O mercado brasileiro de bebidas tem crescido significativamente e atraído novos investimentos. Segundo pesquisa da Euromonitor International feita em 2018 no Brasil, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida, seguida pela cachaça, em segundo lugar, e o vinho, em terceiro. A indústria de bebidas emprega mais de 120 mil pessoas em mais de 5 mil empresas de diferentes tamanhos, de pequenas a gigantes corporações. E com um mercado tão grande, quase tudo o que é fabricado no País é para consumo interno. Ainda há um mercado enorme para crescer, tanto internamente quanto no exterior.
Em sua oitava edição e com apoio de parceiros, como a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo; a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil; a ACSP – Associação Comercial de São Paulo; a EMBRAPA UVA E VINHO; o IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça; a SP VINHO; a CONSEVITIS – Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul; a ANPAQ – Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Qualidade e várias outras importantes entidades, a São Paulo Internacional Wine Trade Fair e a Cachaça Trade Fair devem movimentar mais de R$ 25 milhões e atrair mais de 200 empresas e cerca de 10 mil visitantes/compradores entre os próximos dias 25 e 27 de março, no pavilhão Expo Center Norte, em São Paulo.
Segundo Zoraida Lobato, sócia-fundadora da São Paulo International Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair, os eventos recebem todos os anos produtores de vinhos e cachaças, empresas fabricantes de equipamentos para a indústria de bebidas, desde produtores de tratores, insumos, indústria gráfica, serviços. “As feiras têm como objetivo unir todos os elos da cadeia em um mesmo espaço. Além de promover o debate, em busca de soluções para o desenvolvimento do setor e da nação, reunindo entidades governamentais e empresariais, academias, escolas e institutos de pesquisas”, analisa.
Em mais de 30 anos atuando no setor de bebidas adultas no Brasil, Lobato destaca que os setores de vinho e cachaça cresceram de maneira sustentável, e envolvem uma cadeia produtiva robusta e complexa. “Tem início no campo, na atividade agrícola, e termina no mais pulverizado varejo, proporcionando bem-estar, alegria e acompanhando momentos de lazer. Mas não podemos deixar de acentuar que é um setor que gera empregos, riqueza, renda e impostos, e ainda traz divisas para o País”, analisa.
Na edição 2024, serão 95 empresas expositoras, que representam aproximadamente 250 marcas de vinhos, cachaças e outros elos da cadeia produtiva, de países, como Argentina, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. Do Brasil, produtores das regiões Sul, Sudeste e Nordeste”, comenta Zoraida Lobato.
Diversidade
O tema da edição de 2024 é a diversidade dos vinhos e destilados. Não apenas das pessoas, mas principalmente no universo do vinho e da cachaça, de estilos, das variedades de cepas, de terroirs, de formas de produção, de tipos de vinho (orgânicos, de mesa, natural) e seus impactos no mercado e para o consumidor. A diversidade também é o destaque na cachaça: as artesanais, de coluna, industrial, com madeira, sem madeira, produção tradicional.
Inovação, agenda de visitas
Na edição 2024, a organização introduziu uma importante novidade para tornar mais eficiente e prático o sistema de visitação. No site da feira, o comprador/visitante tem acesso antecipadamente à agenda dos expositores e pode fazer contato e agendar suas reuniões previamente, com ganhos de tempo e foco.
Acesse clicando aqui: Wine Trade Fair e a Cachaça Trade Fair
Acesse a programação completa no link: PROGRAMAÇÃO | Wine Trade Fair
Serviço
SÃO PAULO WINE TRADE FAIR e CACHAÇA TRADE FAIR
Data: 25 a 27 de março/2024
Horário: 14:00 as 20:00
Local: Expo Center Norte, em São Paulo
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo - SP, 02055-000
Fonte: Secco Consultoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club