O festival foi realizado na Refazenda Rio Xopotó, localizada em Desterro do Melo (MG), às margens da Estrada Real, e será exibido via YouTube pelo canal Cebola na Manteiga (https://youtube.com/@cebolanamanteiga8159), com acesso gratuito. Também pode ser acompanhada pelas redes da @refazendarioxopoto.
O festival resgata tradições da cozinha de Minas Gerais, como a quase esquecida Festa Quilombola da Broa e do Café, e propõe uma alimentação consciente, com olhar contemporâneo, que busca mitigar impactos sociais e ambientais.
Com programação para crianças e adultos, o festival é apresentado por pessoas que, por origem ou estudo, são grandes conhecedoras da culinária mineira: a cozinheira e fundadora do projeto Cebola na Manteiga Carolina Dini, a professora doutora de história e descendente quilombola, Roseli dos Santos, a nutricionista Ana Soares, a contadora de histórias, Luciana Oliver e a pesquisadora de culturas alimentares Patrícia Durães. Também participam moradoras de Desterro do Melo, como Salete Fonseca e Priscila Paolucci.
“Nesta edição do festival iremos destacar a importância e a necessidade de enaltecer a cultura de Minas Gerais por meio da culinária do estado, valorizando a comida regional do Vale do Xopotó saudável, agroecológica e produzida por pequenos agricultores. Não vamos apenas tirar das gavetas, com a ajuda de pessoas nativas da região, receitas que por ora caíram no esquecimento e no desuso, mas também reafirmar a identidade culinária regional, destacando alimentos disponíveis na região e de fácil acesso à população local. A proposta é resgatar alimentos que são ou já foram muito convencionais nas mesas mineiras, seja por costume, seja por suas propriedades nutricionais ou, ainda, pela necessidade de ter algo no prato”, comenta Carolina Dini (foto), que vai ensinar ao público técnicas de fermentação de vegetais da região.
A Refazenda Rio Xopotó é um espaço de experiência coletiva que dá vida a projetos como o Festival Porteiras Abertas, com o objetivo de desenvolver saberes locais e globais e promover bem-estar. Nela há uma comunidade em formação – especialmente feminina, enegrecida, de gênero livre, imigrados e popular – para transformar o sonho da Refazenda em vivências reais e multiplicadoras. É ocupada atualmente por quem precisa de cuidado e quer cuidar, quem anseia mato, cachoeira, céu estrelado e quer transformar a sua rotina na cidade ou no campo. O nome da fazenda tem origem no próprio território, que abraça uma das nascentes do Rio Xopotó, principal afluente do Rio Piranga, que, por sua vez, ajuda a formar o Rio Doce. Durante o festival, será possível conhecer um pouco do que é vivenciado diariamente por ali.
Programação
Contação de Histórias: Direto da Horta (público infantil)
Apresentada pela nutricionista Ana Soares e pela contadora de histórias Luciana Oliver diretamente da horta da Refazenda Rio Xopotó, a live vai envolver as crianças e incentivá-las a experimentar novos gostos e saberes por meio de histórias lúdicas que explicam de onde vêm os alimentos e como são criados os pratos feitos com eles.
Utensílios Tradicionais da Cultura Mineira: Receitas e Sabores
A pesquisadora de culturas alimentares Patrícia Durães vai mostrar o papel do fogão a lenha e de utensílios como o pilão, a colher de pau e o tacho nos sabores da culinária mineira.
Cebola na Manteiga: Fermentação de Vegetais da Região
Carolina Dini, cozinheira e fundadora do projeto Cebola na Manteiga, vai ensinar como fazer a fermentação de vegetais típicos da região do Vale do Xopotó. Dini leva ao público a riqueza da culinária mineira além do que já é tradicionalmente conhecido, valorizando ingredientes locais e sazonais e propondo uma linha de alimentação saudável com mínimo impacto ambiental e social possível.
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) do Vale do Xopotó
As moradoras de Desterro do Melo, Salete Fonseca e Priscila Paolucci, vão falar sobre as PANCs locais desmistificando a perspectiva do olhar colonizador que chama de “não convencionais” alimentos que para a região são nativos e tradicionalmente inseridos na culinária do dia a dia.
Festa Quilombola da Broa e do Café
A prof. Doutora de História e descendente quilombola, Roseli dos Santos, vai contar sobre a Festa da Broa e do Café, tradição do Quilombo Candendê, na região do Xopotó, contextualizando sua importância histórica. Ela vai mostrar a receita de broa e demais comidas típicas da festa, fazendo um resgate das tradicionais iguarias quilombolas esquecidas nos anos de 1960.
2ª edição do Festival Porteiras Abertas – Refazenda Rio Xopotó
27 de maio
Transmissão via YouTube - Canal Cebola Na Manteiga: https://youtube.com/@cebolanamanteiga8159
Gratuito
Fonte: Maya
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club