Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Dia dos Namorados: surpreenda com uma receita de Risoto de Frango e Funghi


O tão esperado Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, está chegando. A data é uma ocasião perfeita para presentear aqueles que tanto amamos. Para comemorar em grande estilo, o que você acha de preparar um jantar em casa que desperte uma experiência sensorial gastronômica?

A chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, explica que cozinhar para alguém é um ato de amor e carinho. “Por meio da gastronomia é possível criar memórias afetivas que duram para sempre e se misturam com o sabor. Ao experimentar um prato, logo, lembramos de algo que vivemos”, destaca. Para comemorar a data e colecionar memórias, a chef sugere receitas umami para viver uma noite inesquecível e saborosa.

Lisiane ainda explica que o cogumelo, ingrediente que ela indica, confere o gosto umami, quinto gosto do paladar humano, o que permite que os apaixonados aproveitem uma refeição que provoca uma explosão de sabores na boca. “O umami está ao lado do amargo, doce, azedo e salgado – sendo ele o que dá um gostinho especial aos pratos, levando à maior salivação e à prolongação do sabor na boca”, ressalta.  Confira a receita para você caprichar! Detalhe: o prato combina com vinhos suaves como Chardonnay ou tintos como Pinot Noir.


Risoto de frango e funghi

Tempo de preparo: 40 minutos (+ 1 hora para hidratar o funghi)

Serve: 6 porções


INGREDIENTES

Meia xícara (chá) de funghi secchi tipo chileno (20 g)

4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, gelada (60 g)

1 cebola pequena picada (100 g)

400 g de peito de frango, sem pele e sem osso, cortado em cubos pequenos

meia xícara (chá) de vinho branco seco (100 ml)

1 e meia xícara (chá) de arroz tipo arbóreo cru (255 g)

1 sachê de caldo de galinha em pó SAZÓN®

4 xícaras (chá) de água fervente (800 ml)

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (60 g)

1 xícara (chá) de tomates-cereja, cortados ao meio (140 g)

 

MODO DE PREPARO

Em uma tigela média, coloque o funghi, cubra com água quente e deixe de molho por 1 hora, ou até ficar bem macio. Escorra, corte em pedaços menores e reserve.

Em uma panela média, coloque metade da manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até ficar transparente. Adicione o frango e frite por 7 minutos, ou até dourar. Acrescente o vinho, o arroz e o funghi, e cozinhe por 2 minutos. Adicione, aos poucos, a água previamente misturada ao caldo de galinha, e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por 20 minutos, ou até o líquido formado secar e o arroz ficar úmido e “al dente”.

Retire do fogo, junte a manteiga restante, o queijo ralado e o tomate, misture e sirva imediatamente.

 

Dicas:

Se desejar, decore com lascas de parmesão.

O arroz arbóreo, também chamado de arroz italiano, é próprio para o preparo de risotos, já que tem os grãos mais espessos, absorvendo mais líquido durante o cozimento, sem desmanchar.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.


Fonte: Race Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club