“Pense que harmonizar vinho com comida não é uma ciência exata. Sendo assim, a proposta é que a experiência do prato harmonizado tem que ser melhor do que a do prato sozinho ou do vinho sem a comida”, sugere Fernando.
O especialista ensina ainda que pratos com frutos do mar como bobó de camarão e moquecas e até feijoada, vão muito bem com vinhos rosés ou brancos mais frescos da região de Setúbal, ou seja, sem passagem por madeira, elaborado principalmente com as uvas arinto, fernão pires, síria; sozinhas ou em cortes. Bons exemplos são os Quinta do Piloto Collection Siria; Catarina, Periquita Branco ou Rosé.
Em relação a feijoada, que provoca mais dúvidas ao harmonizar, o especialista comenta que o segredo é a acidez do vinho neutralizar a gordura do prato, por isso os brancos com maior frescor (acidez) da região, principalmente os que contém a uva arinto, vão desempenhar muito bem este papel.
“Já para caldeirada de frutos de mar, caranguejo e camarão ao alho e óleo ou com catupiry, seria um casamento perfeito com os vinhos brancos "reserva" que são aqueles com passagem em madeira”, aposta Fernando.
Entre as opções da região Adega dos Pegões Colheita ; Selecionada Branco; Quinta do Piloto Reserva Branco e Dona Ermelinda Doc Palmela Branco
Para pratos como rabada, churrasco, baião de dois e cozido, a sugestão é harmonizar com os tintos. Vale tanto os vinhos de corte elaborado com mais de uma uva, quanto para os varietais que são os feitos com apenas uma uva e neste caso, para facilitar, a sugestão são as uvas castelão, syrah, alicante bouschet ou touriga nacional, que se expressam maravilhosamente bem na região da Península de Setúbal, em Portugal.
Adega de Palmela Reserva Premium, Periquita Reserva ou Superior, Quinta da Bacalhoa ou Quinta do Piloto Reserva Tinto são exemplos entre as muitas opções e variedades dos vinhos da Península de Setúbal.
E para quem acha que as típicas sobremesas brasileiras não entrariam na lista, Fernando também sugeriu como harmonizar. “Para o Doce de Leite, Quindim, Pudim de Leite e Bolo de Laranja, vá sem erro num dos néctar da região, o fortificado Moscatel de Setúbal, valendo até mesmo um Moscatel Roxo.” Para conhecer mais os vinhos da região de Setúbal, acesse: Link
O especialista também tem um blog que pode ser acessado para mais detalhes do universo da bebida: Vinhos com Fernando Lima.
Fonte: Rede Interação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club