. We brew with passion, we brew variety, we give you the opportunity to choose a light and refreshing beer or a full body, complex high alcohol beer. We brew for people who like beer. And freedom of choice”.

(“Nós não fazemos cerveja do jeito hard. Nós fabricamos cerveja com paixão, fabricamos variedades de cerveja e damos a oportunidade de escolher uma cerveja leve e refrescante ou encorpada, complexa, de elevado teor alcoólico. Temos cerveja para pessoas que gostam de cerveja e liberdade de escolha”).

A verdade é que não se fala mesmo de outra coisa no noticiário cervejeiro mundial. O comercial da Budweiser veiculado no intervalo do Superbowl deu o que falar. Como esperado, o movimento craft beerficou bolado com a tiração de onda da King of Beers e respondeu à altura. Variando do humor e ironia até a crítica mais ácida defendendo um ou outro lado, muita gente deu a sua opinião sobre o assunto. Vejamos algumas delas:

A Abita Brewing e o Hopstories responderam na mesma moeda com vídeos usando a mesma linguagem do comercial da Bud, mas exaltando a diferença entre as craft beers e as cervejas de massa.

Clique no link e assista o vídeo da Abita: https://www.youtube.com/watch?v=ZMLMzhMBTPc


Já cervejarias como a Firestone Walker e até a Miller seguiram na mesma linha, mas usando peças gráficas contrárias à mensagem da Budweiser.

As publicações cervejeiras trataram o assunto com enfoques diferentes. Enquanto o The Drinks Business aplaudiu (com ironia) a coragem da Bud, outros como oBeerGraphs (UPDATE: eles acabaram de postar uma interessante análise do subtexto do comercial, mostrando que a peça tenta, sutilmente, relacionar as cervejas artesanais ao homossexualismo), a Paste Magazine, o Phoenix New Times e a Fortune foram mais críticos, apontando as incoerências do discurso. Críticas mais fundamentadas vieram do Pivni Filosof e doBeervana, que não escolheram nenhum dos lados e analisaram o fato sem paixão, mostrando que tanto a Bud, quanto as craft beers, tem seus pontos positivos e negativos. Por fim, uma declaração pra lá de interessante de Dick Cantwell, um dos sócios da Elysian Brewing, cervejaria recém-adquirida pelo grupo que controla a Budweiser, ao Chicago Tribune. Cantwell – que já se posicionou publicamente contrário à venda da sua cervejaria – não gostou nada da menção irônica à “pumpkin peach ale” feita no comercial, ainda mais que a sua Elysian fabrica uma cerveja exatamente com esses dois ingredientes.

Com essa guerra declarada pela Bud, o assunto está longe de se esgotar. Fiquem ligados nos próximos capítulos dessa novela!

Fonte: Revista Beer Art e site Bebendo Bem

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Ninkasi Beer Club