O Meu Copo Eco Heineken® é a ferramenta da mecânica, que funciona por meio de sua reutilização. Para isso, foi entregue uma pulseira +18 para o público logo na entrada, que poderiam retirar um copo eco direto no bar mediante ao consumo do chope Heineken®, podendo ser usado durante todo o dia e devolvido no final. No formato de refil ou trocado por outro higienizado, mediante a entrega de um sujo para incentivar o uso de um copo individual, a finalidade do Meu Copo Eco Heineken® era fortalecer a mecânica da reutilização, reduzindo a geração de resíduos para cumprir a circularidade. Em todas as saídas do evento, houveram locais para as pessoas entregarem os copos usados, o que garantiu o retorno. Os itens recolhidos foram direcionados para hubs de higienização, cumprindo seu ciclo de reutilização com o retorno do material para as próximas ativações da marca.
Ao todo, 64.450 copos foram utilizados, e, deles, 35.465 foram devolvidos no final dos quatro dias de evento. No Rio de Janeiro, 85% do público utilizou o Meu Copo Eco Heineken®, sendo 15.302 destinados à reutilização. Em São Paulo, 73% usaram o item e 20.163 os devolveram no final.
“Aqui na Heineken®, temos todo um ecossistema de projetos que buscamos, cada vez mais, trazer soluções sustentáveis nas nossas iniciativas culturais. Sabemos que essas iniciativas, como a do Meu Copo Eco, fazem parte de um trabalho super desafiador de mudança de comportamento, mas acreditamos que com consistência e perseverança, conseguiremos estar cada vez mais perto do que queremos construir – um futuro cada vez mais verde”, explica Lucas Pires,Gerente de Marketing da Heineken® no Brasil.
A ação da Heineken® não terminou com o Meu Copo Eco. Durante o MITA Festival, a ativação principal durante o evento, em conjunto com a agência Atenas, responsável pelo planejamento, criação e execução da plataforma de música e sustentabilidade da marca, foi o Heineken® Moving Stage, um palco com um line-up abastecido e transformado pela Energia Verde (energia renovável) e energia do público. O propósito da instalação foi reforçar a união entre tecnologia e sustentabilidade em prol de um mundo mais verde, a partir de um visual mais tecnológico e disruptivo, trazendo uma conexão com a natureza nos principais detalhes. Com a presença e interação das pessoas, painéis cinéticos geraram energia através de movimentos e a instalação de luz reagia à música e às pessoas na pista de dança.
Placas Solares em Shopping em São Paulo
Com o objetivo de contribuir com a revitalização do centro, além do MITA, a marca trouxe uma iniciativa para o rooftop do Shopping Light, em São Paulo, que durante o evento, recebeu placas solares. Nesse espaço, as placas foram colocadas para gerar energia limpa durante todo o mês de junho. O shopping funciona em um palacete histórico no centro da cidade de São Paulo.
Parte de um projeto chamado de Green Station, o sistema fez parte de uma iniciativa ampla, que consiste em uma plataforma de ativações em eventos com a intenção de descarbonização, acessibilizando a transição energética. Chegando na neutralidade climática, esse projeto está incluído na parceria da Heineken® com a MOE, companhia que instala placas solares nos festivais com a intenção de descarbonizar suas ativações. Assim, os produtos geram energia renovável para os festivais e locais onde eles acontecem, minimizando o impacto gerado. No MITA São Paulo, que ocorreu no Vale do Anhangabaú e adjacências, as placas foram estrategicamente montadas nesse ponto, onde ficava o lounge do festival, além da instalação de uma em uma praça no meio do Anhangabaú.
“Os projetos de descarbonização dos festivais tem mais êxito quando conseguimos ampliar o período de permanência das placas nos locais onde são implementadas.
No caso do MITA, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, conseguimos manter tempo o suficiente para descarbonizar totalmente a ativação de Heineken e atingir nossos objetivos”, reitera Caio Gutierrez, sócio da MOE.
De acordo com Débora Neves, coordenadora de Marketing do Shopping Light, a inclusão desse tipo de iniciativa no empreendimento traz grande satisfação, pois está alinhada aos princípios que norteiam o empreendimento. "Para o Shopping Light, valorizar o entorno implica adotar práticas sustentáveis e promover o bem-estar, além de oferecer apoio às comunidades locais, por meio de programas e campanhas voltados à responsabilidade ambiental. Estamos situados no coração de São Paulo e consideramos fundamental dar voz a essas causas, dada a nossa importância à região", afirma.
As ações de Heineken® no MITA 2023 seguem duas grandes metas de sustentabilidade a serem cumpridas:
Energia Verde: A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia, buscando viabilizar o acesso à energia renovável para casas residenciais e bares desde 2021. Até 2030, 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável. Para saber mais, acesse aqui;
Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
GREEN YOUR CITY - Heineken®
Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés sustentável para a vida noturna, cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão.
Para o lançamento, em novembro de 2021, a marca iluminou três capitais do país — SP, RJ e BH – com energia verde. Pontos icônicos das capitais, bares e restaurantes parceiros se juntaram para mostrar que as melhores noites são feitas com energia verde. A iluminação é uma celebração aos compromissos sustentáveis da marca, e ainda uma referência à utilização de energia limpa, 100% renovável, na produção da cerveja. Com isso, a Heineken® vai dando o tom de como pretende atuar daqui para frente, levando a sustentabilidade a cada iniciativa, em vivências que podem gerar reflexão e impacto positivo nas pessoas.
Desde 2020, Heineken® anunciou sua produção com energia 100% renovável nas fábricas de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e, até ano, em Jacareí (SP). Além da produção, a marca também anunciou a geração de energia verde para bares e restaurantes.
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.
No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado Clash’d. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
Agência Lema
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club