Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024


O ano mal começou e já traz as tendências gastronômicas que estarão em destaque em 2024. Para o chef Michele Petenzi, que comanda o restaurante italiano Alloro al Miramar, situado no hotel Miramar by Windsor, em Copacabana, produtos nacionais e alimentos sem glúten e lactose estarão entre as apostas.

“Cada dia mais, encontramos pessoas que possuem algum tipo de intolerância alimentar e acho que essa será uma das tendências em 2024. Mais opções nos cardápios, principalmente para quem não pode comer alimentos com glúten e lactose. No café da manhã, disponível apenas para hóspedes, temos a estação fit com produtos diet, com pouca quantidade de açúcar, como geleia, iogurte, pão sem glúten, leite e laticínios sem lactose e leite de amêndoa, além de um suco verde detox, que mistura abacaxi, couve e gengibre. Para o almoço e o jantar, temos algumas opções, como o carpaccio de lagostin com maçã verde, sorbet de aipo e ovas de salmão e o churrasco de frutos do mar. Além disso, procuramos sempre adaptar o que temos no cardápio, adequando os pratos às restrições do cliente”, explica o chef italiano natural da região da Lombardia.

Assim como previu para 2023, Michele também aponta que este será o ano dos produtos nacionais, como os queijos. No cardápio do Alloro al Miramar, a seleção de queijos brasileiros acompanhada de compotas de geleias é um dos destaques. “Mesmo sendo italiano, acho que precisamos valorizar o que é fabricado no Brasil. Temos produtos de muita qualidade e bom gosto. Antes, não era comum servir tábua de queijos nos restaurantes daqui, mas hoje já faz parte dos cardápios de alguns. No Alloro, o cliente pode comer como entrada ou na sobremesa. São queijos de várias regiões do país com sabores diferenciados que chegam por meio do queijista Daniel Martins, da Queijo com Prosa”, completa Petenzi.

O ano passado foi marcante para o Alloro al Miramar. Depois de comemorar a sua primeira década, atingiu mais duas marcas importantes: foi o ganhador da categoria “Melhor restaurante dentro de hotel”, na primeira edição do prêmio `Chef dos Chefs` e ficou em segundo lugar na categoria `Cozinha de Hotel´, no Prêmio `Comer e Beber´, da revista Veja Rio.

Em 2022, pelo segundo ano consecutivo, o Alloro fez parte do “Best Discovery”, lista que funciona como uma extensão do The World's 50 Best Restaurants - que anualmente elege os melhores restaurantes ao redor do mundo. Além disso, recebeu o Prêmio Travellers’ Choice Awards 2021, organizado pelo renomado site Tripadvisor.


Sobre Michele Petenzi:

Michele Petenzi é PhD em Química pela Universidade de Pavia, mas, na gastronomia, é um autodidata. Sua paixão pelas panelas e por ingredientes frescos e naturais o levou a migrar dos laboratórios para a culinária. Iniciou sua trajetória na cozinha trabalhando como personal chef, oferecendo um sofisticado serviço de menu degustação diretamente nas casas dos clientes, dividindo-se entre Itália e França. Após algumas experiências em restaurantes, estagiou no Mirazur (França), restaurante 3 estrelas Michelin e eleito Melhor do Mundo pelo The World's Best Restaurant 2019.

Em 2015, veio passar o carnaval no Rio de Janeiro e decidiu fincar raízes na cidade. No início, foi chef do restaurante Il Borgo del Conte, em Botafogo, além de ter atuado como chef consultor do conceituado Satyricon, em Ipanema, e do L'Ulivo Cucina e Vini, em Copacabana. Depois, assumiu a chefia da cozinha do Quadrifoglio, na Barra da Tijuca. No ano de 2020, participou da segunda temporada do reality Top Chef, da Record.


Serviço:

Restaurante Alloro al Miramar

Endereço - Avenida Atlântica, 3.668, Copacabana. Miramar Hotel by Windsor.

Tel: (21) 2195-6213.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 23h. Sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 23h.


Sobre o Miramar Hotel By Windsor 

O Miramar Hotel by Windsor foi considerado pela segunda vez consecutiva, um dos 25 mais luxuosos do Brasil pelo Prêmio Travellers’ Choice 2023 – Best of the Best, ocupando a 20ª colocação, sendo o único da cidade do Rio de Janeiro que está presente no ranking. Considerada uma das mais importantes premiações do setor hoteleiro, anualmente, analisa as avaliações e pontuações enviadas por viajantes do mundo todo no site Trip Advisor.

O hotel conta com 200 apartamentos e suítes, todos com espaços amplos e sofisticados. Os banheiros apresentam detalhes em laca preta, paredes e piso em mármores luxuosos.

O projeto do hotel é assinado pela arquiteta e designer de interiores Paola Ribeiro, misturando influências clássicas e contemporâneas. O destaque está em materiais nobres, como madeira, mármores exóticos, espelhos e cristais. Seu terraço panorâmico é o lugar perfeito para apreciar a bela vista, do Posto 6 ao Leme, e ainda conta com uma piscina de borda infinita feita granito Guatemala, azul da cor do mar. No espaço há também um bar, um solarium e uma sala de fitness.


Sobre a Rede Windsor Hoteis

Há 37 anos como referência no setor de turismo, a Rede Windsor possui 17 hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, tem 15 unidades no Rio de Janeiro – entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro –, além de duas unidades em Brasília.

O Centro de Convenções & Hotéis Windsor tem 25 mil metros quadrados, 106 salões multiúsos, a maior plenária do espaço comporta até 2.500 pessoas, porém o maior evento realizado no ambiente já alcançou um público flutuante de 7 mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em prestação de serviços de hospedagem, gastronomia e eventos, figura em premiações nacionais e internacionais.

Além disso, a Rede Windsor pretende investir em novas frentes que reforçam a sua solidez no mercado, assim como o cuidado com os hóspedes e com o aspecto social. Com esse posicionamento, a empresa reforça alguns dos seus principais valores, como excelência, sustentabilidade e solidariedade. E com o objetivo de atrair mais hóspedes e por acreditar em novas modalidades de comercialização, buscando sempre uma personalização no atendimento, a área de Vendas da Rede Windsor adotou uma flexibilização nas tarifas dos seus hotéis, disponibilizando valores das diárias com e sem café da manhã incluído.


Fonte: Monica Hing / rpm com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club