Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Saiba mais sobre a Alem Bier Merlot Grape Ale, a Best of Show do Concurso Brasileiro de Cervejas


Entre 3.126 cervejas, os juízes do Concurso Brasileiro de Cervejas escolheram a Alem Bier Merlot Grape Ale como melhor rótulo de 2021. Além do ouro conquistado na categoria Wild Beer, o rótulo também recebeu a maior nota de todo o evento e, portanto, foi a Best of Show. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (18) e este é o segundo ano consecutivo que a marca tem um rótulo entre os três melhores do país. Em 2020, a Muscat Brett Saison ficou com a prata.

A Além Bier é fruto da experiência de quase cinco décadas da Vinícola Monte Reale, de Flores da Cunha (RS), que, em 2017, decidiu expandir a experiência sensorial para a cerveja. A criação da Merlot Grape Ale carrega essa história: é uma concepção colaborativa entre o cervejeiro e sommelier da marca, Carlo Mioranza, e o enólogo Giovani Giotto. 

A produção iniciou com a colheita manual de uvas nas parreiras da Serra Gaúcha. Uma base de cervejas inspirada nas Ale italianas passou pela fermentação natural com as cascas e o suco da uva Merlot, em barricas de carvalho francês localizadas na cave da vinícola. Os túneis estão a cinco metros de profundidade e têm temperatura controlada. 

A maturação de 24 meses trouxe notas próprias à fermentação espontânea, que acontece a partir da flora microbiológica da uva. Daí as características selvagens e complexas da cerveja, de acordo com Carlo. “Estamos vibrando muito com esse prêmio, especialmente neste rótulo que é muito simbólico: honra a sabedoria dos antepassados e, ao mesmo tempo, ilumina nossa visão para explorar novos caminhos nunca antes visitados", comenta. 

A Merlot Grape Ale não foi a única cerveja da marca premiada no evento. A Alem Bier Tripel Brett ficou com o ouro no estilo Wood and Barrel Aged Sour Beer, a Acerolinha levou a prata em Experimental Bier e a Angelina, colaborativa com a Balbúrdia Cervejeira, conquistou a prata na categoria Belgian-Style Fruit Beer. O bronze ficou com a Muscat Brett Saison, no estilo Speciality Saison. 


Como encontrar as cervejas 

Já é possível encontrar onze rótulos com a marca Alem Bier em supermercados e lojas especializadas, além do e-commerce www.montereale.com.br. O rótulo que levou a medalha de ouro ainda não está disponível. O lançamento vai acontecer no segundo semestre, junto com outra novidade: um clube de assinaturas para apaixonados por cervejas diferenciadas. 

Carlo conta que será possível receber em casa as criações mais exclusivas da Alem Bier de forma periódica e muito antes da chegada ao mercado. “Cervejas da nossa linha Barrel Selection são produzidas em lotes muito pequenos, de cerca de 500 garrafas. Os assinantes do clube terão acesso garantido a esses lançamentos. A cave está cheia de rótulos excepcionais que estão maturando para o futuro”, comenta. 

Todas as informações sobre a marca estão no Instagram @alembier e no site www.alembier.com.br. 


Fonte: Melz Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club