Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Vinhos do Alentejo confirma presença em SP, RJ e BH em junho



Depois de conquistar o público de Norte a Sul do país com suas premiadas safras em 2018, os Vinhos do Alentejo estão de volta ao Brasil. Com presença confirmada em três grandes eventos do setor que são: o Vinhos de Portugal, que acontece no Rio de Janeiro e São Paulo, e o Projeto Aproxima, em Minas Gerais, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organismo que certifica e promove os vinhos da região, visita as três maiores capitais para apresentar aos brasileiros o melhor do terroir alentejano em território nacional.

A tradição vinícola da região do Alentejo cai cada vez mais nas graças da população brasileira: segundo dados da CVRA, nos últimos 5 anos, as importações aumentaram em mais de 20%. "Notamos um crescente interesse do Brasil pelos vinhos da localidade. Nosso objetivo é reforçar a notoriedade dos vinhos alentejanos no País, que ocupa a segunda posição no ranking de exportações, e trazer o melhor da vinícolas da região centro-sul da portugal, para a mesa dos brasileiros", afirma Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA.

A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 37% em volume e 40% em termos de valor –, segundo dados referentes a 2018 da AC Nielsen. E o Brasil é o principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 3,6 milhões de litros por ano.

Abaixo segue a agenda em cada cidade:

Vinhos de Portugal no Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa é a primeira a receber as emblemáticas vinícolas da região centro-sul da terrinha. Durante a 6ª edição da feira Vinhos de Portugal que acontece entre os dias 31 de maio e 2 de junho no Casashopping, os cariocas terão acesso a provas e palestras sobre os vinhos alentejanos, além conferir as recentes safras disponíveis no mercado brasileiro. Para esta temporada já estão confirmadas a presença das seguintes vinícolas:

Casa Santa Vitória, Bacalhôa Vinhos de Portugal, Casa Agrícola HMR, Casa Relvas, Cortes de Cima, Coteis - Produção e Com. Agro-Alimentar, Encostas de Alqueva Comercial, Enoforum, Esporão Vendas e Marketing, Fundação Eugénio de Almeida, Herdade da Malhadinha Nova, José Maria da Fonseca Vinhos Vinhos, Julio Tassara Bastos, J Portugal Ramos Wines & Spirits, Monte da Comenda Agroturismo, Quinta da Plansel, Quinta das Arcas, Sogrape Vinhos S.A, Tapada do Chaves Sociedade Agrícola.

Vinhos de Portugal em São Paulo

Entre os dias 7 e 9 de junho, será a vez de São Paulo conferir as novidades do Alentejo. Durante os três dias, os paulistanos poderão conferir no Shopping JK Iguatemi, entre degustações e palestras, o melhor do vinho alentejano.
Além disso, durante a etapa paulistana do evento (que está em sua 3ª edição), o público presente terá a oportunidade de conhecer Jean Stelmach, o novo embaixador dos Vinhos do Alentejo do Brasil, campeão da edição 2019 do concurso O Melhor Sommelier do Brasil. Para esta temporada já estão confirmadas a presença das seguintes vinícolas:

Adega Mayor, Bacalhôa Vinhos de Portugal, Casa Agrícola HMR, Casa Relvas, Cortes de Cima, Coteis - Produção e Com. Agro-Alimentar, Encostas de Alqueva Comercial, Enoforum, Esporão Vendas e Marketing, Fundação Eugénio de Almeida, Herdade da Malhadinha Nova, José Maria da Fonseca Vinhos Vinhos, Julio Tassara Bastos e Lusovini - Vinhos de Portugal, Monte da Capela - Sociedade Agrícola e Comercial, Monte da Comenda Agroturismo, Quinta da Plansel, Quinta das Arcas, Sogrape Vinhos S.A, Tapada do Chaves Sociedade Agrícola.

Projeto Aproxima – Vinhos do Alentejo em Minas Gerais

Na capital mineira, os Vinhos do Alentejo desembarcam no dia 1° de junho para o projeto Aproxima – Vinhos do Alentejo, festa de rua que acontece no Museu Abílio Barreto. A partir das 10h, o público presente terá a possibilidade de conhecer as prestigiadas vinícolas da região que apresentarão as recentes safras disponíveis no mercado brasileiro. Além de tasting e palestras sobre vinhos alentejanos, haverá ainda um espaço para chefs e restaurantes locais, que promoverão experiências harmonizadas entre as bebidas do Alentejo e a gastronomia mineira.

As vinícolas alentejanas: Esporão, Casa Relvas, Dona Maria – Júlio Bastos, Monte da Capela, Monte da Figueirinha, Enoforum e Herdade dos Coteis são algumas das confirmadas para a edição 2019 do evento.

Vinhos de Portugal no Rio de Janeiro
Quando: 31 de maio a 2 de junho de 2019
Onde: CasaShopping – Avenida Ayrton Senna, 2150 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Vinhos de Portugal em São Paulo
Quando: 7 a 9 de junho de 2019
Onde: Shopping JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041 – Itaim Bibi

Aproxima – Vinhos do Alentejo em Minas Gerais
Quando: 1° de junho de 2019
Onde: Museu Abílio Barreto
Site oficial: projetoaproxima.com.br

SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt

Fonte: Llorente & Cuenca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club