Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Mr. Beer sugere cervejas para harmonizar com a ceia de Natal

Beer sommelier, Marina Cervi, indica as melhores opções para cada comida típica das festas de final do ano
Com a chegada do Natal, além da preocupação com os presentes e decoração, a expectativa também fica por conta da ceia. Uma forma de inovar na ceia natalina, e ainda contribuir para que a variedade e riqueza de sabores presentes nos pratos tenha ainda mais destaque, é contar com cervejas que combinem com as comidas típicas da festa.

Segundo a beer sommelier Marina Cervi, da Mr Beer, rede de franquias de cervejas especiais, existem quatro diretrizes de harmonização. “Intensidade das forças, ou seja, os pratos delicados combinam com cervejas delicadas e alimentos robustos com cervejas robustas; semelhança - pratos e cervejas possuem elementos comuns de aromas e sabores (doçura, acidez, aromas frutados, herbais, etc.); contraste, os elementos do prato com a cerveja são opostos, como doçura e amargor, refrescância e picância, salgado e tosta, etc.; E por fim, complementação, quando a combinação gera um terceiro sabor”, explica.

Para transformar a ceia em uma experiência completa, a beer sommelier indica os tipos de cervejas para a harmonizar com cada prato:

BACALHAU
Para combinar com o sabor do bacalhau, a beer sommelier sugere a cerveja Du Bocq Blanche de Namur. A witbier faz o corte de gordura pela carbonatação e acidez, além da complementação de sabores cítricos e condimentados. Outra sugestão é a Santa Muerte Session Ale. A cerveja é leve e refrescante, com notas de frutas cítricas provindas do lúpulo, também complementando o prato.

PERU
A Gauloise Blonde, cerveja belga, agrega ao prato sabores e aromas frutados e de especiarias, além de leves notas florais, que harmonizam perfeitamente com os sabores suaves do peru. Já a Gauloise Ambree é uma opção menos complexa em aromas, que traz notas de malte mais evidentes, semelhantes às notas de caramelização de tosta (da pele/casca) do Peru. Outra sugestão é a Primator Weizenbier, que possui leveza e refrescancia para equilibrar com o prato que é bem suave. A harmonização se dá por semelhança das notas de caramelização, e complementação das notas de cravo e banana, trazendo um certo "tempero" para o prato.

CHESTER COM MOLHO DE GENGIBRE
A Aldera Ginger Beer harmoniza por semelhança de sabores do gengibre, potencializando as notas dessa raiz no molho. A Carbonatação contrasta com a gordura, limpando o paladar para a próxima bocada. O leve dulçor da cerveja contrasta com o salgado do molho também, equilibrando os sabores. 

TENDER COM MOLHO DE ABACAXI
Essa carne de porco é mais gordurosa, com sabores complexos. Uma Belgian Dubbel da Gauloise é uma boa escolha, pelo alto teor alcoólico e pelas características de frutas passas que vão complementar o sabor do prato. Harmonizam por semelhanças das notas carameladas da cerveja, com a tosta da carne e por contraste através do corte da gordura pela carbonatação e teor alcoólico. Ainda acontece uma complementação das notas frutadas do abacaxi na cerveja e notas amendoadas e frutas passas no prato, finalizando com a potencialização das notas condimentadas da cerveja e do cravo do tender.

RABANADA FRITA
Também harmoniza bem com a Belgian Dubbel da Gauloise, que tem teor alcoólico suficiente para limpara a gordura e traz a complementação das notas de frutas passas e especiarias para o prato.

NOZES, CASTANHAS E FRUTAS SECAS

A Santa Muerte Nut Brown Ale harmoniza muito bem com castanha do Pará, por notas semelhantes de castanhas, complementando as nozes com suas notas carameladas e tostadas. E complementando as frutas secas com suas notas acastanhadas e achocolatadas.

RABANADA ASSADA

A Santa Muerte Nut Brown Ale também harmoniza por semelhanças e complementação das notas acastanhadas na rabanada, e o inverso acontece com a canela na cerveja, trazendo sabores a mais para a bebida.

PANETONES E CHOCOTONES

A Santa Muerte Nut Brown Ale ainda harmoniza compor semelhança no leve dulçor e notas de chocolate. Tem complementação de sabores acastanhados e da leve tosta do malte em ambos. A Caldera Pilot Rock e a Stout Metal também são ótimas opções.

Sobre a Mr. Beer

Fundada em 2009, em São Paulo, como um quiosque de cervejas especiais, a Mr. Beer teve rápido crescimento e atualmente é a maior rede franquias do segmento no país, com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil. A Mr.Beer oferece mais de 150 rótulos de cervejas especiais, 100 deles importados com exclusividade para o país pela própria franqueadora. Além disso, são mais de 80 acessórios relacionados ao mundo cervejeiro e kits licenciados e comemorativos de diversas marcas. As lojas da rede são sinônimo de excelência em rótulos, atendimento personalizado e harmonização.


Fonte: Dezoito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club