Na gastronomia, os destaques vão para os pratos veganos e vegetarianos da Congolinaria, os pratos da cozinha ancestral da chef Dani Pimenta, como o pudim de dendê e a moamba de galinha, o abará do Ojo bahiano, e os bolos pufpuf e a cocada da Marcia Doces. Para beber, os visitantes podem conhecer o suco de Sobolo (hibisco com abacaxi e gengibre), suco Tangawisi (gengribre, abacaxi e limão) e o Suco Bissap (flor de hibísco com manga). Nas atrações artísticas, destaque para as apresentações de Capoeira e ativação gastronômica do Centro Cultural Casa de Angola, com uma demonstração de um prato típico Calulu à moda da Angola (peixe, carne seca, mufete e feijão com óleo de dendê).
Com entrada gratuita, o Festival de Gastronomia e Cultura acontece em um final de semana entre dois feriados prolongados: Finados (02/11) e Proclamação da República (15/11). Para quem mora na capital paulista, é uma oportunidade de aproveitar o que de melhor a cidade oferece. Para quem vem de fora, é a chance de conhecer ou se reencontrar com uma das principais atrações turísticas da cidade. O FGC é realizado pela Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e, nesta edição, recebe apoio da Instituição Afroturismo e Centro Cultural Casa de Angola.
SERVIÇO
Festival de Gastronomia e Cultura – Edição África
Mercado Municipal Paulistano - Mercadão
Rua da Cantareira, 306 - Centro Histórico de São Paulo
Data: 11 e 12 de novembro
Horário: das 10 às 16h
Entrada gratuita
Sobre o Festival de Gastronomia e Cultura (FGC)
O FGC é uma iniciativa da Mercado SP SPE S.A., concessionária que administra o Mercado Municipal Paulistano e o Mercado Kinjo Yamato. O evento é gratuito e aberto ao público, e acontece todos os meses (em um final de semana), das 10h às 16h, no espaço de eventos do Mercadão. A ação faz parte de uma série de eventos gastronômicos e culturais programados para 2023 no Mercado Municipal Paulistano. O projeto inovador conta com a participação de 20 países, que serão homenageados ao longo do ano dentro do Mercadão. O evento acontece em parceria com consulados e embaixadas para a curadoria dos chefs, além de artistas e expositores.
Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A - Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.
Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.
Fonte: Agência Pub
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club