Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Muito além do vinho. Harmonização de queijo e cerveja dá certo


Azeitonas, salgadinhos, caldinhos. Os apreciadores de cerveja sabem que para degustar a bebida o petisquinho é fundamental. No entanto, qual o petisco certo para harmonizar com o sabor do lúpulo? Atualmente uma discussão está em alta: queijo e cerveja. O duelo é grande, principalmente por se tratar de um confronto direto com o vinho, que até então tinha seu lugar reservado no topo das harmonizações. 

A favor da cerveja temos: a carbonatação, que estimula as papilas gustativas da língua acentuando o sabor do queijo. E a semelhança. Como nos queijos, as cervejas também variam bastante, seja em força (álcool), seja em corpo, cremosidade, etc. Mas com tantos tipos de queijos e cervejas, qual a melhor combinação? A regra é simples: para queijos suaves, cervejas suaves, para cervejas fortes, queijos fortes.


A DeBron Bier tem diferentes tipos de cerveja, e para cada uma, uma combinação única de queijo para acompanhar:

Queijos frescos e muito suaves: Ricota, Cottage, Minas – combina bem com a Larger, cerveja com baixa fermentação, dourada e com espuma cremosa. O aroma remete a cereais e um suave floral de lúpulo com sabor leve e refrescante.

Queijos macios, que pode se espalhar: Mascarpone, Catupiry, Camembert e Brie - A Pale Ale é uma ótima opção. A cerveja é de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco. A Witibier também é uma excelente opção. A cerva é condimentada com sementes de coentro, raspas de laranja e limão siciliano.

Queijos semi-macios – Gouda, Colby – para esse tipo, a Weizen é ideal. É uma cerveja de trigo de alta fermentação, inspirada nas típicas receitas da Baviera, região sul da Alemanha. De coloração amarelo claro, ligeiramente turva, com espuma abundante, possui aromas e sabores intensos, ressaltando esteres frutados que lembram banana, cravo e noz.

Queijos duros e marmorizados– Parmesão, Grana Padano, Pecorino, Roquefort, Gorgonzola – A Imperial Stout é uma excelente combinação. A cerva tem um sabor bem peculiar. Na sua composição tem rapadura e amêndoas de cacau.

Queijos de cabra e semi duros: Suíço, Caprino Romano, Cheddar, Emental e Gruyere tem uma ótima harmonização com a IPA. Cerveja forte e clara, Tem o amargor característico seco refrescante, com notas condimentadas, aroma frutal, floral e cítrico.

Outros queijos: Mozzarella e Provolone a Witbier é uma ótima escolha. A cerveja chega com uma textura saborosa e cremosa, além de ser cuidadosamente condimentada com sementes de coentro, raspas de laranja e limão siciliano.

Fonte: Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club